Allah Al Ahad!

amantullah_85

Junior Member
O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhammad e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!
O Nome de Allah Al Ahad, Al Wahed (O Uno, O Único)

O nome que falaremos na aula de hoje é um dos nomes mais importantes de Allah SWT, e é o nome que está intrínsico a todos os seres humanos desde quando nascem e está enraizado na fitra (natureza) de cada um de nós, e no coração de cada criação de Allah SWT, o nome que falaremos é o nome de Allah al Ahad (o Único). Toda nossa aula de hoje girará em torno da premissa máxima do Islam que é o la ilaha illa Allah (não há divindade além de Allah).

O nome al Ahad foi mencionado uma única vez no Quran, mas em uma das suras mais importantes que é a Sura Al Ikhlass (O Monoteísmo puro). Disse Allah SWT:

“Dize: Ele é Allah, o Único. Allah é o Solicitado. Não gerou e nem foi gerado. E não há ninguém igual a Ele.”

Essa sura equivale a 1/3 do Quran. Al Ikhlass também significa sinceridade pura para Allah, então se cremos que Allah é o Único, todas nossas ações devem ser voltadas com a sinceridade pura somente a Ele.

Quais são as provas de que Allah é Único? Quais são as provas racionais de que Allah é Único? Vejamos as provas de Sua Unicidade em Sua criação, e a criação de Allah SWT é a maior prova disso:

1) Observemos que qualquer criação segue um metodo idêntico. Vejamos a criação do ser humano que começa com uma gota de esperma que se instala no útero da mulher e disso forma-se o feto. Por outro lado a gota de chuva cai sobre a terra fecundando-a e fazendo com que dela nasça uma planta. Ou seja, o método da criação é o mesmo. Além disso, vejamos que as criaturas têm os mesmos elementos em comum tais como aparelho respiratório, aparelho digestivo, etc. Se houvessem mais de 1 Deus as coisas certamente não teriam o mesmo método, porque cada deus iria querer ter seu próprio método de criar.
2) O universo é criado por leis que ninguém exceto Allah pode controlar. Entre essas leis temos o ciclo de vida: começamos com a fraqueza (infância no caso do ser humano), a força (fase adulta), e a fraqueza (a velhice). Disse Allah swt:
“Allah é Quem vos criou da debilidade; depois da debilidade vos vigorou, depois do vigor vos reduziu (novamente) à debilidade, e à velhice. Ele cria tudo quanto Lhe apraz, e é o Poderoso, o Sapientíssimo.”30:54
Ninguém além de Allah pode mudar esse ciclo. Da mesma forma vejamos a lua por ex. disse Allah SWT:
“E a lua, cujo curso assinalamos em fases, até que se apresente como um ramo seco de tamareira. Não é dado ao sol alcançar a lua; cada qual gira em sua órbita; nem a noite, ultrapassar o dia.” 36:39-40
Outra lei imutável é a Lei do processo gradual dos acontecimentos, cada coisa tem seu devido tempo: a noite cai devagar, o dia nasce gradualmente, a gravidez do ser humano demora 9 meses, o universo foi criado em 6 dias. Essas são leis que só Allah pode modificá-las, ninguém além Dele. Disse Allah SWT:
“E pela noite, quando escurece, E pela aurora, quando afasta a escuridão” 81:17-18
É sobre essa Lei que o Profeta Abraão (AS) se baseou para argumentar contra o rei Nemrud que pretendeu ser deus. O Quran nos ilustra esse fato dizendo:
“Não reparaste naquele que disputava com Abraão acerca de seu Senhor, por lhe haver Allah concedido o poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é Quem dá a vida e a morte! retrucou: Eu também dou a vida e a morte. Abraão disse: Allah faz sair o sol do Oriente, faze-o tu sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido, porque Allah não ilumina os iníquos.” 2:258
3) Toda a criação está a serviço do ser humano. E foi Allah SWT que coroou o ser humano, sendo ele a criação mais importante de Allah swt, fazendo com que o ser humano fosse o sucessor de Allah na terra. Se houvessem mais de um Allah cada um deles iria querer coroar uma criatura diferente para ser o khalifa na terra, enquanto um escolheu o ser humano, outro poderia ter escolhido os gênios, outro poderia ter escolhido os macacos, etc. Então isso é prova de que Allah é Único.

