SALAT

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
A oração foi a primeira das adorações instituídas por Deus no Islam. E tamanha é a sua importância que foi a única que não foi transmitida ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através do arcanjo Gabriel aqui na terra. A sua transmissão se deu no céu, feita diretamente por Deus ao Seu último mensageiro, nos eventos conhecidos como Al Isrá ''A viajem noturna'' e Al Miráj ''A ascensão''.

A oração é citada no Alcorão Sagrado mais de 117 vezes. A sua finalidade está expressa neste versículo.

"Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome." (Alcorão Sagrado 20:14)

A obrigatoriedade da oração veio expressa tanto no Alcorão como na Sunnah.

"A oração é uma obrigação prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido tempo." (Alcorão Sagrado 4:103)

A forma de fazê-la nos foi passada pelo Profeta Muhammad, através da Sunnah. Disse o Profeta Muhammad: " Orai como me vistes orando "

A oração é considerada a base fundamental da religião. Disse o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"Quem celebra a oração constrói a religião e quem a derruba (deixa de cumprir) destrói a religião."

"Para o muçulmano cair na heresia e no ateísmo, basta somente que ele deixe de cumprir as orações."

Deus instituiu 5 orações diárias obrigatórias, onde o muçulmano estabelece um elo, uma ligação direta entre ele e Deus, sem a necessidade de intermediários para isto, onde ele expressa a sua gratidão e amor a Deus, fortificando, dessa forma, o coração, o corpo e o espírito.

A oração Islâmica é um conjunto perfeito, onde o muçulmano alcança diversos benefícios. Na parte espiritual, ele alcança paz de espírito elevando-o.

Na parte física, ele realiza um exercício diário, através dos seus movimentos, beneficiando com isso o seu corpo e é um estimulo à utilização da sua razão, a partir do momento em que tem que saber o que diz na oração, raciocinando em cima dos versículos que são recitados na oração.

"Ó fiéis, não vos deis a oração, quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis..." (Alcorão Sagrado 4:43)

Logo, o muçulmano que pratica as 5 orações diárias está reforçando, 5 vezes ao dia, a crença sobre a qual repousa a sua fé, pois a prática da oração é um dos maiores sinais de fé, e a prova mais óbvia da gratidão a Deus pelas Suas incontáveis graças.

Nesses momentos, o muçulmano é relembrado de que Deus o esta observando e ao seu comportamento diário. Assim, ele procurará afastar-se de tudo aquilo que é ilícito e fazer tudo aquilo que agrada a Deus.

"Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva o (homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus é o mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis." (Alcorão Sagrado 29:45)

Disse o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

''Aquele a quem a sua oração não preserva dos atos abomináveis e da prática do ilícito, afasta-se mais e mais de Deus."

Algumas pessoas ao praticarem as orações não conseguem alcançar esses benefícios, continuando a ter comportamentos ilícitos ou um caráter fraco, sendo que só adquirem o cansaço físico, pois as realizam sem presença de espírito, sem raciocinar em cima do que recitam e repetindo apenas movimentos mecânicos.

"Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes, Que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele retornarão." (Alcorão Sagrado 2:45-46)

Nós devemos ter sempre em mente que Deus não precisa da nossa oração, porque Ele está livre de qualquer necessidade. Nós, pelo contrário, é que precisamos dela pois ela nos traz inúmeros benefícios, como os já vistos, além de vários outros.

Como o de estar imprimindo a organização, a disciplina, a perseverança e a ordem na nossa vida. A oração nos treina todas as virtudes que tornam possível o desenvolvimento de uma pessoa feliz, proporcionando-nos equilíbrio e paz interior.

O Islam é uma religião social, por isso, é uma doutrina que agrega e congrega, cria o grupo e a comunidade. O Profeta Muhammad, disse:

"A oração em grupo é 27 vezes melhor do que a individual."

Logo, podemos verificar o estímulo à oração feita em grupo, onde os muçulmanos ficam alinhados em fileiras, simbolizando com isso a igualdade que prevalece entre todos quando estão diante de Deus, não havendo diferenças entre o rico e o pobre, o preto e o branco, nem privilégios do governante para o governado.

Além do mais, faz com que os muçulmanos se reencontrem pelos menos 5 vezes ao dia, fortificando, com isso, os laços de amizade. Por exemplo, ao constatarem a ausência de alguém que costuma ser assíduo nessas orações, procuram-no para verificar se está doente ou necessitando de algo.

Embora a oração seja aceita por Deus em qualquer lugar, como nas nossas casas, local de trabalho, etc., Deus nos orientou para que construíssemos locais como mesquitas para que estas orações em grupos pudessem ser realizadas.

