10 primeiros dias do mês de Dhul Hijjah

amantullah_85

Junior Member
Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juizo final. Amin!


A Importância dos 10 primeiros dias do mês de Dhul Hijjah
(Aula ministrada pela irmã Zohra hanini)




Na aula de hoje falaremos, insha Allah, sobre a importância dos 10 primeiros dias do mês de Dhul Hijjah, que corresponde ao último mês do calendário islâmico, o que comprova sua importância, e quais atos são sunnah para serem praticados nesses dias.



Antes de mais nada, devemos saber que a melhor forma de demonstrarmos nosso amor pelo Mensageiro de Allah Muhamad SAAS é reavivando sua Sunnah e se esforçando ao máximo para seguir tudo o que ela nos ensina. Infelizmente, muitas pessoas têm se apegado às bidaas (inovações) mais do que à sunnah, e como sabemos, é dever de cada muslim buscar o conhecimento e se ater somente aquilo que tem fundamento no Quran e na Sunnah Sahiha (Autêntica). O Profeta SAAS disse: “Deixei 2 coisas que se vocês se apegarem a elas jamais se desviarão: O Livro de Allah (o Quran) e a minha Sunnah”. Portanto irmãos, por Allah tomemos cuidado com as inovações, pois toda inovação é extravio, e o extravio leva ao inferno. Antes de fazermos qualquer coisa correspondente a atos de adoração vamos recorrer ao Quran e à Sunnah e ver se há fundamento neles, se tiver sigamos em frente, se não tiver que nos afastemos delas, pois por mais “virtuosa” que pareça este ato de adoração, na verdade estará nos levando ao extravio, pois a religião foi completada antes mesmo da morte do Profeta SAAS, e não há virtude em atos de adoração não praticados pelo Profeta SAAS nem pelos seus companheiros. Por isso o Mensageiro de Allah SAAS: “Aquele que tentar introduzir em nossa religião algo que não faça parte dela será rechaçado” . E disse Allahu Taala :



“E (o Senhor ordenou-vos, ao dizer): Esta é a Minha senda reta. Segui-a e não sigais as demais, para que estas não vos desviem da Sua” 6:153



Tenham em mente que toda vez que uma bidaah é divulgada e passa a ser praticada pelas pessoas, uma sunnah está morrendo. Então é dever de todo o muslim reavivar a sunnah do Mensageiro de Allah praticando-a e exortando os demais a praticarem, e rechaçar toda inovação e alertar os demais sobre elas. O Mensageiro de Allah SAAS disse:



"Quem reaviva um aspecto da minha Sunnah que foi esquecida depois da minha morte, terá uma recompensa equivalente a das pessoas que a seguirem, sem que isto diminua em nada a recompensa deles" . (Tirmidhi).



Entre os atos de adoração confirmados pelo Quran Al Karim e pela Sunnah do nosso amado Mensageiro SAAS está o fato de se aumentarem as boas ações e os atos de adoração nos 10 primeiros dias de Dhul Hijjah, que conforme Quran e Sunnah são os dias mais sagrados do ano.



Allah SWT estabeleceu alguns dias e alguns momentos como mais destacados e sagrados que os demais, onde Ele aumenta a Misericórdia para com Seus servos, encorajando-os e incentivando-os a fazerem mais ações integras e atos de adoração, para renovar a fé dos Seus servos e aumentar suas recompensas, bem como para aproximá-los Dele SWT, derramando sobre eles Suas bênçãos, Sua Misericórdia e Perdão. Feliz daquele que aproveita esses momentos, dias e meses especiais para se aproximar de Allah e para garantir a Salvação do Fogo infernal.



O muçulmano deve compreender que ele deve passar a vida buscando aperfeicoar sua adoração a Allah, persistindo nas boas ações até a hora de sua morte. Allah SWT disse no Quran:



“E adora ao teu Senhor até que te chegue a certeza.”15:99



Os mufassirin (interpretadores do Quran) disseram que a certeza é a morte.



