A Confiança em Allah (Tawakol ‘ala Allah)

Discussion in 'Português - Portuguese' started by amantullah_85, Apr 18, 2008.

  1. amantullah_85
    Offline

    amantullah_85 Junior Member

    Joined:
    Mar 13, 2008
    Messages:
    105
    Likes Received:
    0
    Trophy Points:
    0
    Gender:
    Female
    Ratings Received:
    +0 / 0
    Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!

    O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!


    A Confiança em Allah (Tawakol ‘ala Allah)

    Nossa aula de hoje é sobre a confiança em Allah. Algumas pessoas tem o conceito errado do que vem a ser a confiança em Allah, entendendo que a confiança em Allah seria por ex. não tomar remédio, não ir ao médico, não estudar para uma prova, não trabalhar, etc. Acontece que quem pensa assim está errado, pois não é esse o sentido da confiança em Allah. Porque? Porque a confiança em Allah é uma adoração ligada ao coração e não com as ações em si. Devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance, ou seja, tomar o remédio, ir ao médico, estudar, trabalhar etc e então confiarmos em Allah. A confiança em Allah é trabalharmos para conseguir aquilo que queremos e então deixar nosso coração firme na confiança de Allah, de que Ele é Quem o poder sobre todas as coisas.

    A palavra Tawakol em árabe vem do nome de Allah Al Wakil. Al Wakil é Aquele que te ajuda e te encaminha a tudo aquilo que for bom para ti. É Aquele ao qual não há melhor, nem maior Guardião, que Ele. Todos nós temos problemas e mais problemas na nossa vida, e a solução para esses nossos problemas está na confiança em Allah e aprender a confiar Nele, e se submeter com entrega total a Ele. Quando você vê um caminho se fechando para você, saiba que o Wakil (O Guardião) está te preservando novos caminhos que te trarão mais benefícios e felicidades que a primeira, mas nós com a nossa ignorância perante o conhecimento de Allah não nos apercebemos disso. Vejamos um exemplo, todos os dias nós vemos, mas não nos apercebemos. Vejamos o exemplo de um feto, este se acostuma no útero da mãe e todo seu alimento e toda a sua sobrevivência vem através de um único caminho que é o cordão umbilical. Quando este feto nasce e vem à vida ele chora. Por quê? Porque se acabou toda a vida com a qual ele estava acostumado, fechou-se perante ele o caminho pelo qual ele estava trilhando. Só que ele não se deu conta que Allah SWT lhe abriu dois outros caminhos melhores, ou seja, ao invés do cordão umbilical agora ele tem o leite do qual ele mama das mamas de sua mãe. Quando essas 2 portas se fecham perante ele, ele chora, mas Allah SWT ao invés dessas 2 portas lhe abriu 4 portas, 2 bebidas e 2 alimentos, o leite, a água, as frutas e verduras e a carne dos animais. Quando chega a morte ele chora. Por quê? Porque vai se fechar mais uma vez os caminhos pelos quais ele estava acostumado. Mas se ele for dos benfeitores Allah abrirá para ele em troca as 8 portas do Paraíso. E se ele for dos malfeitores se abrirão as 7 portas do Inferno. Com esse exemplo vemos o quanto Allah SWT é Misericordioso e o quanto nosso conhecimento é limitado comparado com o planejamento e domínio que Allah SWT tem sobre a nossa vida.

    Mas porque devemos confiar em Allah? Vejamos o seu reino para analisarmos se devemos confiar Nele ou não. Vejamos o Reino de Allah SWT e imaginemos o Seu poder sobre toda a criação:

    Allah SWT disse no Quran al Karim:
    “Dize: Ó Allah, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas quem queres e humilhas a Teu bel prazer. Em Tuas mãos está todo o Bem, porque só Tu és Onipotente.” 3:26
    “É de Allah tudo quanto existe nos céus e na terra” 14:2

    “Allah é o Criador de tudo e é de tudo o Guardião” 39:62

    “Suas são as chaves dos céus e da terra; prodigaliza e restringe a Sua graça a quem Lhe apraz, porque é Onisciente” 42:12

    “E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, seguramente te responderão: Allah! Dize-lhes: Tereis reparado nos que invocais, em vez de Allah? Se Allah quisesse prejudicar-me, poderiam, acaso, impedi-Lo? Ou então, se Ele quisesse favorecer-me com alguma graça, poderiam eles privar-me dela? Dize-lhes (mais): Allah me basta! A Ele se encomendam aqueles que estão confiantes.” 39:38.