"(Semelhante luz brilha) nos templos que Deus tem consentido sejam erigidos, para que neles seja celebrado o Seu nome e neles O Glorifiquem de manhã e à tarde." (Alcorão Sagrado 24:36)

"Sabei que as mesquitas são (casas) de Deus; não invoqueis, pois, ninguém, juntamente com Deus." (Alcorão Sagrado 72:18)

Disse o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"Para aquele que constantemente vai à mesquita, ou dela volta, Deus prepara uma mansão no Paraíso, tanto na ida como na volta." Relatado por Bukhári e Muslim

E disse também:

"Quanto àquele que fizer corretamente a ablução em sua casa, em seguida for a uma das casas de Deus para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta ou ele será elevado em um grau." Relatado por Muslim
 

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
A Importância da Oração no Islam



A Oração é o Pilar da religião


O que se transformou em verdadeiro axioma, transmitido de boca a boca por todo muçulmano, e está profundamente arraigado em seu coração. E certamente o é, pois representa o marco, que separa o muçulmano daquele que não o é.

O islam não lhe conferiu (a oração) essa qualidade de se tornar pilar da religião e seu grau supremo, senão pela alta importância, consideração majestosa e valor que detém diante de Deus e de Seus Mensageiro. Deus nos ordenou praticá-la, dizendo:

“Observai as orações, especialmente as intermediárias e consagrai-vos fervorosamente a Deus” (2ª Surata, vers. 238)

O Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz), disse:

"A primeira coisa de que o homem terá de prestar conta, no Dia do Juízo Final, será a oração. Se (as orações) foram válidas, todas a sua obra será; se foram defeituosas todas as suas obra também o terá sido".

Deus fez da oração o caminho da vitória, da prosperidade, da felicidade e do sucesso, na vida atual e na futura, dizendo, bendito seja: “É certo que prosperarão os crentes, que são humildes em suas orações”. (23ª Surata, vers. 1-2)
 

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
Como Fazem as Abluções


Deus, Altíssimo, disse:

“Ó fiéis, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavem o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e lavai os pés, até os tornozelos...”. (5ª Surata, vers. 6)

Esta orientação sagrada fez das abluções um preceito obrigatório, sem cujo prévio cumprimento não se considera válida a oração. Sem as abluções a oração é nula. É um pecado praticá-la, sem estar purificado.

O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) explicou, claramente, a maneira mais pratica de se fazer às abluções, que é a que segue:

Prepare, primeiro, água limpa. Volte, em seguida, o pensamento para a intenção de fazer as abluções a fim de cumprir com o dever da oração. Esta intenção não precisa ser dita em voz alta; é suficiente que tenha consciência da razão porque faz as abluções prescritas. Então, pronuncie a seguinte fórmula:

“Bismillahir-rahmanir-rahim” (Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Lave as mãos até os pulsos três vezes seguidos, sem se esquecer dos espaços entre os dedos, esfregando-as bem :

1:

Depois disso, recolha água, com as mãos em forma de concha, e enxágüe a boca três vezes :

2:

Em seguida, aspire água pelo nariz e assoe-se, deitando-o fora, também três vezes consecutivo. Lave o nariz, para retirar quaisquer resido de sujeira que possa ter :

3: 4:

Depois, lave o rosto três vezes, assegurando-se de que a água chegue a toda superfície do rosto, incluindo as pálpebras :

5: 6:

A seguir, lave os braços, até aos cotovelos, três vezes, começando pelo braço direito :

7: 8:

Apos isto, enxágüe as mãos e passe-as, assim molhadas, na cabeça, de frente para trás para frente :

9: 10: 11: 12:

Em seguida, passe as mãos molhadas nas orelhas, por dentro e por fora, mas sem as molhar novamente (com a água que ainda permanece nas mãos, depois de tê-las passado na cabeça) :

13:

Finalizando, lave os pés ate aos tornozelos três vezes, começando pelo direito, sem se esquecer dos espaços entre os dedos, esfregando-os convenientemente :

14: 15:

Terminadas as abluções, diga:

“Ach-hadu an la ilaha il-la Allah wa ach-hadu an-na Muhammad-an rassulul-lah” (Testemunho que não há outra divindade além de Deus e que Muhammad é o seu Mensageiro)

“Ó Deus! Faze com que eu seja um dos que não cessam de voltar-se, arrependidos, para Ti, e um dos que não cessam de purificar-se”

Obs: Devem seguir exatamente a seqüência acima indicada, para as diferentes partes do corpo. Estas são as abluções que lhe permitem apresentar-se do pé, perante o Senhor. Elas são validas para duas ou mais orações, tantas quantas puder fazer sem as ter anulado, nesse meio tempo.

Escovar os Dentes

Isso é uma sunnah, ou a boa ação, recomendada pelo Profeta, apesar de não ser obrigatória. Se você está sem escova de dente, limpe com os dedos indicador e polegar. Muitas Tradições insistem neste costume, dizendo uma das mais reconhecida:

“Se eu não temesse pedir demais à minha comunidade, lhe ordenaria o uso da escova antes de cada oração”.
 
Top