4) Existe um mecanismo onde cada elemento do universo complementa o outro. Por ex: o sol, as nuvens, o mar, o calor, o vento e a água, participam no processo da descida da chuva do céu. Existe uma verdadeira sinfonia e complementação entre esses elementos da natureza. Além disso vejamos o equilíbrio extraordinário dos gases, onde a planta absorve o gás carbônico transformando em oxigênio, e este é consumido pelos humanos e animais. Além disso ainda vejamos como cada órgão do corpo do ser humano complementa o outro, e cada um tem sua função essencial. Isso tudo é prova de que existe um Único criador disso tudo.

5) Nunca ninguém, mesmo alegando ser deus, disse ter o poder de controlar inteiramente este Universo.

Nunca ninguém exceto Allah pode dizer algo semelhante ao seguinte versiculo do Quran:
“Então, abrangeu, em Seus desígnios, os céus quando estes ainda eram gases, e lhes disse, e também à terra: Juntai-vos, de bom ou de mau grado! Responderam: Juntamo-nos voluntariamente. Assim, completou-os, como este céus, em dois dias, e a cada céu assinalou a sua ordem. E adornamos o firmamento terreno com luzes, para que servissem de sentinelas. Tal é o decreto do Poderoso, Sapientíssimo.”41:11-12
Uma vez pediram a um homem chamado Ibn Moqafa que compusesse versículos semelhantes ao do Quran, mas ele respondeu: “quem seria capaz de inventar um versículo como o seguinte versículo do Quran?
‘E foi dito: Ó terra, absorve as tuas águas! Ó céu, detém-te! E as águas foram absorvidas e o desígnio foi cumprido. E (a arca) se deteve sobre o monte Al-judi. E foi dito: distância com o povo iníquo!’”11:44

Por fim irmãos, as melhores provas de que Allah é Único, é Allah swt que nos dá através dos versiculos do Quran. Leiam esses versículos e meditem neles, disse Allah SWT:
“Dize (ó Mohammad): Louvado seja Allah e que a paz esteja com os Seus diletos servos! E pergunta-lhes: Que é preferível, Allah ou os ídolos que Lhe associam? Quem criou os céus e a terra, e quem envia a água do céu, mediante a qual fazemos brotar vicejantes vergéis, cujos similares jamais podereis produzir? Poderá haver outra divindade em parceria com Allah ? Qual! Porém, (esses que assim afirmam) são seres que se desviam. Ou quem fez a terra firme para se viver, dispôs em sua superfície rios, dotou-a de montanhas imóveis e pôs entre as duas massas de água uma barreira? Poderá haver outra divindade em parceria com Allah ? Qual! Porém, a sua maioria é insipiente. Por outra, quem atende o necessitado, quando implora, e liberta do mal e vos designa sucessores na terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Allah ? Quão pouco meditais! Também, quem vos ilumina nas trevas da terra e do mar? E quem envia os ventos alvissareiros, que chegam ates da Sua misericórdia? Haverá outra divindade em parceria com Allah ? Exaltado seja Allah de quanto Lhe associam! Ainda: Quem origina a criação e logo reproduz? E quem vos dá o sustento do céu e da terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Allah ? Dize-lhes: Apresentai as vossas provas, se estiverdes certos. Dize: Ninguém, além de Allah , conhece o mistério dos céus e da terra. Eles não se apercebem de quando serão ressuscitados.” 27:59-65
Também disse Allah SWT no Quran:
“Criou os céus, sem colunas aparentes; fixou na terra firmes montanhas, para que não oscile convosco, e disseminou nela animais de toda a espécie. E enviamos a água do céu, com que fazemos brotar toda a nobre espécie de casais. Aí está a criação de Allah ! Mostra-me, então, o que criaram outros, em lugar d’Ele. Porém, os iníquos estão em evidente erro.”31:10-11
E disse também:
“Criou com prudência os céus e a terra. Enrola a noite com o dia e enrola a noite com o dia e enrola o dia com a noite. Tem submetido o sol e a lua: cada qual prosseguirá o seu curso até um término prefixado. Porventura, não é o Poderoso, o Indulgentíssimo? Criou-vos de uma só pessoa; então, criou, da mesma, a sua esposa, e vos criou oito espécies de gado. Configura-vos paulatinamente no ventre de vossas mães, entre três trevas. Tal é Allah , vosso Senhor; d’Ele é a soberania. Não há mais divindade, além d’Ele.”39:5-6
E por fim Allah SWT nos dá um exemplo: como é possivel uma pessoa ter vários senhores ao mesmo tempo? Disse Allah SWT:
“Allah expõe, como exemplo, dois homens: um está a serviço de sócios antagônicos e o outro a serviço de uma só pessoa. Poderão ser equiparados? Louvado seja Allah ! Porém, a maioria dos homens ignora.”39:29
Irmãos,essas são algumas das provas de que Allah SWT é Único e que não há outro criador, nem sustentador, nem ser merecedor de adoração exceto Allah SWT. E esta é a mais importante das crenças, a crença firme no la ilaha ila Allah. Irmãos para que esta crença chegasse até nós muitas pessoas sofreram e foram torturadas. Vejamos o exemplo de Bilal que se recusou a negar o monoteísmo enquanto estava sendo torturado em meio ao calor do deserto e foi-lhe colocado pedras encima de seu corpo e mesmo assim ele só dizia: “Ahad, Ahad” Ou seja, Allah é Único. Além dele, Ammar ibn Yasser viu toda sua família ser torturada na sua frente, e ele mesmo foi torturado sendo colocado sobre suas costas brasas de carvão a ponto da gordura de suas costas apagar o fogo, tudo isso por dizer que Allah é Único. Também temos a história da penteadeira do Faraó que viu cada um dos seus filhos serem jogados numa caldeira, até que ela mesma foi jogada na caldeira fervente por dizer que Allah é Único. Também temos a história que nos foi relatada no Quran dos donos do fosso, onde um povo inteiro acreditou em Allah como Único, então o rei que dizia-se deus, ondenou que fizessem fossos de fogo e que jogasse uma pessoa após a outra, se não renegassem a Allah como Único.
Disse Allah SWT no Quran:
“Do fogo, com (abundante) combustível). Estando eles sentados ao seu redor, Presenciando o que fizeram com os fiéis, Os quais deles se vingaram, porque acreditavam em Allah , o Poderoso, o Laudábilíssimo.”85:4-8
Irmãos a Unicidade de Allah, o La ilaha illa Allah é a chave da porta do Paraíso, e é condição predominante para que alguém entre nele. Disse Allah SWT:
“São blasfemos aqueles que dizem: Allah é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Allah , Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Allah , ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores.” 5:72
O Profeta disse que a fé enfraquece assim como a cor das roupas vai desbotando. Então lhe perguntaram como deveriam fazer para renovar sua fé, e o Profeta SAAS disse: “repetindo la ilaha ila Alah”