    O Profeta SAAS disse: “Em verdade a criação de cada pessoa sucede no ventre de sua mãe: durante 40 dias em forma de embrião, logo se converte em um coágulo por período similar de tempo. Logo se converte em um pedaço de carne, também por período similar de tempo. Finalmente Allah lhe envia um anjo que lhe insufla o espírito e escreve 4 assuntos sobre ele: Seu sustento, o prazo de sua vida, suas obras, e se ele será feliz (destinado ao Paraíso) ou condenado (destinado ao Inferno).”

    Subhan Allah irmãos, nas Mãos de quem está a sua vida?

    Allah SWT disse no Quran:

    “Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Allah, Senhor do Universo”
    “E quando te decidires, encomenda-te a Allah, porque Allah aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam. Se Allah vos secundar, ninguém poderá vencer-vos; por outra, se Ele vos esquecer, quem, em vez d’Ele, vos ajudará? Que os fiéis se encomendem a Allah!” 3:159 e 160
    “E encomenda-te ao Vidente, Imortal, e celebra os Seus louvores” 25:58

    Quem é melhor do que O Vivente que jamais morre para depositarmos toda a nossa confiança Nele?

    A confiança em Allah é você deixar seu coração nas Mãos de Allah. É como se você dissesse: “Oh Allah faça da minha vida o que desejares!” pois tem a certeza de que Allah só fará o melhor para você. Vejamos o Profeta Muhamad SAAS na sua súplica a Allah SWT:

    “Eis-me aqui e feliz em Te servir. Todo o bem está em Suas mãos. O mal não é julgado a Ti. Eu sou do Senhor e para o Senhor. Abençoado e Altíssimo és Tu. Eu busco o Teu perdão e arrependo-me a Ti” (Labeika wa sa’deik wal khairu kulu biadeik wa sharu laisa ileik tabarakta wa ta’aleit astaghfiruka wa atubu ileik) (Muslim)

    Será que Allah SWT deixaria ao léu aquele que confiasse Nele? Jamais! Vejamos as palavras de Allahu Ta’ala:
    “Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Allah, saiba que Ele será Suficiente, porque Allah cumpre o que promete.” 65:2-3
    Ou seja, aquele que confiar em Allah, isso lhe bastará e lhe será mais do que suficiente.
    “Acaso, não é Allah suficiente Custódio para o Seus servo? Porém, eles tratarão de amedrontar-te com as outras divindades, além d’Ele! Mas quem Allah extraviar não terá orientador algum. Em troca, a quem Allah encaminhar, ninguém poderá extraviar. Acaso, não é Allah, Justiceiro, Poderosíssimo?” 39:36 e 37

    Vejamos o Profeta SAAS ensinando um jovem companheiro a confiança em Allah:
    Ibn Abbas(RAA) narrou que um dia se encontrava atrás do Profeta SAAS quando este se virou e disse: “Oh jovem, ensinar-te-ei algumas palavras: Recorda a Allah e Ele te guardará. Recorda a Allah e O encontrarás sempre junto a ti. Se implorares por algo, implora a Allah. E se necessitares de ajuda, recorre a Allah. E tem certeza de que ainda que se reúna todo o povo para beneficiar-te em algo, não o farao, a não ser aquilo que Allah houver disposto para ti. E se se reunirem para prejudicar-te em algo, não o farão, a não ser aquilo que Allah tiver determinado sobre ti. Assim, as penas (das canetas) ficam retiradas, e as folhas (dos livros do destino) secas.” (Tirmidhi)

    Viram a confiança? Quem poderá contra mim se Allah está comigo? Vamos recordar a Allah irmãos para que Ele esteja sempre ao nosso lado. Devemos ter a certeza de que seja quem for que se reunir contra nós, nada conseguirão exceto naquilo que Allah decretou para nós. Não devemos jamais temer as pessoas, pois Allah é quem tem o poder sobre todas as coisas e somente Ele tem o poder de fazer o que Ele quiser. Se nós tivermos essa certeza firme no nosso coração estaremos entre os triunfantes tanto nessa vida como na outra, pois Allah SWT retirará a preocupação dos nossos corações e nos agraciará com um coração em paz. Allah SWT disse:
    “Dize: jamais nos ocorrerá o que Allah não nos tiver predestinado! Ele é nosso Protetor. Que os fiéis se encomendem a Allah!” 9:51
    Allah SWT disse num hadith Qudsi: “Oh filho de Ádam! entrega-te à minha adoração e eu aliviarei o teu íntimo de todas as ansiedades mundanas e afastarei a tua pobreza; de outro modo, incutirei no teu íntimo milhares de preocupações e não afastarei a tua pobreza." (Ahmad e Ibn Maja)

