AL-BIDAH (Inovação na Religião)

amantullah_85

Junior Member
AL-BIDAH
(Inovação Na Religião)



Bidah quer dizer inovação na Chari’ah, portanto, inovar é adicionar no Din (religião) práticas não referidas no Alcorão ou no Hadith; atos que não foram praticados pelo Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) nem pelos Sahabas (companheiros do Profeta).

A Bidah é rigorosamente repudiada a ponto do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) dizer:

‘’Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui).

E disse:

‘’Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja).

E diz:

‘’Deus fechou a porta do Taubah para todo o praticante de Bidah.’’ (Relatado por Al-Tabarani). (Pois esse, nunca se sente culpado).

Depois do shirk e Kufr, o bidah é o maior pecado no Islam, Se o bidah fosse permitido, alteraria e desfiguraria o Din de tal modo que nem se reconheceria o verdadeiro Din deixado pelo Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) e implicaria certamente um consentimento de que o Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) não cumpriu a sua missão ou que há certos atos bons que ele não conhecia e nós é que os descobrimos.

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

‘’Quem introduzir algo novo neste Din, será rejeitado.’’ (Relatado por Al-Bukhári e Al-Muslim).

E disse:

‘’ Todo o ato de bidah é desvio (erro) e todo o ato de desvio estará no fogo.’’ (Relatado por Abu Daud e At-Tirmizi)

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

‘’Eu deixo convosco duas coisas, se vocês assegurarem-nas bem, nunca vos extraviareis; O Livro de Deus (Alcorão) e a minha Sunnah.’’

E Deus também diz no Alcorão Sagrado:

‘’Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião.’’ (Alcorão Sagrado 5:3)

À luz deste ayat e hadith, ninguém tem o direito de introduzir seja o que for no Din, considerando-o sua parte integrante. Pois, o Din que nos deixou o Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) está completo e não precisa de adições nem de remendos.
 

rasheed11

New Member
assalamo alaykom.

barakallahu fik .

eu estou d accordo co tudo qu esriveu , so que queria pruguntar sobre estes duos hadiths aqui se sao sahih "authenticos" ou nao?
aqui os hadiths:
’Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui).

E disse:

‘’Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja).


no secondo hadith eu estranho esta expressao aqui:"elo está fora do Islam".
porque a primeira coisa que o letor entende e que cada pessoa que comitteu bidah fica kafir "fora do islam" !! uma coisa que nao e nem absoluta nem gerale.

so isso..

e barakallahu fik mais uma vez irma

desculpem me os erros ...nao sou portuges.

salamo alaykom wa rahmatullah.
 

amantullah_85

Junior Member
assalamo alaykom.

barakallahu fik .

eu estou d accordo co tudo qu esriveu , so que queria pruguntar sobre estes duos hadiths aqui se sao sahih "authenticos" ou nao?
aqui os hadiths:
’Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui).

E disse:

‘’Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja).


no secondo hadith eu estranho esta expressao aqui:"elo está fora do Islam".
porque a primeira coisa que o letor entende e que cada pessoa que comitteu bidah fica kafir "fora do islam" !! uma coisa que nao e nem absoluta nem gerale.

so isso..

e barakallahu fik mais uma vez irma

desculpem me os erros ...nao sou portuges.

salamo alaykom wa rahmatullah.

Assalamu Aleikum wa ramatullahi wa barakto irmão

Deculpe a demora de responder essa sua mensagem,mais estou sem internet em casa.

Bom esse texto eu tirei de um site confiavel que sempre pesquiso http://www.islam.org.br/

Em relação a autenticidade dos hadith eles possuem hadith sahih e daif,uma vez que somente hadith muslin e bukhari são sahih.


Allah Ma'ak irmão!

