Conhecimento de Allah

amantullah_85

Junior Member
Conhecimento de Allah
Se fores perguntado: Quem é o teu Senhor? Respondas: O meu Senhor é Allah, Que criou-me e criou todo o universo pela Sua Graça. Ele é o objeto da minha adoração. Eis a evidência nas palavras de Allah o exaltado: الْحَمْدُ للّهِ رَبِّ الْعَالَمِينَ “Louvado seja Allah, o Senhor (Rabb) do Universo.” (Al-Fátiha “A Abertura”, 1:2)
Todas as coisas além de Allah o exaltado, são criaturas. Eu sou apenas uma criatura, por conseguinte, parte integrante da criação.
Se fores interrogado: como adquiriste o conhecimento do teu Senhor? Respondas, adquiri-lo mediante meditação em alguns dos Seus sinais e em algumas das Suas criaturas; porque o dia e a noite, o sol e a lua, constituem na verdade alguns dos Seus sinais; ao passo que os sete céus e os sete planetas abaixo desses e tudo o que eles (os céus e os planetas) contêm constituem algumas das Suas criaturas. Allah o exaltado confirma esta realidade como se segue:
“Entre Seus sinais contam-se a noite e o dia, o sol e a lua. Não prostreis ante o sol nem ante a lua, mas prostrai-vos ante Allah que os criou, se realmente é a Ele que quereis adorar.” (Fússilat “Os Detalhadores”, 41-37)
Allah o exaltado diz mais:
“Vosso Senhor é Allah que criou os céus e a terra em seis dias, em seguida elevou-se ao Trono. Ele ensombreou o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua, e as estrelas estão submetidos a Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Allah, Senhor do Universo.” (Al-Aa’raf “Os Cimos”, 7-54)
O Senhor é único que merece adoração. Considere pois os seguintes versículos Alcorânicos:
“Ó Humanos! Adorai o Vosso Senhor, que vos criou, bem como a vossos antepassados, quiçá tornar-vos-ei virtuosos. Ele fez-vos da terra um leito e do céu um teto, e envia do céu a água com a qual faz brotar os frutos para vosso sustento. Não atribuais semelhantes a Allah, conscientemente.” (Al-Bácarah “A Vaca”, 2:21-22)
Ibn Kassir que a misericórdia de Allah o cubra- disse a respeito do versículo acima citado: ‘somente o Criador de tudo isso merece ser adorado’.
As formas de adoração prescritas por Allah são: (1) Islam: a submissão ante Allah; (2) Iman: fé e convicção; e (3) Ihsan: a fé perfeita e convicção.
Para além das acima mencionadas, outras formas de adoração incluem: (4) Invocação (Du’a); (5) Medo intenso (reverencial) (khawf); (6) Esperança (raja’); (7) Confiança e dependência (tawakkul); (8) Desejo intenso ou afeição (raghbah); (9) Temor (rahbah); (10) Submissão completa ou humildade (khushu); (11) Apreensão (khaxiah); (12) arrependimento ou remorso (inabat); (13) Procura de ajuda (isti’anah); (14) Procura de refúgio (isti’assdhah); (15) Procura de socorro (istighassah); (16) Sacrifício (zhabh); (17) e Juramento ou promessa (nadhr).
Estas e todas outras formas de adoração e servitude prescrita por Allah devem ser exclusivamente dirigidas e dedicadas a Ele. Eis a evidência na afirmação de Allah como segue:
“Sabeis que as mesquitas são (casas) de Allah; não invoqueis, pois, ali, ninguém em semelhança a Ele.” (al-Jinn “Os Gênios”, 72:18)
Quem dirigir quaisquer formas de adoração para outros, além de Allah, parcialmente ou na totalidade, é um associacionista e, como tal, um incrédulo.
A Evidência da afirmação acima referida está nas palavras de Allah o exaltado que segue:
“Quem invocar outras divindades junto a Allah, sem autoridade para isso, saiba que sua prestação de contas incumbirá só a seu Senhor. Sabei que os incrédulos jamais prosperarão.” (Al-Mu’minûn “Os Crentes”, 23:117)
Invocação (duaa)
De acordo com o hadiss - a tradição do apóstolo- “a invocação é a essência da adoração.” E no Alcorão também, Allah o exaltado afirma:
“E o vosso Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei!na verdade, aqueles que se ensoberbecerem (orgulharem) adorar-Me entrarão humilhados no fogo infernal.” (Gháfer “O Remissório”, 40:60)
Medo Intenso (Reverencial)
A afirmação de Allah o exaltado que segue contém a prova sobre o medo reverencial (khawf):
“Eis que Satanás induz seus sequazes. Não os temais, temei a Mim, se sois crentes.” (Al-Imran “A Família de Imran”, 3-175)
Esperança (raja')
Allah o exaltado também afirma relativamente à esperança (raja):
“Dize: Sou tão somente um mortal como Vós, a quem tem sido revelado que Vosso Allah é um Deus Único; por conseguinte , quem espera o comparecimento ante seu Senhor, que pratique o bem e não associe ninguém ao culto d’Ele.” (Al-Cahf “A Caverna”, 18:110)
Confiança e Dependência (tauak-kul)
Relativamente à confiança e dependência (tawakkul), Allah o exaltado diz:
“Encomendai-vos a Allah se sois crentes.” (al-Máidah “A Mesa Servida”, 5: 23)
Ele disse mais:
“...e o agraciará por onde menos espera. Quanto àquele que se encomendar a Allah, saiba que Ele será suficiente, porque Allah satisfará as suas necessidades. Na verdade, Allah colocou uma proporção para todas as coisas.” (At-Talak “o Divórcio”, 65:3)
Desejo Ardente ou Afeição (raghbah), Temor (rahbah), e Submissão Completa ou Humildade (khuchuu)
Quanto ao desejo intenso ou afeição (raghbah), temor (rahbah), e submissão completa ou humildade (khuchu), Allah o exaltado declara:
“E atendemos e o agraciamos com Yáhia (João Baptista), e curamos sua mulher; (porque) um procurava sobrepujar o outro nas boas ações, recorrendo a Nós com afeição e temor, e Nos eram humildes.” (al-Anbiyá “Os Profetas”, 21:90)
Apreensão (khachiah)
Relativamente a apreensão (khaxiah), Allah o exaltado afirma:
“Não os temais! Temei a Mim, a fim de que Eu vos agracie com Minhas mercês, para que vos ilumineis.” (Al-Bácarah “ A Vaca”, 2:150)
Arrependimento ou Remorso (enabah)
A prova sobre a recurso a Allah para a remissão (inabah) encontra-se nas palavras de Allah o altíssimo como segue:
“e voltai contritos a Vosso Senhor, e submetei-vos(islamizai-vos) a Ele antes que o castigo vos chegue, em seguida, não sereis socorridos.” (Az-Zúmar “Os Grupos”, 39:54)
Procura de Ajuda (esti'anah)
A prova sobre a procura de ajuda (isti’anah) está na seguinte asserção de Allah o altíssimo:
“Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda.” (Al-Fátihah “A Abertura”, 1:5)
Além disso, encontra-se relatado num hadiss o seguinte:
‘Se precisarem de ajuda e socorro (assistência) procuram-na de Allah.’
Procuro de Refúgio (esti'azah)
Sobre a procura de refúgio (amparo) Allah o exaltado diz mais:
“Amparo-me no Senhor dos humanos.” (An-Nass “Os Humanos”, 114:1)
Procura de Socorro (estighassah)
A evidência sobre a procura de salvação e socorro (istighathah) está nas palavras de Allah o altíssimo como segue:
“E de quando implorastes o socorro de vosso Senhor e Ele vos atendeu, dizendo: reforçar-vos-ei com cem mil anjos que vos chegarão um atras de outro.” (Al-Anfal “Os Espólios”, 8:9)
Sacrifício (zabh)
No que diz respeito ao sacrifício (dhabh) Allah o exaltado diz:
“Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida, e minha morte pertencem a Allah, Senhor do Universo, Que não possuí semelhantes. Tal me tem sido ordenado e sou primeiro dos muçulmanos.” (Al-An’am “O Gado”, 6:162)
Encontra-se relatado no sunnah o seguinte:
“Quem sacrificar para outras divindades além de Allah está amaldiçoado.”
Juramento ou Promessa (nadhr)
Quanto ao juramento ou promessa, Allah o altíssimo diz:
“Porque cumprem com seus votos e temem o dia em que o mal estará espalhado.”(Al-Insan “O Homem”, 76:7)
* Ibn Kassir foi um dos mais famosos interpretadores do Alcorão.
* Hadiss representa a tradição profética; isto é, a coleção de ações, dos pronunciamentos e das anuências do profeta (as bênçãos e paz de Allah estejam sobre ele)
 
Top