    Ou seja, confia em Allah e Ele tirará do teu coração e da tua alma as preocupações, caso contrário, Allah incutirá no teu coração milhares de preocupações.

    Allah SWT disse no Quran:
    “Mas, se te negam, dize-lhes: Deus me basta! Não há mais divindade além d’Ele! A Ele me encomendo, porque é o Soberano do Trono Supremo.” 9:129
    E disse tb:
    “Dize-lhes (mais): Ele é o Misericordioso, no Qual cremos e ao Qual nos encomendamos.” 67:29
    O Profeta SAAS nos ensinou a confiar a Allah todos os nossos assuntos. Para isso ele nos ensinou o salat al Istikhara (Oração para pedir a orientação de Allah). Seja qual for o assunto que te deixar em dúvida recorra a Allah e submeta a Ele a decisão a ser tomada, pois Allah sabe e nós ignoramos. Vejam a confiança colocada em Allah ao fazermos a súplica ensinada pelo Profeta Muhamad SAAS:

    “Oh Allah procuro por Teu conselho e por Tua sabedoria, imploro-te o poder por Teu poder , e imploro-te por Teu favor poderoso, Tu possues o poder e eu não possuo, Tu conheces e eu desconheço. E Tu és o conhecedor do que é oculto. Oh Allah, se tu sabes que este meu afazer (e menciona a duvida) e o melhor para mim, para minha religião, para minha vida atual e o futuro, torna-o possível para mim, facilita-o para mim e então abençoa-me nele. E se Tu sabes que este meu afazer é um mal para mim, para minha religião, para minha vida atual e o futuro então afasta-o de mim e me afasta dele, e me torna possível o melhor onde quer que esteja, e então me faze satisfeito com isso.”
    “Allahumma inni astakheeroka bi ilmik. Wa'astaq-diroka biqodratik. Wa'as'aloka min fadlikal-azeem. Fa'innaka taqdiru wala aqdir. Wata lamo wala-a lam. Wa'anta-allamul ghuyoob. Allahumma in kunta ta lamu anna (hathal-amra*) khairun-lee fi deenee wama ashi wa ajila amri wa'ajilah, faqdorho lee, wayassirho lee, thomma-barik lee fih. Wa'in konta ta lamo anna (hathal-amra*) sharun-lee fi deenee. Wama ashi. Wa ajila amri. Wa'ajilaho. Fasrifho annee. Wasrifnee anh. Waqdur leyal-khayr haytho kan. Thomma ardini bih.”(Bukhari)

    Vejam a confiança em Allah. Prefiro a Tua escolha oh Allah ao invés da minha, decida este assunto para Mim, pois Tu és meu Guardião.

    Quando o Profeta SAAS disse que 70.000 da sua Ummah entrarão no Paraíso sem prestar contas, foi questionado sobre quem seriam estas pessoas. Então o Profeta SAAS respondeu: “São os que não utilizam nem praticam o feitiço ou os amuletos, e não crêem no mau augúrio, mas apenas se encomendam a Allah” (Bukhari e Muslim)

    Irmãos vamos dizer, não somente com nossas línguas, mas com nossos corações que confiamos em Allah em todos os nossos assuntos e assim teremos conseguido o melhor remédio para os problemas e preocupações desta vida mundana.