Entre esses dias destacados e sagrados para nós estão os 10 primeiros dias de Dhul Hijjah, pois o Mensageiro de Allah SAAS disse:



“Não há dias durante os quais as ações virtuosas comprazam tanto a Allah, como nos 10 primeiros dias de Dhul Hijjah.” Os companheiros perguntaram: “Oh Mensageiro de Allah nem mesmo o Jihad pela causa de Allah?” Respondeu: “Não, nem mesmo o Jihad pela causa de Allah, a não ser no caso de uma pessoa que marchou para o jihad com sua vida e propriedade e voltou sem ambas (ou seja, mártir pela causa de Allah)”. (Bukhari)



Em outro hadith o Profeta SAAS disse: “Não há nenhuma ação mais preciosa perante Allah, nem maior em recompensa, que uma boa ação feita durante os dez dias de Sacrifício.”



Então, esses ahadith nos indicam que estes 10 dias são os melhores de todo o ano, sem exceções. Alguns consideram que os últimos 10 dias do Ramadan sejam melhores devido a Laylatul Qadr que é melhor que mil meses, mas os méritos são compatíveis.



Além desses ahadith, temos base no Quran da importância dos mesmos, pois Allah SWT jurou no Quran por esses 10 dias, e tudo aquilo pelo qual Allah jurou é de grande importância e relevância. Allah SWT disse:

“Pela aurora, E pelas dez noites” 89:1-2

Segundo a maioria dos exegetas, como por ex. Ibn Katheer, afirmaram que as 10 noites se referem aos 10 dias de Dhul Hijjah.



Nesses dias são realizados os rituais do Hajj e sem dúvida alguma que essa ação é a das mais meritórias para aqueles que tem condições de empreendê-la, pois o Mensageiro de Allah SAAS disse: “O hajj mabrur (bem cumprido) não tem outra recompensa além do Paraiso” e disse: “Quem completa o hajj sem falar obcenidades, nem cometer imoralidades, volta como o dia em que sua mãe lhe deu a luz”, ou seja, sem nenhum pecado. Allah SWT disse:



E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar, Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Allah, nos dias mencionados , sobre o gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre. 22:27-28



“Os dias mencionados” são os 10 primeiros de Dhul Hijjah.



Esses 10 dias incluem o Dia de Arafah que é o dia 9 de Dhul Hijjah (um dia antes do Eid al Adha). E esse dia é um dos mais sagrados do ano.



Vejamos as virtudes desse dia:



1) Nesse dia, Dia de Arafah, o islam foi completado e aperfeicoado, pois nesse dia foi revelado o versículo:



“Hoje, completei a religião para vós ; tenho-vos agraciado generosamente e estipulei-vos o islam por religião” 5:03



Omar Ibn Khatab informou que um homem judeu disse a ele: “Oh Ameer al-Mu'mineen (Lider dos Crentes), há um versículo em seu Livro que você recita; se tivesse sido revelado a nós judeus, teríamos designado esse dia como um Eid.” Omar disse: “Qual versículo?” Ele disse: “Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente e estipulei-vos o islam por religião” ‘Omar disse: “Nós sabemos em qual dia e em qual lugar foi revelado esse versículo ao Profeta, foi quando ele estava fazendo o discurso no Dia de Arafah numa sexta-feira.” (Sahih Bukhari e Muslim)



Esse versículo foi revelado quando o Profeta estava fazendo seu discurso na Peregrinação da Despedida.



2) É um dia pelo qual Allah SWT fez um juramento. Disse Allahu Taala:



“Pelo céu, possuidor das constelações. E pelo dia prometido Por uma testemunha e um testemunhado” 85:1-3



O Profeta SAAS disse: “O Dia Prometido é o Dia da Ressurreição, o dia Testemunhado é o Dia de Arafah e a Testemunha é a sexta-feira” (Tirmidhi, narrado por Abu Huraira)



Allah SWT também disse:



“E pelo par e pelo ímpar” (89:3)



Segundo os sábios, “par” seria o dia de Eid al Adha (dia 10) e o ímpar é o Dia de Arafah (9 de dhul hijjah).



3) O Jejum nesse dia é sunnah e expia os pecados de 2 anos. Abu Qatadaah RAA relatou que foi perguntado ao Profeta SAAS acerca do jejum do Dia de Arafah e ele respondeu: “Expia os pecados do ano anterior e do ano seguinte”.



