Aula sobre o Inferno (An Nar)

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
Bom irmãos, na aula passada nós falamos do Povo do Paraíso e suas recompensas e da trajetória deles desde o dia da ressurreição até a sua chegada no paraiso. Portanto na aula passada nós alimentamos a nossa esperança em Allah SWT e a esperança de insha Allah alcançarmos o Paraiso. Mas nós sabemos que a fé do muslim é equilibrada em 2 pontos: um deles na esperança da Misericórdia de Allah e o outro no temor quanto ao castigo de Allah SWT. Portanto nessa aula falaremos do povo do inferno e a trajetória do povo do inferno desde o dia da ressurreição até o seu destino final. Mas porque falaremos do povo do inferno? Muitas pessoas quando tocamos no assunto da morte, no assunto do castigo, etc, não querem escutar achando que isso não é importante. Mas a questão é que isso é fundamental para a nossa fé, se não fosse fundamental Allah SWT não teria nos alertado e descrito os castigos do povo do inferno no Quran nem o Profeta Muhamad SAAS teria nos falado sobre isso. Portanto ao sabermos do castigo de Allah isso nos deixa temerosos quanto ao haram e a desobediência a Allah SWT. Allah SWT fez duas promessas: Prometeu al Jannah (o Paraiso) para aqueles que obedecerem as suas ordens e Amarem e Temerem a Ele, e Prometeu an Nar (o Inferno) para aqueles que desobedecerem as Suas ordens e não Temerem a Ele. Allah SWT disse no Quran:

"A realidade. Que é a realidade? E o que te fará entender o que significa a realidade?" (69:1-3)

A realidade é essa irmãos e não podemos ficar desatentos quanto a verdade e quanto a realidade depois de ter-nos chegado a orientação.

O Profeta SAAS disse:

"Por aquele em Cujas Maos está minha alma! Se vcs tivessem visto o que eu vi teriam rido pouco e chorado muito" Os companheiros disseram: "O que vc viu oh Mensageiro de Allah?" E ele respondeu: "Eu vi o Paraiso e o Inferno" (Muslim)

Como vimos, no dia da ressurreição o povo do Inferno passará por inumeras humilhações: Ficarão abaixo do sol que estará a um palmo de suas cabeças durante um dia que durará 50.000 anos. Alguns devido aos seus pecados se afogarão no próprio suor. Passarão sede, fome, medo e desespero. As nações idólatras serão conduzidas por aqueles que adoravam até o inferno, serão acorrentados uns aos outros e arrastados até o inferno. As pessoas serão conduzidas ao inferno em grupos juntamente com aqueles que tiverem a mesma crença, ou seja, idólatras com idólatras, incrédulos com incrédulos, ateus com ateus, judeus com judeus, cristãos com cristãos, budistas com budistas. Allah SWT disse no Quran:

"E os incrédulos serão conduzidos, em grupos, até o inferno" (39:71)

Quando os incredulos virem o fogo entrarão em desespero, pois acordaram para a verdade que negligenciaram durante toda a vida. Allah SWT disse no Quran:

"E o inferno, nesse dia, for destacado, então o homem recordará; porém de que lhe servirá a recordação!" (89:23)

Verão o inferno, e o inferno estará arrojando faiscas que serão como castelos. Já imaginaram? Faíscas do tamanho de castelos! Ai, pois nesse dia dos desmentidores.

O fogo do inferno não se compara com o fogo dessa vida. Vocês já viram uma casa pegando fogo? ou então um vulcão? Então escutem o hadith, o Profeta SAAS disse: "O fogo que conhecemos é a septuagesima parte do Fogo do inferno. Entao alguém disse: "Oh Mensageiro de Allah é suficiente o fogo tal como ele é!" o profeta SAAS disse: "O Fogo do Inferno é como se somassem 79 porções iguais, cada uma como a porcao do seu fogo." (Bukhari) .

Um sábio uma vez disse que se o povo do inferno tivesse sido arrojado nesse fogo que nós conhecemos conseguiriam até dormir nele de tão suave comparado com o fogo do inferno.