Em outro hadiss o Profeta disse: “A melhor forma de nos lembrarmos de Allah é dizendo la ilaha illa Allah”.

E disse: “Aquele que tiver como ultima palavra la ilaha illa Allah entrará no Paraíso!”

E também disse: “Aquele que testemunhar que não há divindade exceto Allah ao seu interrogado no túmulo entrará no Paraíso.”

Abu Said al-Kudri disse que o Mensageiro de Allah disse:

"Moisés disse: 'Oh Senhor! Ensina-me alguma coisa com a qual eu possa me recordar de Vós e suplicar a Vós.' Ele (SWT) disse: Diga "La ilaha illa Allah", oh Moisés. Ele (Moisés) disse: 'Todos os Vossos servos dizem isto.' Ele (SWT) disse: "Se os sete Céus e aqueles que neles habitam além de Mim, e as sete Terras fossem colocados em um prato da balança e o "La ilaha ill Allah" fosse colocado em outro, o "La ilaha illa Allah" pesaria muito mais." (Ibn Hiban e Hakim)


O Mensageiro de Allah disse:

"Uma pessoa da minha ummah (nação) será chamada à presença de todas as criaturas no Dia do Juízo. Noventa e nove registros (de seus atos) serão revelados, cada um se estendendo até onde a vista alcança, e, então, ser-lhe-á perguntado: 'Você nega qualquer um desses atos?' Ele responderá: 'Não, meu Senhor'. Em seguida, ser-lhe-á perguntado: 'Você tem alguma desculpa para eles, ou uma boa ação em contrapartida?' O homem, que estará aterrorizado, dirá: 'Não'. Ser-lhe-á dito: 'Sim, você praticou alguns bons atos. Nenhuma iniqüidade recairá sobre você.' Então, ser-lhe-á mostrado um cartão, onde estará escrito: "La ilaha illa Allah, Muhammad Rassul Allah'. Ele perguntará: 'Ó Allah!, que cartão e que registros são esses?' Será dito a ele: 'Nenhuma injustiça recairá sobre você.' Os noventa e nove registros serão colocados em um prato da balança e o cartão no outro. O cartão pesará mais do que os registros." (At-Tirmizi e Al-Hakim)

