O Nome de Allah-Al Hadi (O Guia)

amantullah_85

Junior Member
Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador
O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!
O Nome de Allah Al Hadi (O Guia)

O que significa Al Hadi? Al Hadi (o Guia) é Aquele que guia ao caminho do bem e pela via correta com amabilidade. Por isso nós chamamos por ex. uma pessoa que nos ajude a achar um caminho de “guia”, porque o guia é aquele que te ensina aonde deves ir com amabilidade. Al Hadi vem da palavra “Huda” que significa orientação.

Existe uma história muito bonita que fará com que entendamos melhor o sentido da palavra guia através do seu significado. Quando o Profeta SAAS emigrou para Madina junto com Abu Bakr fugindo dos ataques de Quraish, se encontraram com um homem de uma tribo árabe que conhecia Abu Bakr. O homem perguntou quem era aquele que lhe acompanhava, se referindo ao Profeta SAAS. Entao Abu Bakr respondeu: “Este é um guia que me encaminha ao caminho reto”. O árabe entendeu o que? Que Muhamad SAAS era o guia de Abu Bakr até Madina.

Vejamos que a palavra “guia” se relaciona com o conceito de caminho, senda. Allah SWT disse no Quran:

“E Allah disse a verdade e Ele guia a verdadeira senda” (wAllahu yaqulu al Haq wa hua yahdi sabil) 33:4

Entao Allah, Al Hadi (O Guia) é Aquele que encaminha e leva todas as suas criaturas pela senda correta, lhes guiando até aquilo que melhora a sua vida. Ou seja, guia os pássaros, guia os peixes, guia as formigas até seu formigueiro, guia a abelha até sua colméia e guia o ser humano até o Paraiso. Esse é Al Hadi (o Guia) SWT.

Quais são os tipos de guia?

1) A Guia geral : Allah SWT depositou em cada ser, no seu instinto inato com o qual foi criado, a sua função na vida e o que se adequa com esse sistema de vida, e o que leva até ela. Cada criatura de Allah SWT recebeu essa guia geral. Allah SWT disse no Quran:

“Que tudo predestinou e encaminhou” (Ualadhi Qadara fahadah) 87:3

2) A guia da fé: Allah nos guia até o Seu caminho.

3) A Guia para aumentar o grau da fé: Allah SWT disse no Quran: “E Allah aumentará os orientados na orientação” (Wa yazidu Allahu aldhina ihtadau huda).19:76

E Allah disse também com relação aos jovens da caverna na sura Al Kahf: “Eram jovens, que acreditavam em Seu Senhor, pelo que os aumentamos na orientação) (Inahum fitiatun amanu birabihim wa zidnahum huda) 18:13

4) A Guia ao Paraiso: Allah disse no Quran:

“E dirão: Louvado seja Allah, que nos encaminhou até aqui; jamais teríamos podido encaminhar-nos, se Ele não nos tivesse encaminhado” (wa qalu Alhamdulilahi aladhi hadana li hadha wa ma kuna linahtadi lau la an hadana Allah). 7:43

Bom, vejamos agora mais detalhadamente a Guia geral:

Allah SWT al Hadi (o Guia) ensinou a cada um dos seres a guia e o caminho que deve seguir para cumprir com a sua função na vida. E isso nos faz perceber a Majestade e a Grandeza de Allah SWT. Vejamos que quando o Faraó perguntou ao Profeta Moisés AS: “E quem é vosso senhor, oh Moises?” o que ele respondeu? Ele disse: “Nosso Senhor foi Quem deu a cada coisa sua natureza; logo a seguir, encaminhou-a com retidão!”(Rabuna aladhi ‘ata kula shayn khalqahu thuma Hada) Taha vers. 50 .