    O Profeta SAAS disse:

    “Aquele que ao sair de casa disser: ‘Em nome de Allah, encomendo-me a Allah, não há forca nem poder senão em Allah’ (Bismillah tawakalto ala Allah, la haula wala kuata ila billah), será dito: ‘Foste guiado (a verdadeira senda), e Allah te proverá e te guardará; e Satanás se esquivará de ti.’” (Tirmidhi)

    O Profeta SAAS disse: “Quando fores recolher-te ao teu leito dize: ‘Oh Allah a Ti me entrego, e a Ti oriento meu rosto, e a Ti encomendo meus assuntos, em Ti resguardo meus costados, por amor e por temor a Ti. Não há refugio nem salvaguarda de Ti a não ser em Ti, eu creio no Teu livro que revelaste e no Profeta que enviaste.’ (Allahuma aslamtu nafsi ileik, wa faudto amri ileik, wa wajahtu wajhi ileik, wa lajatu dhahri ileik, raghbatan wa rahba ileik, la malja wala manja minka ila ileik, amantu bi kitabika aladhi anzalt wa bi nabiyika aladhi arsalt); E se morreres esta noite, morrerás como um verdadeiro crente, com inata fé. E se te chegar a manha, encontrar-te-ás melhor.” (Bukhari e Muslim)

    Irmãos, vamos aprender essas suplicas e aplicá-las no nosso dia a dia.

    Vejamos alguns exemplos daqueles que confiaram em Allah e se encomendaram a Ele:

    Vejamos o exemplo do Profeta Abraão AS que quebrou os ídolos que eram adorados pelo seu povo. Os incrédulos quando se certificaram de que Ibrahim AS tinha feito aquilo, quiseram castigá-lo queimando-o no fogo.Quando estavam por colocá-lo no fogo veio o anjo Gabriel (AS) e lhe disse: “Oh Ibrahim precisas de algo?” Ele disse: De ti não, mas de Allah sim! E disse: “Hasbi Allah wa ne’ma al wakil (Basta-me Allah, que Excelente Guardião Ele é)”. Então ele foi jogado no fogo, e Allah SWT que jamais abandona aqueles que Nele confiam disse:

    “Porém, ordenamos: Ó fogo, sê frescor e poupa Abraão! Intentaram conspirar contra ele, porém, fizemo-los perdedores” 21:69-70

    E o fogo nada fez contra Ibrahim AS, porque ele confiou que seu Senhor tem poder sobre todas as coisas, e que Ele é o Senhor dos céus e da terra e de tudo que há em ambos, e que o fogo nada mais é que uma criatura de Allah que não beneficia nem prejudica a não ser com a anuência de Allah.

    Vejamos o exemplo de Hajjar (Hagar) esposa do Profeta Ibrahim AS, quando Ibrahim AS deixou-a no deserto sem provimento algum juntamente com seu filho Ismail AS. Ela perguntou a Ibrahim: “Oh Ibrahim porque estás nos abandonando nesse lugar?” E Ibrahim AS nada respondeu. Então ela perguntou: “Foi Allah que te ordenou fazer isso?” Então ele indicou com a cabeça que sim. Então ela disse: “Se Ele foi quem te ordenou isso então Ele não nos abandonará.” Subhan Allah pela força da confiança dela em Allah SWT, Ele agraciou ela e seu filho com uma fonte de água pura (Zamzam) que até hoje provê água pura a todos os milhares de peregrinos todos os anos.

    Vejamos a confiança da mãe do Profeta Mussa AS quando foi ordenada por Allah SWT para que lançasse seu filho no rio, e como recompensa pela sua fé e confiança em Allah, Allah SWT não permitiu que ele mamasse em qualquer outra mulher que não fosse a sua mãe, restituindo seu filho a ela, e fazendo de seu filho (Mussa As) um dos mais honrados profetas. Allah SWT disse no Quran:
    “Restituímo-lo, assim, à mãe, para que se consolasse e não se afligisse, e para que verificasse que a promessa de Allah é verídica. Porém, a maioria o ignora.” 28:13
    Vejamos a confiança do Profeta Mussa AS ao ser perseguido pelo povo do faraó. Os companheiros de Mussa disseram: “Sem dúvida seremos apanhados”. E Mussa AS com sua confiança em Allah respondeu: “Meu Senhor está comigo e me iluminará”. Então vejamos o resultado daquele que se encomenda a Allah SWT. Allah SWT disse no Quran:

    “E inspiramos a Moisés: Golpeia o mar com o teu cajado! E eis que este se dividiu em duas partes, e cada parte ficou como uma alta e firme montanha. E fizemos aproximarem-se dali os outros.E salvamos Moisés, juntamente com todos os que com ele estavam.Então, afogamos os outros.Sabei que nisto há um sinal; porém, a maioria deles não crê.” 26:63-67