4) Foi o Dia que ocorreu a maior convenção, a convenção entre Allah e a descendência de Adam AS, Allah SWT disse:



“E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Adão os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes. Ou não dissésseis: Anteriormente nossos pais idolatravam, e nós, sua descendência, seguimo-los. Exterminar-nos-ias, acaso pelo que cometeram frívolos?” 7:162-163



Isso ocorreu no Dia de Arafah.



5) O Dia de Arafah é o Dia em que Allah mais perdoa os pecados e mais livra as pessoas do Inferno. O Profeta SAAS disse: “Não há nenhum dia no qual Allah livra mais pessoas do inferno do que no Dia de Arafah”



Um dos rituais do Hajj é a Parada no Monte de Arafah até o horário do Maghreb, e Allah expressa Seu orgulho com relação aos Seus servos que estão lá dizendo aos anjos:



“Olhem Meus servos! Vejam como eles ficaram sujos e desleixados, testemunhem que eu os perdoei”



Talha RAA relatou que o Mensageiro de Allah SAAS disse: "além do dia da Batalha de Badr não há nenhum dia em que o Shaytaan é mais humilhado, mais rejeitado, mais deprimido e mais enfurecido, que no dia de Arafah, e realmente tudo isso só por ver a grande Misericórdia descendente (no dia) e o perdão de Allah quanto aos grandes pecados dos Seus servos." (Mishkat)



Bom, então quais são os atos recomendáveis e boas ações que o muçulmano deve se esforçar nesses 10 dias? Vejamos:



1) O Jejum nos 9 primeiros dias, e especialmente no Dia de Arafah. O Profeta SAAS nos incentivou a aumentar as boas ações nesses dias, e a melhor das ações é o jejum, pois Allah SWT disse num hadith Qudsi:



“Todas as ações do filho de Adão são para ele, com exceção de jejuar que é para Mim e eu sou Quem o recompensará por isto." (Bukhari). E como vimos, o Mensageiro de Allah SAAS disse que o Jejum no dia de Arafah apaga os pecados de 2 anos.



2) O Takbir (dizer Allahu Akbar), o Tahmid (dizer Alhamdulilah), o Tahlil (dizer la ilaha ila Allah) e o Tasbih (dizer Subhan Allah). É sunnah fazer isso constantemente nesses dez dias, proclamar a grandeza de Allah SWT.



Allah SWT disse:

“Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Allah, nos dias mencionados, sobre o gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre.” 22:28



E disse:



“Quando descerdes do monte Arafat, recordai-vos de Allah perante os Monumento Sagrado e recordai-vos de como vos iluminou, ainda quando éreis, antes disso, dos extraviados. Descei, também, de onde descem os demais, e implorai perdão de Allah, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo. Quando celebrardes os vossos ritos, recordai-vos de Allah como vos recordar dos vosso pais, ou com mais fervor”2:198-200



A sunnah é que a Proclamação da grandeza de Allah seja feito em voz alta pelos homens e em voz baixa pelas mulheres. Proclamar em voz alta pelos homens para reavivar a Sunnah e lembrar os negligentes de Allah. É relatado que alguns companheiros como Ibn Omar e Abu Huraira quando passavam pelos mercados passavam proclamando o Takbir em voz alta e as pessoas proclamavam junto com eles. (Bukhari)



O Takbir (proclamação da grandeza de Allah) deve ser feito não só nos 10 dias de Dhul Hijjah mas também nos 3 dias seguintes que são os chamados dias de tashreeq, ou seja, os 3 dias de Eid. Portanto deve ser feito desde o dia primeiro ao 13º dia de Dhul Hijjah, repetidamente proclamando a grandeza de Allah durante as horas do dia e da noite e também após as 5 orações obrigatórias. Então após encerrar a oração obrigatória diga 3 vezes: “Astaghfirullah (Busco o Perdão de Allah)” e diga: “Allahuma anta as Salam, wa Minka as Salam, tabarakta ya dhal jalali wal ikram” (Oh Allah Tu és a Paz e de Ti provem a Paz, Bendito sejas, Oh Possuidor da Majestade e da Honra) e após isso comece o Takbir dizendo:



“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, la ilaha ila Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, wa lillahi alhamd” (Allah é Maior, Allah é Maior, Allah é Maior, não há divindade além de Allah, Allah é Maior, Allah é Maior e para Allah são os louvores)



O Profeta SAAS disse: “Não há nenhum dia em que as boas ações são maiores ou mais amadas a Allah que nestes dez dias, assim sendo, recite muito Tahleel (dizendo la ilaha ila Allah), Takbeer (dizendo Allahu Akbar) e Tahmeed (dizendo alhamdulilah)”



3) O Hajj e a Umrah: Uma das melhores ações que um muçulmano pode fazer durante estes dez dias é executar Hajj para a Casa Sagrada de Allah, pois a recompensa por um Hajj bem cumprido é o Paraiso.



4) Quem não pode ir ao hajj que se ocupe com as demais boas ações possíveis, tais como orações voluntárias, lembrando de Allah, fazendo súplicas, lendo o Quran, dando caridades, honrando os pais, firmando os laços de parentesco, ordenando o bem e proibindo o mal, e os demais atos de adoração.

5) O sacrificio de um animal. Uma das boas ações é o sacrifício de pelo menos um animal por família para aqueles que tiverem condições. Esse sacrifício é feito depois do salat Eid (no dia 10) e pode ser feito também nos dias de Tashreeq, ou seja, dia 11, 12 ou 13.



O Profeta SAAS disse com relação ao Eid al Adha: “A primeira coisa que iniciamos esse nosso dia é com a Oração e logo voltamos e sacrificamos a oferenda e quem assim faça terá seguido corretamente a nossa sunnah, e quem sacrificar antes da oração, será carne para alimentar sua família, mas de maneira alguma oferenda.” (Bukhari e Muslim)



E disse também: “Oh gentes! Toda a casa deve oferecer seu sacrificio.” (Ahmad)



E disse também: “Quem tem meios econômicos para oferecer um sacrifício e não o faz, que não se aproxime de onde nós fazemos a oração de Eid” (Ahmad).



Vale ressaltar o seguinte: A pessoa que for fazer o sacrificio do animal, ou seja, a pessoa em cujo nome será feito o sacrificio deverá se abster nesses 10 dias de duas coisas: cortar o cabelo (isso inclui depilar-se) e cortar as unhas. E isso é obrigatório. O Profeta SAAS disse:



“Quando vocês virem a lua nova de Dhul Hijjah, e quiserem oferecer um sacrifício, então deverão deixar de cortar os cabelos e unhas até oferecer o sacrifício" (Muslim)



A sabedoria por trás desta proibição é para assemelhar estes com os que estão no estado de ihram no hajj em alguns aspectos dos rituais executados, e para que estes se aproximem mais de Allah oferecendo o sacrifício. Assim ele deixa os cabelos e unhas só até o tempo de oferecer o sacrifício dele, na esperança que Allah o salve na totalidade do Fogo.



6) O Arrependimento sincero perante Allah SWT. Um das coisas mais importantes fazer durante estes dez dias é se arrepender sinceramente a Allah e deixar todos os tipos de desobediência e pecado. Se um muçulmano cometer um pecado, ele tem que acelerar e arrepender-se imediatamente, sem demora, primeiramente porque ele não sabe quando morrerá, e secundariamente porque uma ação má conduz a outra má. O Arrependimento é a toda hora obrigatório, mas quando o muçulmano combina arrependimento sincero com ações boas durante os dias de maior virtude, é um sinal de sucesso, insha Allah. Allah SWT disse:



“Porém, quanto ao que se arrepender e praticar o bem, é possível que se conte entre os bem-aventurados.”28:67



7) Fazer muito Du`a (Súplica) principalmente no Dia de Arafah, pois é o Dia em que Allah mais derrama suas bênçãos sobre Seus servos, e Dia que Ele mais os perdoa e protege do inferno. Portanto vamos aproveitar esses dias para pedir muito pela Misericórdia de Allah, pelo Seu Perdão e para que Ele nos escreva dentre os salvos do Inferno. Vamos implorar a Allah que nos fortaleça e firme na fé e nos ajude a cumprir com tudo que foi obrigatório e nos afastar de tudo que é haram. E também não vamos esquecer de fazer Du’a pela Ummah em geral.