Então Allah criou cada ser e depositou nele a guia justa no seu instinto, e após isso indicou o modo de viver adequado a esta guia. Allah criou a criatura e depois disso a guiou até o caminho correto. Vou dar um exemplo: existem muitas aves que emigram do sul da África até a cidade de Beirute, ao longo de uma distância de 17 mil kilometros sem errarem o caminho ou se equivocarem. Inclusive os especialistas em aves não conseguiram entender o segredo disso. A princípio achavam que essas aves se guiavam na direção do sol, mas ao investigá-los perceberam que essas aves viajam durante as noites. Essas aves ao se desviarem mesmo que ao mínimo do seu destino, sabem que erraram o caminho. Os especialisatas são incapazes de compreender isso, mas para aqueles que querem realmente compreender no sentido mais amplo da palavra, compreenderá que se trata do Poder de Allah SWT, o Guia, pois Quem guiou essas aves ao seu destino tão perfeitamente? Quem colocou nessas aves o instinto de saber que se ela sair ao mínimo da direção ela errou o caminho? Al Hadi (O Guia) SWT.

Certamente Moises perturbou ao Faraó ao dizer: “Nosso Senhor foi Quem deu a cada coisa sua natureza; logo a seguir, encaminhou-a com retidão!” porque Aquele que Guiou a essas criaturas débeis para que elas possam viver, não iria guiar o ser humano indicando-lhe a senda reta, sendo ele a mais honrável das Suas criaturas?

Outro exemplo: as abelhas e a sua produção do mel. Para produzir o mel as abelhas precisam do néctar das flores. Então por isso existe um tipo de abelha que é denominada “A descubridora”. Qual é a função dela? Descobrir os lugares onde se encontram o néctar. Para conseguir isso ela percorre longas distâncias recolhendo e preparando amostras de néctar e traz essas amostras até a colmeia. Então ela memoriza todo o caminho percorrido e leva as amostras para que as demais abelhas experimentem o sabor da amostra, depois disso, essa abelha faz alguns movimentos e as demais abelhas entendem qual foi o caminho e a direção que ela percorreu para trazer aquele tipo de néctar. Subhan Allah! Há alguma explicação para isso? Sim: “Nosso Senhor foi Quem deu a cada coisa sua natureza; logo a seguir, encaminhou-a com retidão!” Taha vers. 50.

Então eu volto a perguntar: Aquele que guiou estas criaturas não guiaria o ser humano? Sim, Al Hadi guiou o ser humano e através de vários meios e formas. De que forma Al Hadi nos guiou? Vejamos:

1) A primeira forma foi através do instinto: Ou seja, o instinto que Allah colocou em cada ser humano contém a guia de Allah e a predisposição de amá-Lo e querer conhecê-Lo. Allah SWT disse no Quran:

“E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas do filhos de Adão os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes.” 7:172

O que significa esse versículo? O Profeta SAAS disse: “Quando Allah criou Adam tirou de suas entranhas todos os seus descendentes até o Dia do Levantamento”. Ou seja, todas as nossas almas estavam nas Mãos de Allah SWT quando Ele criou Adam, ou seja, muito antes de nós nascermos, então implantou no ser humano o instinto de reconhecer a Allah como nosso Senhor e amar a Ele. Entao todos os recém nascidos possuem essa disposição natural, ou seja, a fitra do ser humano. Cada vez que sentirmos a vontade de nos aproximarmos a Allah, em cada oração, em cada glorificação a Ele, a cada vez que dizemos la ilaha ila Allah nós simplesmente estamos confirmando esse versiculo e firmando o pacto, ao darmos o nosso testemunho, que fizemos com Allah no dia em que nossas almas foram criadas. Esse instinto flui dentro de nós assim como a alma no nosso corpo, e se encontra nas nossas veias pois Aquele que nos criou nos orientou com a Sua Guia, nos ensinando o nosso caminho, da mesma forma que ensinou a abelha o seu caminho.