O lider do povo do inferno é Iblis, o Shaytan (Lucifer) e será o primeiro a entrar no inferno. O inferno tem 7 portas uma acima da outra e para se chegar ao fundo do inferno são necessários 70 anos. Ou seja, alguém que seja arrojado nele demorará 70 anos para chegar até o fundo, e só Allah sabe como serão esses 70 anos,

Quem receberá o povo do Inferno será Malik, o anjo Guardião do Inferno, e os anjos do Inferno são anjos severos que jamais desobedecem as ordens do seu Senhor. E quando chegarem na porta do inferno será perguntado a eles: Acaso náo foi vos enviado um admoestador? Nao foi vos enviado um Mensageiro? E eles responderão: "Sim, foi nos enviado, mas desmintimos e dizemos que Allah nada tinha revelado". Eles assumirao que eram mentirosos e acordarao para a verdade. Os anjos lhes dirão: "Vocês estavam em um grave erro!" Então eles dirão: "Se tivéssemos escutado e meditado não estaríamos entre os condenados ao fogo!" Se nós tivessemos raciocinado, se nós tivessemos escutado e obedecido nós não estaríamos aqui sendo humilhados. Entao lhes será dito: "Esse é o inferno que os pecadores negavam". Entao lhes será ordenado: "Adentrai as portas do Inferno, onde permanecerei eternamente. Que péssima é a morada dos arrogantes". E quando entrarem essas portas se fecharão e não haverá nenhuma esperança dos incrédulos de escapar. O Profeta SAAS disse que as pessoas chorarão tanto a ponto de não terem mais lágrimas para chorar e então chorarão sangue no lugar das lágrimas deixando marcas no rosto deles, e se fossem colocados barcos esses afundariam. Entre aqueles que estarão eternamente no inferno estão os incrédulos e os idolatras. Também haverá no inferno muçulmanos que nunca associaram nada a Allah, mas cujos pecados foram tantos ao ponto de pesarem mais que suas boas ações e aqueles que cometeram graves pecados e não se arrependeram perante Allah, mas estes ficarão por um tempo determinado, um tempo que só Allah conhece, talvez um ano, talvez um século, talvez milhares de anos, Allahu alam, e depois disso serão tirados de lá e levados ao Paraiso. Irmãos, não sejam como os judeus que disseram: "O fogo não nos atormentará senão por dias contados" (2:80).

Reflitam nisso. Vocês sabem qual é o castigo mais leve do inferno? A pessoa que tiver o menor castigo no inferno terá uma brasa de fogo nos pés. E qual é a parte mais distante dos pés? A cabeça. E vocês sabem o que acontecerá com a cabeca dessa pessoa? Ferverá seu cérebro, Audho billah, se isso é o que vai acontecer com o seu cérebro, então o que será dos seus pés, do seu estômago, do seu rosto? Ele achará que este é o castigo mais severo do inferno quando na verdade será o castigo mais leve.

A pessoas no inferno terão um tamanho enorme. O Profeta SAAS disse: "A espessura da pele do incredulo será de quarenta braços e o seu molar terá o tamanho da montanha de Uhud e o espaço que ocupará será tão extenso como a distância entre Makkah e Madina" (Tirmidhi). Tudo isso será para intensificar o seu castigo.

Quanto ao fogo do inferno Allah SWT disse no Quran:
"Por isso, introduzi-lo-ei no tártaro! E o que te fará compreender o que é o tártaro? Nada deixa perdurar e nada deixa a sós! Carbonizador do humanos" (74:26-29)

E disse também descrevendo o castigo:
"E os que estiverem à esquerda – E quem são os que estarão à esquerda? Estarão no meio de ventos abrasadores e na água fervente. E nas trevas da negra fumaça, Sem nada, para refrescar, nem para aprazar." (56:41-44)

As pessoas no inferno serão atormentadas com correntes e grilhões: Allah SWT disse no Quran:

"Em verdade, aos incrédulos, destinamos correntes, grilhões e o tártaro." (76:4)

