INTRODUÇÃO AO ISSLAM

Abu Umeir

New Member
O que é Islam?
A palavra “Islam” é uma palavra árabe que significa “submissão e rendição dos desejos a Deus”. Essa palavra vem da mesma raiz da palavra árabe “salám”, que significa paz. Diferentemente dos nomes usados para outras religiões, como Budismo, Hinduísmo e Cristianismo, o nome da religião do Islam foi revelado por Deus e tem um profundo significado espiritual – apenas submetendo sua vontade a Deus Todo-Poderoso, uma pessoa pode obter verdadeira paz tanto nessa vida quanto na vida futura. Islam ensina que as religiões originalmente tinham a mesma mensagem – que era se submeter com sinceridade a vontade de Deus e adorá-lo e a Ele somente. Por essa razão, Islam não é uma nova religião, mas é a mesma divinamente revelada Verdade Final que Deus revelou a todos os profetas, incluindo Abraão, Moisés e Jesus.

Quem é Allah?
Muito freqüentemente alguém ouvirá a palavra árabe “Allah” sendo usada com relação ao Islam, ela é a palavra árabe para Deus Todo-Poderoso, Aquele merecedor de toda adoração sem parceiros, e é a mesma palavra usada por judeus e cristãos que falam árabe. Se alguém pegasse uma tradução da Bíblia, essa pessoa veria a palavra “Allah” sendo usada onde a palavra “Deus” é usada em português. Mas a palavra Allah diferentemente da palavra Deus não admite flexão de gênero ou número e não é usada para nada ou ninguém além do verdadeiro Deus. Por diversas razões, alguns não-muçulmanos erroneamente acreditam que muçulmanos adoram um Deus diferente do adorado por profetas como Moisés e Jesus. Esse certamente não é o caso, já que o Puro Monoteísmo do Islam chama todas as pessoas para adoração do Deus de Abraão, Moisés, Jesus e todos os outros profetas. Muçulmanos verdadeiros acreditam que judeus e cristãos diferiram do caminho dos profetas e associaram parceiros na adoração de Allah, sejam eles profetas, anjos ou santos.

Quem é Muhammad?
Ele foi o último profeta que Deus enviou para a humanidade, ele explicou, interpretou e viveu os ensinamentos do Islam da maneira que todos os profetas anteriores. Apesar de outras religiões alegarem crer num Deus Único, elas corromperam suas crenças ao tomar seus profetas e santos como intercessores junto a Deus. Algumas religiões acreditam que seus profetas são manifestações de Deus, “Deus Encarnado” ou o “Filho de Deus”. Todas essas falsas idéias levaram à adoração da criatura ao invés do Criador, o que contribuiu para a prática idólatra de acreditar que Deus Todo-Poderoso pode ser abordado através de intermediários. Com o intuito de se proteger dessas falsidades o profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) sempre enfatizou que era apenas um ser humano encarregado de pregar a mensagem de Deus. Ele ensinou aos muçulmanos que se referissem a ele como “o mensageiro de Deus e Seu servo”. Para os muçulmanos, ele é o exemplo para todas as pessoas – ele foi o profeta exemplar, verdadeiro adorador, governante, professor, vizinho, marido, pai e amigo.

Diferentemente de outros profetas, Muhammad viveu sob a luz completa da história. Muçulmanos não precisam ter “mera” fé que ele existiu e que seus ensinamentos estão preservados – eles sabem que isso é um fato! Mesmo quando seus seguidores eram poucos, Deus informou-o que ele havia sido enviado como misericórdia para a humanidade. Como as pessoas haviam distorcido ou esquecido a mensagem de Deus, Ele tomou para Si a tarefa de proteger a mensagem revelada a Muhammad (que a paz esteja com ele). Isso porque Deus havia prometido não enviar nenhum mensageiro depois dele. Como todos os mensageiros de Deus haviam pregado a mensagem do Islam – isto é, submissão à vontade de Deus e adoração exclusiva a Deus – Muhammad é na verdade o último profeta do Islam, não o primeiro!

islaam.ca
(Cont)
 
Top