O Profeta SAAS disse: “No dia do juizo será trazido um homem cujo destino será o inferno e lhe será dito: “Se possuisses algo que equivalesse a terra (em riquezas), darias em troca da salvação do castigo? Ele responderá: “Sim”. Então Allah SWT responderá: “Te pedi algo muito menos que isso no dia em que te extrai da descendência de Adam, te pedi que não associasses nada a Mim, e tu negastes.” (Muslim)

Subhan Allah, vocês já perceberam que quando vamos falar sobre Allah com uma criança ela imediatamente entende quem seria Allah? É dificil vermos uma criança que ao falarmos de Allah ela não compreenda, isso comprova que o instinto natural do ser humano é reconhecer a Allah. Allah SWT disse:

“Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Allah, sob cuja qualidade inata Allah criou a humanidade” 30:30

Além disso, Allah também nos outorgou outra coisa em nosso instinto que é a capacidade para distinguir entre o certo e o errado, e diferenciar entre o caminho do bem e do mal. Allah SWT disse:

“Pela alma e por Quem aperfeiçoou, E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado” 91:7-8

Ou seja, quando uma pessoa pretende cometer um pecado, o instinto que Allah SWT colocou nela, faz com que ela sinta imediatamente que isso é um erro fazendo o coração negar aquilo e se envergonhar daquilo. É como se fosse disparado um alarme, e na hora nos damos conta de que estamos errados. A alma humana é extremamente sensível quando fazemos algo ruim, ela imediatamente começa a emitir sinais e quando faz uma boa ação a alma também emite sinais fazendo com que nos sintamos aliviados e felizes. Isso porque Allah criou a alma predisposta a seguir a guia, entao o normal é que a alma aceite instintivamente a fé.

Portanto uma coisa deve ficar clara: Allah SWT não nos criou e nos abandonou. Allah da mesma forma que nos criou, nos deu a guia assim como deu as outras criaturas e logo nos disse: “pois, que creia quem desejar, e descreia quem quiser.” 18:29
Então voltando ao versiculo:

“E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Adão os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes.” 7:172

Esse versículo reflete a origem da guia em nossas vidas. Então quando perdemos esse instinto natural devido ao acúmulo de pecados e más ações e também pelo descuido, Al Hadi nos guia através de 6 instrumentos que Ele preparou para nos guiar. E o primeiro desses instrumentos é o instinto.

2) O segundo meio ou instrumento é o Universo. Como já dissemos nas outras aulas, o Universo é uma grande mesquita, uma exposição dos sinais de Allah. Se contemplarmos o universo ao nosso redor, encontraremos a Allah. Então a via mais curta e rápida para conhecer Allah é o Universo. Alguns acham que a mesquita é a única via de sermos guiados ao caminho reto, mas na verdade que cada um contemple a grande mesquita que é o Universo, se alguma vez encontrarmos a mesquita fechada por algum momento, saibam que a Grande mesquita de Allah jamais se fecha. Todas as criaturas foram guiadas, Allah SWT disse:

“Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica Allah, porque Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.”57:1

Portanto Allah te guiou mediante ao teu instinto e mediante ao universo que te rodeia e que está bem encaminhado. Já pararam para observar o Universo com a intenção de conhecer a Allah? Allah SWT disse:

“Dize: Contemplai o que há nos céus e na terra! Mas sabei que de nada servem os sinais e as advertências àqueles que não crêem.” 10:101

3) Terceiro meio ou instrumento é o Quran: Allah SWT disse:

“Em verdade, este Alcorão encaminha à senda mais reta e anuncia aos fiéis benfeitores que obterão uma grande recompensa.” 17:9
Quando os gênios ouviram o Quran disseram:

“Ó povo nosso, em verdade escutamos a leitura de um Livro, que foi revelado depois do de Moisés, corroborante dos anteriores, que conduz o homem à verdade e ao caminho reto.”46:30

Vejamos: nós temos o instinto que nos leva a conhecer a Allah, e temos o universo que através dele reconhecemos Allah, mas agora como saberemos como seguir a guia Dele, como saberemos como chegar até Ele? E aqui vem a importantíssima função da revelação, da mensagem do Quran. E ambas as coisas se complementam, porque se reconhecemos a Allah então precisamos fazer aquilo que Ele quer de nós, e como saberemos o que Ele quer de nós? Com o Quran. Aqui gostaria de chamar atenção para a belíssima colocação do Sheikh al Islam Ibn Taimiyah que disse com relação a Mensagem ou revelação de Allah:

“A mensagem é uma necessidade inevitavel aos seres humanos, a necessidade que estes tem por ela está acima de todas as suas outras necessidades. A mensagem é o espírito do Universo, sua luz e sua vida. Que outro sentido teria o universo se nao existisse o espirito, a vida e a luz? O Universo estaria na escuridão salvo com o surgimento do sol da mensagem. Igual é a situação do servo que não iluminou seu coração com o sol da mensagem, sendo que seu espirito estará em escuridão e se contaria entre os mortos, disse Allah”:

“Pode, acaso, equiparar-se aquele que estava morto e o reanimamos á vida, guiando-o para a luz, para conduzir-se entre as pessoas, àquele que vagueia nas trevas, das quais não poderá sair? Assim foram abrilhantadas as ações aos incrédulos.” 6:122

Esta é a descrição do crente que anteriormente se encontrava morto na escuridão da ignorância, logo Allah lhe deu a vida com o espirito da mensagem e a luz da fé, lhe concedeu uma luz com a qual transita seu caminho; enquanto o incrédulo, tem um coração morto, submergido na escuridão.”

4) O quarto meio é o Chamamento ao caminho de Allah (Daawa): Allah SWT também guia o ser humano através de suas criaturas e seus servos. Allah SWT aconselha os crentes dizendo que a melhor recompensa na terra é conseguida por aquele que chame ao caminho de Allah. Allah SWT disse:

“E quem é mais eloqüente do que quem convoca (os demais) a Allah, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?” 41:33

Ibn Al-Qayim disse: “Deves saber que o grau mais alto da adoração corresponde ao chamamento ao caminho de Allah (Daawa), já que esse mesmo posto corresponde a todos os profetas. Eles são os que conduzem a Allah, são os mais amados por Ele, os mais próximos a Ele, os que conduzem até Aquele que guia SWT”

Entao, al Hadi (O Guia) pede aos seus servos que guiem as pessoas até Ele. O Profeta SAAS disse: “Se Allah guiar através de ti um homem apenas, é melhor para ti do que qualquer outra coisa sobre a qual haja saido o sol”. E disse também: “Quem conduzir a uma boa obra terá a mesma recompensa daquele que a fez”. Isso quer dizer que se uma pessoa é guiada ao caminho de Allah através de ti, todas as boas ações dessa pessoa estarão também na tua balança no Dia da Ressurreição.

Vejam quantos meios Allah SWT utiliza para guiar as pessoas, isso para que no Dia do Juízo ninguém tenha a desculpa de dizer que não foi guiado. Nem mesmo o Faraó, pois Allah enviou Moisés até ele para chamá-lo ao caminho de Allah com cordialidade. Allah SWT disse:

“Ide ambos ao Faraó, porque ele se transgrediu. Porém, falai-lhe afavelmente, a fim de que fique ciente ou tema” 20:43-44

Isso nos indica o que? Como devemos fazer a Daawa. Pois até ao Faraó que se engrandeceu dizendo que era Deus, Allah ordenou que Moisés lhe falasse afavelmente.
Então, vimos que Al Hadi nos guia através do nosso instinto, atraves do Universo, atraves do Quran, através das pessoas com a Da’ wa , e qual é o quinto meio?

5) Com as obras de Allah em nós. Se cada um de nós remontarmos ao nosso passado e vermos como foi o começo da guia na nossa vida, veremos que cada obra de Allah na nossa vida foi uma guia. Portanto aqueles que estão afastados de Allah deveriam se envergonhar de si mesmo, pois Allah está constantemente indicando o Seu caminho a nós. Se as pessoas que estão afastadas de Allah levantassem as mãos a Allah e implorassem pela guia Dele certamente Ele os guiaria a cumprir com aquilo que faça chegar até Ele, mas primeiramente é necessário que eles tirem a poeira que está acumulada em seus corações devido aos pecados, se purificando disso, pois Allah SWT disse: “Em seus corações há a ignomia pelo que cometeram” (83:14) Pelo acúmulo de pecados e más ações o coração se torna cego, por isso Allah SWT disse: “Nem és guia dos cegos em seu extravio” (30:53).

