Uma Mulher Grávida Orando Sentada

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
Uma Mulher Grávida Orando Sentada
Título da Fatwa: Uma Mulher Grávida Orando Sentada
Data da Fatwa: 24/ Março/ 2003
Tópico da Fatwa: Salat (Oração)

Questão da Fatwa: Prezados escolares, As-Salam `alaikum. Minha esposa está grávida, louvado seja Allah. Ela pode fazer a oração sentada até dar a luz, ou somente se ela se sentir tonta, com dor ou enjoada? Por favor responda o mais rápido possível. Jazakum Allah khayran.

Nome do Mufti: Sheikh Muhammad Saleh Al-Munajjid

Resposta:

Wa `Alaikum As-Salam wa Rahmatullahi wa Barakatuh.

Em nome de Allah, o Clemente, O Misericordioso.


Todos os louvores são para Allah, e que a paz e as bênçãos estejam com Seu Mensageiro.


Prezado irmão no Islam, que Allah o recompense abundantemente pelo seu interesse em saber dos ensinamentos do Islam e conceda a você uma criança saudável! Obrigado pela grande confiança que você tem em nós, e nós imploramos a Allah Todo-Poderoso que nos ajude a servir em Sua causa e prestar nossos serviços por Sua graça.

Quanto à sua pergunta, você deve saber que a gravidez é um estado que pode ser semelhante à doença. Portanto, o Islam relaxa os rigores da disciplina da religião para uma mulher grávida permitindo a ela quebrar o jejum obrigatório do Ramadan se ela teme por ela ou pelo feto. Quanto à oração, a mulher grávida deve ficar em pé se ela tem condições. Se ficar em pé é difícil para ela ou se ela tem ameaça de aborto e deve sentar-se ou deitar-se, ela pode fazê-lo. A medida que a gravidez avança, curvar-se e prostrar-se pode se tornar difícil. Então ela pode inclinar-se ou sentar-se para essas posições, como detalhado abaixo. Ela receberá uma recompensa completa por suas orações porque gravidez e doença estão entre as razões válidas que relaxam os rigores das regras islâmicas.

Primeiramente, nós gostaríamos de deixar claro que a religião do Islam não busca causar nenhuma dificuldade aos seus seguidores ou sobrecarregá-los além de suas capacidades. Conforto e facilidade estão entre as principais características do Islam. Allah Todo-Poderoso diz: ”Allah não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.” (Al-Ma’idah: 6)

O Profeta disse, ”A religião é muito fácil e quem quer que se sobrecarregue em sua religião não poderá continuar assim.”

Esse conceito de facilitação e conforto no Islam é claramente manifesto em suas regras simples e flexíveis. O Islam leva em consideração pessoas que têm certas desculpas, e relaxa suas regras para que as pessoas não enfrentem nenhuma dificuldade quando cumprindo os preceitos da Shari’ah.

Esclarecendo melhor a pergunta em questão, nós gostaríamos de citar para você a seguinte fatwa emitida pelo Sheikh M. S. Al-Munajjid, um proeminente autor e conferencista saudita muçulmano, na qual ele declara:

“O princípio básico a respeito da oração de uma pessoa doente é que ele(a) deve fazer tudo o que ele(a) tem condições de fazer das partes essenciais da oração, e ele(a) não tem que fazer o que ele(a) está incapacitado de fazer. Isto é indicado por um grande número de evidências do Qur’an e Sunnah. Allah diz: ”Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais.” (At-Taghabun: 16)


”Allah não impõe a nenhuma alma carga superior às suas forças.” (Al-Baqarah: 286)

E o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) disse: ”Se eu ordeno a vocês que façam uma coisa, então façam tanto quando puderem dela.” (Relatado por al-Bukhari e Muslim)

Foi narrado que `Imran ibn Husayn (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu estava sofrendo de hemorróidas e perguntei ao Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) sobre a oração. Ele disse, ”Ore em pé, e se você não puder, então sentado, e se você não puder, então deitado de lado.” (Narrado por al-Bukhari)

Baseado no que foi dito acima, se a sua esposa tem condições de orar em pé, então ela tem que ficar em pé. Se ela se torna incapaz de ficar em pé ou é muito difícil para ela ficar em pé, então ela pode sentar-se enquanto faz a oração.

É permitido sentar-se em uma cadeira ou no chão, dependendo do que a pessoa é capaz de fazer e do que é fácil para ela. Mas é melhor sentar-se no chão, porque a Sunnah é para uma pessoa sentar-se com as pernas cruzadas no local onde ela ficaria de pé e se curvaria, e isto não é fácil de fazer em uma cadeira.

Sheikh Ibn `Uthaymeen disse: Se uma pessoa não pode orar em pé, ela deve orar sentada, mas é melhor sentar-se com as pernas cruzadas no local onde ficaria em pé e se curvaria.

De seu ensaio, Taharat al-Marid wa Silatuhu, ele declara:

Isso de sentar-se com as pernas cruzadas não é obrigatório; ele(a) pode sentar-se de qualquer maneira que ele(a) queira porque o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) disse: “Se ele não pode, então sentado,” e ele não explicou como a pessoa deve sentar-se.

Se for muito difícil para sua esposa prostrar-se e curvar-se, então ela pode inclinar-se para a frente e fazer a inclinação para sujud mais profunda do que aquela para ruku’.

Se ela puder ficar em pé, então inclinar-se para a frente para ruku’ enquanto estiver em pé, e inclinar-se para a frente para sujud enquanto estiver sentada, ela deve fazê-lo, porque estar em pé é mais próximo de curvar-se do que estando sentada, e estar sentada é mais próximo de sujud do que estando em pé.


Sheikh Ibn Baaz disse:

Quem for capaz de ficar em pé mas não é capaz de curvar-se ou prostrar-se não está privado da obrigação de ficar em pé; ele deve orar em pé, então inclinar-se para a frente para ruku’ (isto é, enquanto estiver em pé) então sentar-se e inclinar-se para a frente para sujud… e ele deve fazer a inclinação para sujud mais profunda do que aquela para ruku’. Se ele está incapacitado apenas de prostrar-se, então ele deve fazer ruku’ e inclinar-se para a frente para sujud.

Se durante a oração a pessoa doente se torna apta a fazer algo que ela estava incapacitada de fazer, tal como ficar em pé, sentar-se, curvar-se ou prostrar-se, ela deve começar a fazê-lo e continuar do ponto que ela já completou da sua oração.


De seu ensaio Ahkam Salat al-Marid wa Taharatihi,, Sheikh Ibn `Uthaymeen disse:

Quem não tiver condições de curvar-se deve inclinar-se para a frente enquanto estiver em pé, e quem não tiver condições de prostrar-se deve inclinar-se para a frente enquanto estiver sentado.”

Extraído, de: www.islam-qa.com
 
Top