Etiquetas de Comer

Ziyad Aly Mamade

muslim_ruler
Eis de seguida, alguns Adab de comer:

1. O profeta Muhammad (SAW) disse: "A comida será abençoada se a ablução (Wudhu) for efectuada antes e após a refeição (isto é, lavar as mãos e bochechar)" [Tirmizi].

2. Recite Bissmilláhir-Rahmánir-Rahim (em nome de ALLAH, Rico em Clemência, Abundante em Misericórdia) ao iniciar a refeição.
Se esquecer-se de recitá-lo, então logo que se recordar deverá recitar Bissmilláhi Awwalahu Wal Ákhirahu (em nome de ALLAH, o Primeiro e o Último).

3. É aconselhável comer em conjunto e recitar o nome de ALLAH antes de comer, pois nisso existem muitas bênçãos.

4. Coma com a mão direita.

5. Nunca coma com a mão esquerda, pois isso é prática do Shaitán [Musslim].

6. Coma aquilo que estiver mais próximo de si no prato (i.é, não movimente a mão à volta do prato) [Bukhari e Musslim]; não comece a comer a partir do centro do prato, pois é daí que desce a bênção [Tirmizi].

7. Quando o Profeta (SAW) comia, utilizava três dedos para tal e, quando terminava a refeição, lambia-os [Musslim]. Os dedos aqui referidos são o polegar, o indicador e o máximo.

8. Quando a pessoa limpar o utensílio do qual comera (sem deixar restos de comida), o mesmo pedirá perdão por ela [Tirmizi].

9. Se algum pedaço de comida tiver caído, levante-o, remova a sujidade (caso seja possivel) e coma-o; não sabemos em que pedaço ALLAH colocou as Suas bênçãos.

10. Descalce antes de iniciar a refeição, caso tenha que comer sentado sobre o chão, pois isso dar-lhe-á mais conforto [Darami].

11. O profeta Muhammad (SAW) e seus companheiros (RTA) comiam sentados no chão (estendendo um pano) [Bukhari].

12. Aumente água ao caril quando cozinhar, lembrando assim dos seus vizinhos [Musslim]; deste modo, poderá partilhar a comida com os vizinhos.

13. O sagrado Profeta (SAW) afirmou: "A comida de uma pessoa é suficiente para duas, a comida de duas é suficiente para quatro e a comida de quatro é suficiente para oito pessoas" [Musslim]; isto quer dizer que quando chega uma visita ou algum necessitado, inesperadamente, não se deve preocupar e, pelo contrário, deve-se sentir satisfeito e dar-lhes boas vindas.

14. Certa vez, quando algumas pessoas sentaram-se para comer tâmaras, o Profeta (SAW) disse: "Não levem duas tâmaras de uma só vez sem a permissão dos restantes companheiros [Bukhari e Musslim]; o mesmo aplica-se à tudo quanto for comido em conjunto, a fim de partilhar melhor a refeição e evitar a gulosice.

15. O sagrado Profeta (SAW) afirmou: "Quando um de vós comer alho ou cebola (crua), que se mantenha longe do Massjid (até o cheiro desaparecer, limpando os dentes) ou ele disse: "Ele que permaneça sentado em sua casa" [Bukhari e Musslim].

16. Não se deve comer tâmaras ou qualquer outro produto juntamente com os vermes neles existentes; certa vez, ao comer tâmaras antigas, o Profeta (SAW) removeu os vermes (bichinhos) [Abu Dawud].

17. O sagrado Profeta (SAW) desaprovou a alimentação excessiva, considerando-a preocupante; quem comer em excesso, acabará por sofrer (de doenças) e as pessoas não o olharão com estima [Baihaqui].

18. Quando a comida estiver bastante quente, espere até que a quentura diminua; o sagrado Profeta (SAW) disse: "Isso trás bênçãos" [Darami]; não se deve soprar na comida a fim de arrefecê-la.

19. Segundo Sayidina Ánass (RTA), ele observou o Profeta (SAW) agachado comendo tâmaras [Bukhari]; agachado significa abaixar-se balançado sobre os pés enquanto as pernas estão inclinadas.

20. Quando estavam muitas pessoas no ajuntamento, o Profeta (SAW) sentava-se sobre os pés (assim como na posição de Tashah-hud), o que é também um sinal de humildade e permite que mais pessoas se acomodem.

21. Não se deve levantar antes de remover o pano que fora estendido para servir a comida. Se estiver a comer com mais alguém, não levante até os outros não tiverem terminado, para que ninguém se sinta embaraçado [Ibn Májah e Baihaqui].

22. sagrado Profeta (SAW) nunca comeu reclinado [Bukhari]; isso é sinal de arrogância.

23. O Profeta (SAW) nunca procurou defeitos na comida; quando ele gostava, comia, caso contrário, deixava-a de lado [Bukhari].

24. Sayidina Huzaifa (RTA) afirma que o sagrado Profeta (SAW) não lhes permitiu que comessem em utensílios feitos de ouro ou prata [Bukhari e Musslim].

25. Depois de terminar a refeição, deve-se recitar o seguinte Duá:

(DUÁ)

Louvado seja ALLAH, que deu-nos de comer e de beber, e fez-nos muçulmanos [Bukhari e Musslim].
 
Top