E com relação as pessoas que já estao guiadas, que sigam sempre buscando a guia com atos de adoração voluntária, leitura do Quran, orações noturnas, etc, pois Allah SWT disse:

“Por outra, quanto àqueles que os orientam, Ele lhes aumenta a orientação e lhes concede piedade.”47:17

Agora existem aqueles que não meditam observando o universo, não encontra quem lhe guie, não lêem o Quran, e além disso estão afastados de seu próprio instinto natural e que mesmo assim Al Hadi (o Guia) oferece a guia, vou dar 4 exemplos:

1) Um dos companheiros do Profeta SAAS disse se referindo a Omar Ibn Khatab: “Juro por Allah que Omar não entrará no Islam até que o burro de Al Khatab entre” e vejam como a guia veio até ele de forma graduada. Ele contou sua história depois já sendo muslim. Ele era terrível para com os muçulmanos e torturava a sua escrava que era muçulmana que se mantinha assombrosamente firme na religião dizendo a Omar: “Viu como Allah fez com que você cansasse e me deu firmeza?”. Naquele momento Omar já havia sentido algo. Mais tarde ouviu que o Profeta SAAS fazia súplicas para que Allah guiasse a Omar dizendo: “Oh Allah eleva a posição do Islam com um dos dois Omar”. E aquilo também fez com que ele sentisse algo. Em uma noite havia saido para beber vinho com os amigos, mas não encontrou nenhum deles, nem mesmo o homem que vendia o vinho, então ele sentiu uma enorme vontade de ir ver a Kaabah. Foi até a Kaabah e encontrou o Profeta SAAS ali rezando sozinho, se aproximou dele sem que ele visse e decidiu ouvir o que ele dizia. O Profeta estava recitando o Quran e a recitação do Quran começou a comover Omar, mas ele disse a si mesmo: “é um poeta”, então o Profeta nesse exato momento recitou o versiculo: “E não é a palavra de um poeta, quão pouco credes”. Entao Omar disse a si mesmo: “é um adivinho”, então o Profeta recitou: “nem tão pouco é a palavra de um adivinho quão pouco meditais”, então ele perguntou a si mesmo: “O que é então?” e o Profeta recitou: “é uma revelação do Senhor do Universo”. Nesse dia o islam entrou no coração de Omar ibn Khatab. Allah guiou tanto a Omar, a ponto do Profeta SAAS dizer em um hadith que no dia do juizo todos estarão nus e que cada um será vestido conforme suas boas ações, alguns ficarão com uma vestimenta que não será suficiente para cobrir suas partes privadas, mas que ele viu que Omar Ibn Khatab virá nesse dia arrastando as suas vestes.

2) Segundo exemplo: as vezes Allah guia o ser humano através de um sinal. Certa vez Abdullah ibn Masud passou por um local onde haviam homens reunidos bebendo vinho, então ouviu a voz de um deles que estava cantando e disse ao seu companheiro: “Que voz bonita se recitasse o Quran”. O homem soube o que Ibn Masud havia dito e disse: “Por Allah! Esse foi um sinal que Allah enviou a mim”. Então foi atrás de Abdullah Ibn Masud e disse: “Você permite que eu lhe acompanhe e aprenda o Quran?” e então esse homem se converteu em dos que ensinava o Quran para as pessoas, através de Abdullah ibn Masud.

3) Terceiro exemplo: às vezes Allah guia o ser humano com uma palavra. Uma vez, um dos incrédulos foi até Makkah, isso antes da hégira do Profeta SAAS. Então as pessoas de Quraish começaram a advertir ao homem que não se aproximasse do Profeta SAAS porque estava possuído por demônios. Esse homem era um curandeiro que se dedicava a curar os possuidos por demônios. Assim, decidiu se aproximar do Profeta SAAS com a intenção de curá-lo. Quando se encontrou com o Profeta disse : “Conta-me o que te ocorre meu filho, pois me dedico a curar pessoas possuidas pelo demônio e me contaram que tu és um deles.”

