O JEJUM NO MÊS DE SHAWWAL

amantullah_85

Junior Member
O JEJUM NO MÊS DE SHAWWAL



Diz Allaah `azza wa jall no Alcorão: "Dize (ó Mohmmad): Se vós amais (de verdade) a Allah então segui-me, Allah vos amará e perdoará vossos pecados porque Ele é Indulgente e Misericordiosíssimo." (Alcorão 3:31)

Este é um belo versículo que alguns salaf denominam de "o versículo da prova", porque ele testa até que ponto o amor de uma pessoa por Allah é verdadeiro. Eles dizem que se alguém amar Allah, então deve demonstrar isto seguindo o Profeta Mohammad, sallallaahu `alayhi wa sallam. O versículo nos diz que aqueles que sinceramente seguem o profeta (saw) então podem esperar de Allah o seguinte:

- Que Allah ta'aala os amará
- Que Allah perdoará seus pecados.

Uma das formas de manifestarmos nosso amor a Allah, quando seguimos o Profeta (saw), é praticar os atos que ele aconselhava a seus Companheiros e à Ummah em geral que fossem praticados. Uma sunnah que certamente é muito importante para nós atualmente é a prática do jejum seis dias no mês de Shawwal.

Abu Ayub al-Ansari narrou: O Mensageiro de Allah (saw) disse: "Aquele que jejua no Ramadã e seis dias no Shawwal será como se (em termos de recompensa) jejuasse o ano todo." (Relatado por Muslim, at-Tirmizi, Abu Daud, Ahmad, Ibn Majah)

Portanto, esta é uma sunnah que traz uma grande recompensa, até mesmo se encontrarmos um grande Imam que divirja nesta questão. Ibn Rushd al-Qurtubi disse que Malik, raHimahumallaah, desaprovava este jejum, "ou para que as pessoas não associassem ao Ramadã o que não era parte dele, ou porque a tradição não o tivesse encontrado ou porque não se mostrava autêntico para ele, o que é mais provável." (Bidayat ul-Mujtahid) No entanto, sabemos que Imam Malik disse: "Na verdade sou apenas um mortal: Eu erro (algumas vezes) e outras eu estou certo. Portanto, em relação às minhas opiniões, tudo que estiver de acordo com o Livro e a Sunnah aceitem, e tudo o que não estiver de acordo com o Livro e a Sunnah, ignorem." (Relatado por Ibn 'Abdul Barr, Ibn Hazm e Al-Fulani)

Ao comentar o hadice acima, As-San'ani disse em Subul us-Salaam: "Se os trinta dias do jejum do Ramadã forem adicionados aos seis dias do jejum no Shawwal, perfazem um total de 36 dias. De acordo com a shari'ah, cada virtude é recompensada dez vezes. Portanto, se multiplicarmos 36 por 10, teremos 360, um número que é igual ao número de dias do ano. Alguns exegetas são de opinião que estes seis dias de jejum no Shawwal devem ser completados numa ordem contínua, logo após o fim do Ramadã. Outros acreditam que basta simplesmente completar os seis dias de jejum no Shawwal (em qualquer ordem, seja ininterrupta após o Ramadã ou em intervalos), uma opinião que é considerada correta."

Talvez seja adequado para nós que esses dias sejam as segunda-feiras e terças-feiras, porque neste caso estaríamos seguindo um outra sunnah: Aisha (ra) narrou: "O Mensageiro de Allah (saw) costumava jejuar às segundas e terças-feiras". (an-Nasai, sahih)

Se for mais fácil para a pessoa jejuar nos fins-de-semana, então neste caso estará seguindo uma outra sunnah ao mesmo tempo: Umm Salam (ra) narrou: "O Mensageiro de Allah costumava jejuar principalmente aos sábados e domingos, e ele dizia: "Estes são os dias feriados para os mushrikin e eu gosto de agir diferente deles." (an-Nasai, Ibh Khuzaymah, que o classificou de sahih, e Ibn Hajar, que concordou).

Porém, repetindo, este jejum não é obrigatório, apenas recomendado. Há uma recompensa para quem o fizer e nenhuma penalidade recairá sobre aquele que não o fizer.
http://www.sbmrj.org.br/
 
Top