E disse:
"Nós sobrecarregamos os seus pescoços com correntes até ao queixo, para que andem com as cabeças hirtas." (36:8)
Quando a pessoa começa a ser queimada no fogo e em pleno fogo e em pleno castigo começa a suplicar por comida, devido sua imensa fome. Eles quererão comer qualquer coisa. E então no meio do Fogo surgirá uma árvore cujo nome é zaqum. Allah SWT disse no Quran:

"Assim, pois, não terá, hoje, nenhum amigo íntimo, Nem mais alimento do que o excremento, Que ninguém comerá, a não ser os pecadores." (69:35-36).
Existirá um outro tipo de comida, e esse é o pior tipo, essa comida é o Dari'. Essa comida não tirará a fome deles mas pelo contrário será para aumentar o castigo. Seus frutos são de espinhos. Allah SWT disse no Quran:
"Não terão, por alimento, nada além de frutos amargos e espinosos, Que não os alimentará, nem lhes saciarão a fome!" (88:6-7)

Essa comida trancará em suas gargantas e eles não conseguirão nem engolir nem cuspir. Então começarão a gritar implorando por água, porque essas comidas estarão matando eles, mas quem dera se morressem, pois não haverá morte. Eles quererão água para apagar o fogo que há em suas entranhas. Então será trazida a água, essa água chama-se Hamim, essa água é fervente e só de aproximar a água de seus rostos queimará os rostos. Allah SWT disse:

"Quando implorarem por água, ser-lhes-á dada a beber água semelhante a metal em fusão, que lhes assará os rostos. Que péssima bebida! Que péssimo repouso!" (18:29)

Uma outra bebida é chamada al Muhl, e o Profeta SAAS a descreveu dizendo: "É como o azeite fervente, quando se aproxima ao rosto de uma pessoa, a pele do seu rosto se despegará e cairá nele." (Tirmidhi)

As pessoas no inferno terão vestimentas, mas as suas vestimentas serão de fogo. Allah disse:
"As suas roupas serão de alcatrão, e o fogo envolverá os seus rostos." (14:50)
Esse é o alimento do povo do inferno, essa é sua bebida e essa é a sua vestimenta. Para onde ele irá? O que ele fará? Fogo por cima, fogo por baixo deles, fogo em suas entranhas. Allah SWT disse:

"Terão, por cima, camadas de fogo e, por baixo, camadas (de fogo). Com isto Deus previne os Seus servos: Ó servos Meus, temei-Me!" (39:16)]
Ai daqueles que passam essa vida só desobedecendo a Allah! Onde estará a sua riqueza para lhe salvar? Ele dirá: "De nada me servem meus bens, a minha autoridade desvaneceu" (69:28-29)

O Profeta SAAS disse: "No dia da ressurreição será trazida uma das pessoas condenadas ao inferno que durante a sua vida neste mundo foi dos que tiveram todos os prazeres e será introduzido no inferno por um instante. Então lhe será perguntado: "Oh filho de Adão! Acaso tiveste algo de bom alguma vez? Acaso desfrutaste alguma vez de algo prazeroso?" E ele dirá: " Não, por Allah, Oh Senhor" (Muslim)

Isso porque uns breves instantes farão com que os incrédulos esqueçam todos os momentos bons e prazeres que desfrutaram na vida terrena. Reflitam nisso irmãos.

Algumas pessoas no inferno estarão se esfaqueado, outras estarão se enforcando. Porque isso? Isso pq o Profeta SAAS disse:

"Quem se suicidar com um instrumento afiado, o ferro estará em sua mão e ele apunhalará no seu estomago eternamente no fogo do inferno. Quem se suicidar com veneno, então estará bebendo esse veneno eternamente no fogo do inferno. Quem se jogar de uma montanha, permanecerá se jogando eternamente no fogo do inferno." (Bukhari e Muslim)

A alguns o fogo chegará até seus corações, mesmo sendo que o tamanho de seus corpos seja enorme. Allah SWT disse:
"É o fogo de Deus, aceso, Que abrasará os corações." (104:4-7)
Ou seja, o fogo os queimará até que chegue até seus corações enquanto eles continuam vivos sem morrer.