Vejam a paciência e amabilidade do Profeta SAAS. Ele respondeu:

“Sim. Agora escuta o que vou lhe dizer:“Os louvores são para Allah, o Louvamos, buscamos sua ajuda, imploramos sua guia e imploramos o seu perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar”

Ao ouvir isso o homem disse: “Repita o que me disseste, por favor!” Então o Profeta SAAS voltou a repetir. Então o homem voltou a dizer: “Repita o que me disseste, por favor!” então o Profeta repetiu. Então o homem perguntou: “Que religiao é essa ?” O Profeta respondeu: “o Islam”. “O que ordena aos seus seguidores?” O Profeta respondeu: “Que estabelecam a oração e mantenham os vínculos familiares”. Então o homem perguntou: “O que tem que se fazer para entrar nessa religião?” O Profeta disse: “Testemunhar que não há divindade exceto Allah e que Muhamad é Seu Mensageiro!” Então o homem disse: “Testemunho que não há divindade exceto Allah e que Muhamad é Seu Mensageiro!”.

4) Quarto exemplo: 'Omair Ibn Wahb aborrecia os muçulmanos, por isso 'Omar Ibn Al- Khattab dizia: "Prefiro um porco ao invés de 'Omair Ibn Wahb". Uma vez, depois da batalha de Uhud, 'Omair Ibn Wahb estava conversando com Safwân Ibn Al-Mu'attel em Makkah, dizendo que se não fosse pelas dívidas que tinha e por ter muitos filhos, teria matado o Profeta (SAAS) com a espada envenenada que tinha na mão. Safwân Ibn Al-Mu'attel ao escutá-lo lhe incentivou a fazer isso prometendo que ele se encarregaria dos seus filhos e das suas dívidas, desde que ele matasse o Profeta SAAS.

Assim que se dirigiu a Madina com a espada envenenada. Quando 'Omar Ibn Al-Jattâb o viu, se precipitou até ele e disse: "Este nao vem aqui para fazer nada de bom". Então, o Mensajero de Allah (SAAS) disse: "Deixe-o 'Omar". Logo disse:
‘'Omair, venha! que queres?’Disse: ‘Vim buscar meu irmão, que vocês capturaram na batalha de Badr’. O Profeta (SAAS) sorriu e disse: ‘Realmente vieste para isso 'Omair?’ Disse: ‘Sim!’. O Profeta disse: ‘'Omair, diga a verdade.’Ele disse: ‘Estou dizendo a verdade!’. O Profeta SAAS disse: ‘Não estás dizendo a verdade. Te reuniste a sós com Safwân Ibn Al-Mu'attel e disseste: "Se não tivesse dívidas a pagar nem filhos mataria a Muhamad". E ele te respondeu: "Teus filhos são meus filhos e tua dívida é minha". 'Omair disse: "Testemunho que tu és o Mensageiro de Allah”.

Omar comentou em uma ocasião: "Antes dele abraçar o Islam, preferia um porco ao invés dele, mas agora prefiro ele a alguns dos meus filhos”.

Portanto irmãos Allah é Aquele que Guia (Al Hadi), quanto mais aumentarmos nossa submissão perante Ele mais encontraremos Sua guia, quanto mais atos de adoração voluntária e orações voluntárias pelas madrugadas, mais sentiremos o sabor da fé e da guia. E a aqueles que buscam a recompensa de Allah que se esforcem em chamar as pessoas ao caminho de Allah.

Bom, vejamos que em todas nossas orações recitamos a Fatiha e o que dizemos na Fatiha?

“Em nome de Allah, o Misericordioso, o Misericordiador. Louvado seja Allah, Senhor do Universo, Misericordioso, o Misericordiador, Soberano do Dia do Juízo. Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda! Guia-nos à senda reta, À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.”

Porque a senda reta? Porque o caminho reto é o caminho mais fácil, sem complicações, é o caminho de Allah. Vimos que todo o universo direciona-se por esse caminho quando vimos que tudo glorifica a Allah, se nós não seguirmos esse caminho estaremos nos chocando com todo o caminho do universo. Estaremos indo contra o universo inteiro. O que comprova isso é que sempre que o Profeta SAAS via a lua dizia: “Meu Senhor e teu Senhor é Allah, o Deus do bem e da guia”.