    Vejamos o exemplo do nosso amado Profeta Muhamad SAAS. O Profeta SAAS e os sahabah pararam para descansar certa vez e o Profeta SAAS pendurou sua espada numa arvore e dormiu debaixo dessa árvore. Nisso veio um homem kafir e pegou a espada do Profeta SAAS e colocou no pescoco do Profeta SAAS e disse: “E agora Muhamad quem te protegerá de mim?” E o Profeta SAAS disse apenas uma palavra: “Allah” pela força da confiança do Profeta SAAS em Allah, a espada caiu da mão do homem, e o profeta SAAS pegou a espada e disse ao homem: “E tu quem te protegerá de mim?” Ele disse: “Oh Muhamad eu não fiz nada!” Então o Profeta SAAS disse: “Testemunhas que não há divindade além de Allah e que eu sou o Mensageiro de Allah?” Ele disse: “não” Então o Profeta SAAS disse: “Apoiarás as tribos contra nós?” Ele disse: “Não”. Então o Profeta SAAS disse: “Então podes ir !”

    E vejamos o exemplo dos companheiro do Profeta Muhamad SAAS em sua confiança em Allah: Allah SWT disse sobre eles no Quran:
    “São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião!” 3:173
    E vejamos a resposta de sua confiança em Allah SWT:
    “Pela mercê e pela graça de Allah, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Allah, sabei que Allah é Agraciante por Excelência” 3:174
    Abu Mussa al Achari (RAA) contou que o Profeta SAAS lhe disse: “Permite-me que te leve a um dos tesouros do Paraíso?” Respondeu-lhe: “Por certo oh Mensageiro de Allah”. O Profeta SAAS disse: “O caminho é este: ‘Não há força nem poder a não ser em Allah! (La haula wala kuata ila billah!)’” (Bukhari e Muslim)

    Portanto irmãos, depois de sabermos disso tudo, confiaremos em Allah SWT ou não? Confortaremos nossos corações com essa certeza ou não?

    Vamos depositar em Allah todos os nossos assuntos! Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance e após isso deixemos para que Allah resolva da melhor maneira. Se firmarmos nossos corações na confiança em Allah veremos que é simplesmente ignorância temermos a quem quer que seja além Dele, pois é Ele SWT que tem o controle sobre tudo que há no universo e os seres humanos seja qual for o poder que tenham nesta vida jamais conseguirão fazer nada contra a vontade e a anuência de Allah, pois todos nós somos pobres e fracos perante nosso Senhor. Se tivermos essa crença firme no nosso coração jamais nos submeteremos a fazer algo contra a lei de Allah por temor a quem quer que seja além Dele, pois Allah é mais merecedor de ser temido se somos fiéis . Quanto aos fiéis, disse Allah SWT no Quran Karim:
    “Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Deus estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor.” 8:2
    Enfim irmãos, sejamos daqueles que se encomendam ao Seu Senhor e daqueles que tem seu coração preenchido com a confiança no Vivente que jamais morre, no Guardião que possui as chaves dos céus e da terra, e as chaves dos corações dos humanos.

    Oh Allah guia-nos na mesma direção daqueles que tens guiado, assegura-nos saúde assim como daqueles que tens assegurado, põe-nos na Tua proteção como aqueles que Tu protegeste, abençoa-nos naquilo que Tu tens nos dado. Proteja-nos do mal que Tu decretaste, pois no que decretaste ninguém poderá contraria-lo. Em verdade Tu não humilhas aqueles que estão próximos a Ti e Tu não fortaleces aqueles que são Teus inimigos, Bendito e Exaltado sejas oh Senhor nosso! Oh Allah Tu és o nosso suporte, Tu és o nosso triunfo, Allah nos basta, que excelente Guardião! Não há força nem poder a não ser em Allah! Oh Allah esperamos a Tua Misericórdia, o Teu Perdão e a Salvação contra o Teu Castigo. Oh Allah louvado sejas por teres nos concedido o mês de Ramadan,Oh Allah escreva-nos nessa noite abençoada dentre os salvos do Inferno, com a Tua Misericórdia pois Tu és o maior dos Misericordiosos! Oh Allah em Ti confiamos e a Ti será o retorno! E que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhamad SAAS e com todos os seus seguidores, Allahuma amin!

Share This Page