Então algumas pessoas do inferno começarão a perguntarem entre si: "Onde está fulano? Onde está fulano que debochávamos dele? Onde estão aqueles que nós dizíamos que estavam perdidos? Porque eles não estão aqui conosco?" Então nesse momento será tirado o véu e eles verão o povo do paraíso e suas felicidades, seus alimentos, suas bênçãos, com água fresca, bebendo das fontes do Paraíso, então no desespero o povo do inferno chamará o povo do Paraíso. Allah diz no quran:
"Os condenados ao inferno clamarão os diletos do Paraíso: Derramai por sobre nós um pouco de água ou algo com que Deus vos agraciou. Dir-lhes-ão: Deus vedou ambos aos incrédulos, Que tomaram sua religião por diversão e jogo, e os iludiu a vida terrena!" (7:50-51)

A esse ponto serão humilhados aqueles que se ensoberbeceram nessa vida, aqueles que debochavam dos muçulmanos. Na vida terrena debochavam dos muçulmanos e agora lhes imploram socorro. Allah SWT disse no Quran:
"Sabei que os pecadores burlavam os fiéis. E quando passavam junto a eles, piscavam os olhos, uns para os outros, E quando voltavam aos seus, voltavam ridicularizando (os fiéis); E quando os viam, diziam: Em verdade, estes estão extraviados! Embora não estivessem destinados a ser os seus guardiães. Porém, hoje, os fiéis rirão dos incrédulos" (83:29)

As pessoas no inferno começarão a amaldiçoar umas às outras, implorando a Allah que lhe aumente o castigo. Cada um quererá ver aquele que o desviou para pisar neles. Cada um implorando a Allah contra seu melhor amigo, contra seus filhos, contra seus amados dessa vida:

"Ó Senhor nosso, redobra-lhes o castigo e amaldiçoa-os reiteradamente!" (33:68)

Cada geração que entrar amaldiçoará a outra. Dirão: "Ó Senhor nosso, eis aqui aqueles que nos desviaram; duplica-lhes o castigo infernal! Ele lhes dirá: o dobro será para todos; porém, vós o ignorais." (7:38)

As pessoas começarão a pedir aos guardiões do Inferno para que eles invoquem a Allah para aliviar um só dia de castigo. Allah SWT disse:
"E os réprobos pedirão aos guardiãos do inferno: Invocai vosso Senhor para que nos alivie, em um só dia, do suplício! Retrucar-lhes-ão: Acaso, não vos apresentaram, os vossos mensageiros, as evidências? Dirão: Sim! Dir-lhes-ão: Rogai, pois, embora o rogo dos incrédulos seja improfícuo!" (40:49)
Então todos começarão a chamar: Ya Malik! Chamando o guardião do Inferno. Allah SWT disse:
"E gritarão: Ó Málik, que teu Senhor nos aniquile! E ele dirá: Sabei que permanecereis aqui (eternamente)!" (43:77)

Suplicarão pela destruição, pela aniquilação, mas será dito a eles:
"Não clameis, hoje, por uma só destruição; clamai, outrossim, por muitas destruições!" (25:14)

Então implorarão por mais uma chance, dirão:
"Exclamarão: Ó Senhor nosso, nossos desejos nos dominam, e fomos um povo extraviado! Ó Senhor nosso, tira-nos daqui! E se reincidirmos, então seremos iníquos! Ele lhes dirá: Entrai aí e não Me dirijas a palavra." (23:106-111)

Após isso não haverá mais palavras, todos se calarão. Esse é o castigo do inferno.