Após esses 10 dias de Dhul Hijjah vem os 3 dias de tashreeq (ou seja, de Eid) Relembrando que o Eid Al Adha é o Eid maior . O Profeta SAAS disse: “Os dias de Tashreeq são os dias de comer, e beber e de lembrar de Allah.” (Muslim)



Allah SWT disse no Quran:



“Recordai-vos de Allah em dias contados” (2:203)



Esses dias são os 3 dias de tashreeq, ou seja, o dia 11,12 e 13 de dhul Hijjah .



Aquele que não tem condições de oferecer sacrifício de um animal deverá fazer jejum nesses 3 dias, pois o Mensageiro de Allah disse:



“A ninguém é permitido jejuar nos dias de "Tashreeq" exceto aqueles (peregrinos) que não podem adquirir um animal para sacrifício” [Al-Bukhari]



1) O 1º dia de Dhul Hijjah será dia 29 de novembro (sábado). Então a partir do maghreb de sexta-feira já é dia primeiro de Dhul Hijjah.



2) O Dia de Arafah (9 de Dhul Hijjah) será dia 07 de Dezembro (domingo) nesse dia é recomendável fazer o jejum.



3) O Eid al Adha (10 de dhul hijjah) será dia 08 de Dezembro (segunda-feira). Dia em que deverá ser realizada a Oração de Eid e o sacrificio do animal.



4) Os 3 dias de Tashreeq (dia 11,12 e 13 de Dhul hijjah) serão os dias 09,10 e 11 de dezembro, e o sacrifício poderá ser feito nesses dias também.



Obs 1: o Takbir, engrandecimento de Allah, deverá ser feito todos os dias e também após todos os salat obrigatórios do dia 29/11 até o dia 11/12.



Obs 2: No dia do Eid al Adha (10 de Dhul Hijjah -08 de dezembro) ao contrário do Eid al Fitr, o muçulmano deverá ir para a oração de Eid em jejum e só quebrá-lo após a oração.

Obs 2: No dia do Eid al Adha (10 de Dhul Hijjah -07 de dezembro) ao contrário do Eid al Fitr, o muçulmano deverá ir para a oração de Eid em jejum e só quebrá-lo após a oração.



Portanto irmãos, não vamos perder essas oportunidades que Allah SWT está nos oferecendo para aumentar nossas recompensas e nos perdoar, salvando-nos do fogo infernal. Não vamos deixar motivo para que amanhã no nosso túmulo estejamos lamentando pelas oportunidades perdidas e pela falta de boas ações. O tempo está passando depressa e cada segundo nos aproxima do nosso túmulo, e a oportunidade que Allah está nos proporcionando com esses 10 dias que estão por vir são insubstituíveis. Então vamos nos apressar em fazer boas ações e em nos aproximarmos de Allah SWT através dos atos de adoração obrigatórios e voluntários, antes que sejamos pegos pela morte de surpresa, e então já será tarde demais para lamentar a perda. Allah SWT disse:



“Precavei-vos do fogo infernal, que está preparado para os incrédulos” 3:131



E disse:



“Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um Paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da terra, preparado para os tementes” 3:133



Portanto, vamos correr em direção do Paraíso nos esforçando em reavivar a Sunnah do nosso amado Mensageiro de Allah SAAS, e vamos passar adiante essa Sunnah ensinando e explicando para as pessoas as virtudes desses 10 dias de Dhul Hijjah pela causa de Allah, assim, insha Allah teremos a recompensa de cada um que seguir essa sunnah através de nós.



Portanto repassem para o maior número possível de irmãos e irmãs por amor a Allah e ao Seu Mensageiro!

"Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Deus, e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos atribuleis; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido! Temos sido os vossos protetores na vida terrena e (o seremos) na outra vida, onde tereis tudo quanto anelam as vossas almas e onde tereis tudo quanto pretendeis. Tal é a hospedagem do Indulgente, Misericordiosíssimo!" (Alcorão Sagrado 41:30-32)
 
Top