Aisha (Raa) relatou que o Mensageiro de Allah havia designado o mando de uma patrulha a um homem. Este ao encabeçar,em oração, os seus companheiros, finalizava-a, recitando: “Dize que Allah é Um e Único!”. Quando do seu regresso, aquilo foi mencionado junto ao Mensageiro de Allah que disse: “Perguntai-lhe por que faz isso?” Quando aquele homem foi perguntado, respondeu: “Porque este versículo expõe a qualidade do Misericordioso, e por isso gosto de recitá-lo”. O Mensageiro de Allah disse: “Anunciai-lhe que Allah o ama”. (Bukhari e Muslim)

Um dia o Profeta retornava de uma batalha, quando o Anjo Gabriel desceu e acordou o profeta para que ele suplicasse por um dos seus companheiros que acabava de morrer. Disse: “Oh Muhammad levanta-te e suplique a Allah por Muwawya ibn Muwawya ibn Muzani porque 2 alinhamentos de anjos que nunca desceram a terra antes estão te esperando para rezarem por ele” Então o Profeta SAAS perguntou: “O que ele fazia em vida?” o Anjo Gabriel respondeu: “Ele era um homem que amava a sura al Ikhlass”.

Abu Said al Khudri e Abu Huraira (R.A.A) narraram que foram testemunhas de que o Mensageiro de Allah disse: ``Aquele que disser: `Não há outra divindade além de Allah! Allah é o Maior!, Allah lhe confirmará: Não há outra divindade além de Nós,e Nós somos o Supremo. E se disser: Não há outra divindade além de Allah, o Único sem parceiro algum. Allah dirá: Não há outra divindade além de Nós nem tampouco temos parceiro algum. E se disser: Não há outra divindade além de Allah! Seu é o Reino e Seus são todos os louvores, Allah dirá: Não há outra divindade além de Nós! Nosso é o Reino e Nosso são todos os louvores! E se disser: Não há outra divindade além de Allah! Não há auxilio nem poder a não ser em Allah, Allah dirá: Não há divindade além de Nós! Não há auxilio nem poder a não ser em Nós! E o Mensageiro de Allah acrescentou:`` Aquele que disser estas palavras durante a sua enfermidade, e logo morrer, o Inferno não o tocará. (Tirmizi)

Quais são os efeitos que o nome de Allah Al Ahad devem fazer na nossa vida?

Disse Allah SWT na Sura Al Ikhlass:

“Dize: Ele é Allah,o Único. Allah é o Solicitado. Não gerou e nem foi gerado. E não há ninguém igual a Ele.”

Como vimos, o nome al Ikhlass também significa sinceridade, o que significa que todas nossas ações e atos devem ser direcionados a Allah SWT somente. Sinceridade quer dizer que a pessoa tem a verdadeira intenção de Satisfazer a Allah, e somente a Ele em todas suas palavras e atos, sem se importar em Satisfazer as pessoas, além de Allah. Disse Allah SWT no Quran:
“Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Allah , Senhor do Universo, Que não possui parceiro algum, Tal me tem sido ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos.” 6:162-163
Quando falamos em Satisfazer a Allah, isso não quer dizer que devemos fazer isso somente nas orações e nas adorações, mas em tudo, satisfazer a Allah através do nosso conhecimento, das nossas riquezas, da nossa saúde, etc.

No dia do Juizo Allah SWT dirá para aqueles que fizeram suas boas ações para satisfazer as pessoas: “Vá atrás de fulano e peça para ele a sua recompensa”.

Irmãos, se quisermos a recompensa de Allah SWT devemos fazer nossas ações somente por Ele, e jamais para agradar as pessoas, e essa é a mais meritória das virtudes e uma das mais difíceis de adquirir: a sinceridade a Allah em todos nossos atos, pois como sabemos as obras vem determinadas pelas intenções.

Omar ibn Abd Aziz, que foi considerado o quinto khalifa devido a sua justica, foi relatado a seu respeito que não dava um passo sequer sem fazer a intenção de agradar a Allah.