Os pecadores dentre os monoteístas que tiverem no Inferno sairão do fogo e os outros ficarão eternamente. Quando a última pessoa dentre os muçulmanos que estiver no inferno sair dele, será chamado o povo do Inferno: "Oh habitantes do inferno!" E eles acharão que será para tirá-los do fogo. Então será dito: " Acaso vocês reconhecem isso?" E eles dirão: "Sim, é a morte!" Então será ordenado que a morte seja degolada. Então uma voz dirá:"Oh habitantes do inferno, eternidade sem morte!",,
 

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
O Profeta SAAS disse: "Se alguém fosse morrer de desespero seria o povo do inferno". (Tirmidhi)

Audho billah, eternidade no fogo, não são 1000 anos, nem milhões, eternidade vivendo com o zaqum, com o hamim, eternidade nos horrores.

O Profeta SAAS disse: "Allah dirá a uma pessoa cujo castigo do fogo seja o mais leve: ' Se você tivesse tudo o que há na terra em tesouros daria como resgate para salvar-se do castigo?' Ele dirá: 'Sim' E Allah lhe dirá: 'Eu te pedi muito menos que isso, te pedi que não associasses nada na minha adoração, mas insististes em associar outros na minha adoração'" (Bukhari e Muslim)

Quais são os principais pecados que levam ao inferno?

O sheikh Ibn Taimiyah uma vez foi perguntado: "Quais são as obras dos habitantes do inferno?" E ele respondeu: "As obras das pessoas do inferno são: Associar algo no culto a Allah SWT, descrer nos Seus mensageiros, o kufr (incredulidade), a inveja, a mentira, a deslealdade, a opressão, a promiscuidade, a traição, cortar os laços familiares, a covardia no momento de começar a batalha, a avareza, a hipocrisia, a desesperança na Misericórdia de Allah , se sentir salvo do plano de Allah, a desesperança cega diante de uma dificuldade, o orgulho, a extravagância nos momentos de abundancia, abandonar os deveres e obrigações impostas por Allah, transgredir os limites de Allah, violar as Suas proibições, temer a um ser criado em lugar de temer ao Criador, contradizer o Quran e a Sunnah seja na crença ou nos atos, obedecer a um ser criado em algum ato de desobediência ao Criador, apoiar cegamente a falsidade, debochar dos Sinais de Allah, negar a verdade, ocultar o conhecimento ou o testemunho que deve ser revelado, a bruxaria e a magia, desobedecer aos pais, matar a qualquer alma proibida por Allah salvo aplicando a justiça, consumir a riqueza de um órfão, a usura, fugir do campo de batalha e caluniar a reputação de uma mulher inocente e casta."

Em um largo sermão o Profeta SAAS disse: "Os tipos das pessoas do Inferno são 5: o débil a quem falta raciocínio para evitar fazer o mal, o descuidado que não se preocupa com sua família ou sua riqueza, a pessoa ímproba que não pode ocultar o desejo nem mesmo no caso dos assuntos menores, e aquele que trai manhã e tarde com respeito a sua família e sua propriedade. Também mencionou os avaros, os mentirosos e aqueles que tem o hábito de abusar das pessoas e usar um vocabulário obsceno e sujo." (Muslim).

O Profeta SAAS disse: "Allah SWT chamará dizendo: 'Oh Adão!' E ele dirá: 'Aqui estou respondendo a Tua chamada, sou obediente as Tuas ordens e as bondades estão em Tuas Mãos!' Allah lhe dirá: 'Traga os condenados ao Inferno' Adão perguntará: ' E quem são os condenados ao inferno?' Allah dirá: '999 de cada 1000'. A esta altura das circunstâncias cada bebê envelhecerá e toda grávida abortará e verás os homens como ébrios, embora não estejam, porque o castigo de Allah será severo!" Então os sahaba perguntaram: " Oh Mensageiro de Allah! Quem seria essa única pessoa dentre nós? O Mensageiro de Allah disse: 'Alegrem-se! Porque será um de vocês (muçulmanos) e 1000 dos povo de Gog e Magog'. Logo disse: 'Por Aquele em cujas Mãos está minha alma! Tenho a esperança que vcs sejam ¼ do povo do Paraíso!' Os sahaba exclamaram: 'Allahu akbar!' Então o Mensageiro disse: 'Espero que vcs serão 1/3 do povo do Paraíso!' Os sahabah gritaram: 'Allahu akbar!' Então ele disse: 'Espero que vocês seram metade do povo do Paraíso!' Os sahaba novamente exclamaram: 'Allahu akbar' Então ele disse: 'Voces entre as pessoas (ou seja, o nº de muçulmanos em comparação com os incrédulos) são como um pelo negro no couro de um boi branco ou um pelo branco no couro de um boi negro'" (Bukhari)