O Profeta SAAS certa vez sentou-se com os companheiros e traçou na areia uma linha reta e ao lado dela, outras linhas tortas e disse: “Essa é a senda reta de Allah e a as outras linhas representam o extravio, e em cada uma delas há um demônio que chama as pessoas a entrarem nele.”

Entenderam agora porque dizemos: “Guia-nos a senda reta”?

Quais são as peculiaridades desse caminho?

“À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.”
Então, quando repetirmos esse versículo nas nossas orações que lembremos do Profeta Muhamad SAAS, de Omar, de Abu bakr, dos Profetas, de Khadija, de Aisha, dos virtuosos. Guia-nos a senda que essas pessoas seguiram.

Há um hadith muito lindo do Profeta Muhamad SAAS, onde ele explica os meios
que nos leva a guia. O Profeta SAAS disse:

“Allah nos deu um exemplo: O caminho reto está delimitado e em ambos os lados desse caminho há muros. Em cada um de ambos muros existe um série de portas abertas e que ocultam o que há dentro com cortinas. No começo do caminho há um exortador que diz: “Este é o caminho, siga pois é um caminho reto”. No meio do caminho há outro exortador que diz a cada um que tente entrar por aquelas portas dos muros: “Não abra a cortina, pois se abrires entrarás nela”.

Então o Profeta SAAS nos explicou esse exemplo: “O caminho reto é o caminho de Allah, o Islam! O exortador que está no inicio do caminho é o Quran, o Livro de Allah que guia a esse caminho. As portas são as proibições de Allah. E o exortador que exorta na metade do caminho é o instinto inato que Allah colocou na consciência de cada muçulmano.”

Portanto irmãos muito cuidado para não abrirmos nenhuma dessas portas, senão cairemos nelas. Alguns exemplos dessas portas:

A porta da fornicação e do adultério que aparece embelezada perante as pessoas sobre o nome: “Amor”. A porta do dinheiro ilícito que aparece embelezada sobre o nome de “esperteza e habilidade”. A porta da desnudez e a exposição do corpo que aparece embelezada sobre a denominação de “Moda”.

Irmãos, o caminho reto que seguirmos nessa vida será o mesmo que deveremos atravessar na Ponte no dia do juizo. É um só caminho que começa nessa vida e se estende até a outra vida. Se nós queremos atravessar a Ponte no dia do juizo sem problemas e sem sofrimentos, então que comecemos atravessando o caminho reto aqui nessa vida, ficando firme no caminho reto obedecendo às ordens de Allah, e assim o caminho na outra vida será fácil para nós.
O Profeta SAAS disse com relação a ponte que será atravessada no Dia do Juízo:
“Há quem atravessará a Ponte como um piscar de olhos, outros como o vento, outros como quem monta um cavalo, outros engatinhando, outros se arrastando, outros se agarrando aos ganchos do caminho e se apoiando nele, e outros cairão”
Essa ponte é mais fina que um fio de cabelo, mais afiada do que uma espada, é escura, e abaixo dela está o inferno.

Portanto quem deseja passar por esta ponte mais rápido do que o piscar de olhos que se apegue no caminho reto nessa vida segundo as ordens do A Hadi Allah SWT. E aqueles que deixarem esse caminho nessa cairá da ponte no dia do juizo no inferno e passará 70 anos caindo até chegar na sua profundidade. Que Allah nos firme no caminho reto!


Ya Allah guia-nos à senda daqueles que Tu guiaste. Guia-nos à senda dos abençoados, guia-nos a senda daqueles que tem a Tua Misericórdia, guia-nos a senda daqueles que Te amam e que Tu amas. Guia-nos a senda reta, a senda daqueles que Tua agraciaste não a dos abominados nem a dos extraviados. Firme nossos passos na ponte no Dia do Juízo e guia-nos aos caminho do Paraíso!! Amin, Amin, Amin! E que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhamad e Louvado seja Allah Senhor do Universo!
 
Top