O Islam e os Pilares

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
''Islam'' é uma palavra árabe que significa paz, pureza, submissão e entrega, a religião do Islam é a completa aceitação dos ensinamentos e orientações de Deus.

''Muçulmano'' é o indivíduo que aceita de livre, e espontâneas vontade o poder supremo de Deus, e luta pela reorganização total de sua vida, de acordo com os ensinamentos revelados pôr Deus o Altíssimo, trabalha também para a construção das instituições sociais que devem refletir a orientação de Deus.

O Islam não é uma religião nova., é em essência, a mesma mensagem que Deus revelou a todos os Seus Profetas:

''Dize: Cremos em Deus, no que nos foi revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos, e no que, de seu Senhor, foi concedido a Moisés, a Jesus e aos profetas; não fazemos distinção alguma entre eles, porque somos para Ele, muçulmanos.'' (Alcorão Sagrado 3: 84)

A mensagem que foi revelada ao Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele), é o Islam na sua forma compreensível, completa e final.

OS CINCO PILARES DO ISLAM

Toda ação feita conscientemente e que cumpre a vontade de Deus é considerada no Islam um ato de adoração. Todavia, os atos específicos de adoração, denominados de Pilares do Islam, são a estrutura básica da vida espiritual.

São cinco:

1º- A Declaração de fé:

Presto testemunho de que não há outra divindade além de Deus e de que Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele), é Seu Mensageiro. Está declaração de fé é chamada de chahada, uma fórmula simples que todo muçulmano pronuncia:

''Ach-hadu an la iláha ill Allah an-na Muhammadan Rassulullah''.

2º- A Oração:

As orações obrigatórias são praticadas cinco vezes ao dia, e são um elo direto entre o orador e Deus.

As orações são dirigidas pôr uma pessoa com instrução, que conhece o Alcorão Sagrado, escolhida pela comunidade.

Essas orações diárias contêm versículos do Alcorão Sagrado e são recitados em árabe, a língua na qual o Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), mas as suplicas pessoais podem ser feitas no idioma de cada um.

As orações são praticadas na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite, e assim determinam o ritmo do dia todo. Apesar de ser preferível praticar a oração em conjunto, numa mesquita, o muçulmano pode orar em qualquer lugar, tal como campo, escritório, fábrica e universidade.

3º- O Jejum:

Todo ano, durante o mês de Ramadan, todos os muçulmanos jejuam desde de alvorada até o pôr do sol, abstendo-se da comida, bebida, e das relações sexuais.

Quem estiver doente, for idoso, ou em viagem, e mulher grávida ou amamentando lhes é permitido quebrar o jejum e jejuar o mesmo número de dias em outra época do ano. Se houver incapacidade física para fazê-lo, devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado.
jejum é muito benéfico para a saúde, é considerado um método de purificação pessoal, ao privar-se dos confortos mundanos pôr um período curto, o jejuador adquire verdadeira simpatia pôr aqueles que sofrem de fome, ao mesmo tempo desenvolve sua vida espiritual.

4º- O Zakat:

Um dos mais importantes princípios do Islam é que todas as coisas pertencem a Deus, e que a riqueza, portanto, está confiada aos seres humanos.

A palavra Zakat significa tanto ''purificação'' como ''crescimento'', nossas posses são purificadas com a separação de uma parte delas para os necessitados e, a exemplo da poda das plantas, o corte equilibra e estimula novos crescimentos.

Cada muçulmano calcula o seu próprio Zakat individualmente, na maioria dos casos isso envolve o pagamento de 2,5%, do capital da pessoa. A pessoa piedosa deve também dar tanto quanto possa como caridade (sadaka), e fazê-lo preferivelmente em segredo.

Apesar dessa palavra poder ser traduzida como ''caridade voluntária'' tem um significado mais amplo, o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), disse:
 
Top