Certa vez numa conquista dos muçulmanos, o exército muçulmano estava em grandes dificuldades, quando um dos muçulmanos que estava com o rosto coberto fez um ato heróico salvando todo o exército e através desse seu ato foi conquistada a vitória. Depois da vitória o líder do exército queria saber quem era aquela pessoa que havia feito aquele ato heróico para recompensá-lo, mas ninguém se manifestava, até que o líder disse: “A obediência ao líder é uma obediência a Allah”. Então apareceu uma pessoa dizendo ser enviado por aquele homem virtuoso e disse ao líder que este homem só aceitaria revelar sua identidade sob 3 condições: 1) Que ele não revelasse a ninguém quem era ele. 2) Que não dissesse ao Khalifa sobre ele. 3) que não ganhasse nenhuma recompensa por parte do líder devido ao seu feito, pois o que ele buscava era a recompensa de Allah.

Subhan Allah,vejam a sinceridade dele com Allah SWT.

Um homem chamado Ali Zayn Al Abidine, neto de Ali Ibn Abu Taleb, por 10 anos alimentava os pobres de Madina sem que ninguém soubesse disso, depositava os alimentos na frente da porta das casas e ia embora sem que ninguém o visse. Só descobriram isso depois da morte dele, porque após isso os alimentos não apareciam diante das portas dos pobres, e também porque quando lavaram seu corpo descobriram uma mancha escura nas suas costas, e descobriram que ele tinha essa marca devido ao peso dos sacos de farinha que levava para distribuir para os pobres. Allah SWT revelou seu segredo depois de sua morte, para que ele fosse um exemplo para os fiéis.

Vejamos a súplica do Profeta com sua sinceridade com Allah:

“Oh Allah, a Ti me submeto, em Ti creio, e a Ti me encomendo. A Ti me volto em adoração,e por Ti discordo dos incrédulos. Oh Allah refugio-me em Teu sublime poderio, pois não existe outro Senhor que não sejas Tu,que me faças extraviar (por merecer). Tu és o vivente que jamais morre, porquanto tanto os humanos como os gênios morrem.”

Allah SWT disse: “Oh Filho de Adão, sempre que Me implorares e Me suplicares, Eu te perdoarei o que houveres feito sem que nada Me importe! Oh Filho de Adão, ainda que suas faltas alcançarem os horizontes do céu, e Me pedires perdão te Perdoarei! Oh Filho de Adão, ainda se vieres a Mim, depois de haveres cometido tantas faltas que dessem para encher a terra e te encontrares comigo sem nada nem ninguém associares a Mim, iria te conceder um perdão que cobriria toda a Terra.”

Quais são as lições que tiramos dessa aula:

1) Vamos renovar nossa fé repetindo a frase la ilaha illa Allah;
2) A sinceridade para com Allah em todos nossos atos e ações.

Ya Allah Tu és a Luz dos céus e da terra e para Ti é o louvor, Tu és o Rei dos céus e da terra e pra Ti é o louvor, Tu és o senhor dos céus e da terra e pra Ti é o louvor! Alhamdu lillah por todas as bênçãos que nos agraciaste, alhamdu lillah pela benção do islam e pela benção do iman, Alhamdu lillah por Tu seres al Ahad e por nós não adorarmos ninguém além de Ti, alhamdu lillah que Tu és nosso Senhor e não temos outro senhor além de Ti, Alhamdu lillah pelo tawhid, alhamdu lillah pelo la ilaha illa Allah.

Ya Allah conceda-nos um temor que seja uma barreira entre e nós e a desobediência a Ti e uma obediência tal que seja o caminho para o Paraíso. Ya Allah lhe imploramos um temor a Ti tanto ocultamente quanto manifestamente. Ya Allah conceda-nos a sinceridade em todos os nossos bons atos, e permita que nossas boas ações sejam unicamente com a intenção de buscar a Tua satisfação, Ya Allah não permita que sejamos daqueles cujos esforços se desvaneceram na vida terrena não obstante crerem haver praticado o bem, Ya Allah nos refugiamos na Luz da Tua face de sermos daqueles cujas obras tornaram-se sem efeito e não terão mérito algum no dia do juízo. Ya Allah tenha misericórdia da nossa fraqueza e nos guie até a sinceridade e nos refugiamos em Ti contra a hipocrisia e a ostentação, ya Allah não desvies nossos corações da Tua lembrança após teres nos guiado, e agracia-nos com boas ações para que através delas nos aproximemos de Ti. Ya Allah firma-nos com o la ilaha illa Allah nessa vida e na outra, e permita que estas sejam nossas últimas palavras nesta vida, com a Tua misericórdia oh Maior dos Misericordiosos! Amin, Amin, Amin, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhammad e Louvado seja Allah senhor do Universo.
 
Top