Então irmãos, agora vem a pergunta como se salvar do Inferno? A maneira de evitar o inferno é a Fé e as obras virtuosas, vamos procurar fazer cada vez mais obras virtuosas e nos afastar cada vez mais do haram, e quando incorrermos num haram voltar o mais rápido possível a Allah e se arrepender sinceramente.

O Profeta SAAS disse: "Por Allah, que Allah jamais jogará no Inferno aquele que O ama e Ele ama!" (Sahih- Ahmad)

O Jejum também é uma fonte de proteção contra o Fogo. O Profeta SAAS disse: "Allah disse que jejuar é um escudo com o qual te proteges do fogo" (Sahih-Ahmad)
Em outro hadith o Profeta SAAS disse que quem jejuar um dia voluntariamente terá seu rosto afastado do Fogo Infernal 70 anos de distância.

Irmãos vamos nos esforçar quanto ao jejum voluntário seja nas segundas e quintas ou então nos 3 dias de lua cheia (13,14 e 15 do calendário islâmico).

Outro meio de salvação do Fogo do Inferno é o Temor a Allah e o Jihad pela Sua causa. O Profeta SAAS disse: "Quem chorar por temor a Allah não entrará no Inferno até que o leite volte ao peito (ou seja, nunca), e jamais se juntará num homem o pó da luta pela causa de Allah e o humo do Inferno" (Tirmidhi)

E outro meio é buscar a proteção de ALlah contra o inferno. Implorar a Allah o Seu refugio contra o Inferno. O Profeta SAAS disse:

"Não há ninguém que peça a Allah o Paraíso 3x sem que o Paraiso diga: "Oh Allah admita-o em mim". E não há muçulmano que peça a Allah a proteção do Inferno 3x sem que o Inferno diga: "Oh Allah proteja-o de mim" (Sahih- Hakim)

Allah SWT disse:
"Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo."

Irmãos levantem as mãos para Allah e implorem a Ele sinceramente, peçam o Perdão de Allah, a Misericórdia de Allah, pois Allah SWT disse no Quran: "Invocai-me que vos atenderei".
E também foi nos relatado que o Mensageiro de Allah disse que sempre que um grupo de pessoas se reúnem para recordar a Allah os anjos que procuram os grupos de recordação de Allah são interrogados por Allah que lhes pergunta, sendo que Ele sabe melhor: "De que pedem proteção?" E eles respondem: "Do Fogo". Então Allah pergunta: "Acaso eles o viram?" Eles respondem: "Não, por Allah, oh Senhor" Então Allah pergunta: "E como seria se eles tivessem visto?" E os anjos respondem: "Teriam mais temor ainda e estariam mais ansiosos em escapar dele" Então Allah dirá: "Sejam testemunhas de que Eu os perdoei!" (Bukhari e Muslim)

Insha Allahu Ta'ala Allah SWT tenha nos perdoado nesse exato momento!

vOh Allah, ya Rahman, ya Rahim imploramos o Paraíso e tudo que nos aproxime dele em palavras e ações e imploramos o refugio do Inferno e de tudo que nos aproxime dele em palavras e ações! Oh Allah na Tua Misericórdia nos socorremos, tenha Misericórdia da nossa fraqueza e perdoa-nos por todos os nossos pecados! Te imploramos o Teu perdão e a Tua Misericórdia! Oh Senhor nosso cremos em Ti , perdoa-nos nossos pecados e preserva-nos do castigo Infernal, com a Tua Misericórdia pois Tu és o maior dos misericordiosos! Allahuma Amin!

[gerenciar]
Todos os créditos são para a Irmã Hajjah Zohra Hanini.

Que Allah possa recompensa-lá por seus esforços e dedicação.
 
Top