Sw wr wb
 

rasheed11

New Member
assalamo alaykom wa rahmatullah .

ja vi o o teu site irma mas nao posso dezer se esta bom ou nao,porque ainda nao pesquesei o que chega...mas se elles possuem hadiths sahihs e daifs entao uma pessoa tem que ter cuidade porque a fé e a pratica do islam tem que ser basiada nos hadiths cojo temos certeza que sao do mensageiro d Allah sws..(sahih e hassan)
senao quando o hadith fica daif entao tem duvidas.

mas como diz qdo o hadith e do boukhari ou muslim , nesto caso esta sahih.

espero que eu persevei o que a minha irma diz e que cheguei a fazer me entender!!

allah te ajuda irma


assalamo alaykom
 

amantullah_85

Junior Member
assalamo alaykom wa rahmatullah .

ja vi o o teu site irma mas nao posso dezer se esta bom ou nao,porque ainda nao pesquesei o que chega...mas se elles possuem hadiths sahihs e daifs entao uma pessoa tem que ter cuidade porque a fé e a pratica do islam tem que ser basiada nos hadiths cojo temos certeza que sao do mensageiro d Allah sws..(sahih e hassan)
senao quando o hadith fica daif entao tem duvidas.

mas como diz qdo o hadith e do boukhari ou muslim , nesto caso esta sahih.

espero que eu persevei o que a minha irma diz e que cheguei a fazer me entender!!

allah te ajuda irma



assalamo alaykom

Wa aleikum wa salam wa ramatullahi wa barakto irmão,

Bom realmente entendi o que vc quis dizer,não poderia ter colocado hadith que possam dar dúvidas para quem os lê.

Desculpe.

Allah Ma'aki irmão.

Assalamu aleikum.
 

rasheed11

New Member
Wa aleikum wa salam wa ramatullahi wa barakto irmão,

Bom realmente entendi o que vc quis dizer,não poderia ter colocado hadith que possam dar dúvidas para quem os lê.

Desculpe.

Allah Ma'aki irmão.

Assalamu aleikum.


wa alaykom salam wa rahmatullah.

nao teve a dizer que a irma pode com intençao colocar hadiths que possam dar duvidas ..nao irma nao tou a dezer esso.

Mas falando sobre o site de onde tirou o artigo,o que dizei e o seguinte:

se elles tenhem hadith sahihs e da'ifs entao uma pessoa tem que ter cuidado porque na religiao so temos que considerar os hadiths sahihs e nao os que sao daif ,porque com os hadithss daifs tem uma duvida que elles sao emittidos pelo mensageiro d allah sws.

e Allah knows best

ajzakillahu kheir pelo esforso que esta a fazer neste site!

assalamo alaykom.
 

al-murabbi

New Member
salam

salam aleikum

em relação aos ahadith.

alguns hadith daiif sao aceitos e acordo com as regras estabelecidas pelos grandes Imames desta ciencia.

os hadith daiif sao aceitos qdo tem outros ahadith sahih e hasan que corroboram o texto do hadith daif, ou seja, o hadith tem Isnad(cadeia de trasmição) daiif, porem o conteudo do hadith é corroborado por um hadith sahih ou hasan, isto q na ciencia do hadith se chama de shuaahidشواهد , resumidamente, um hadith daiif pode ser considerado e praticado qdo ele tem outros fortes que corroboram o conteudo dele, isto desde que um dos narradores nao sejam condenados na integridade moral dele, como por ex. uma narrador mentiroso.

o primeiro dito mencionado pela irma>

Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui).

este hadith foi relatado por baihaqi no livro sho'ab al iman, e ele é daiif, ou melhor, muito daif, a ponto q um grande sabio da ciencia do Hadith, o Hafez Ibn Adi, o considerou Mauduu'(inventado, forjado). Ibn Jauzi outro sabio tambem o classificou como muito daif, isto pq na cadeia de transmissao tem um homem chamado hasan ibn yahia al khashani q diz q escutou de 'wurua ibn zubeir, este hasan, ele é considerado Munkar(rejeitado) qdo narra hadith,
alem dele nunca ter encontrado Wurua. O Cheikh al Albani tambem o classificou como um hadith daiif(silsila daifa, 1862).
o que nao quer dizer que a frase seja totalmente errada, pois um dos Salaf Salih, fudeil ibn yiad, falou a mesma frase, a conclusao é que a frase tem fundamento porem nao pode ser atribuido ao Mensageiro de Deus.

ja o segundo hadith.

Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja).

ja este hadith, relatado por Ibn Majah ele é Mauduu(inventado, forjado).isto pq no Isnad(cadeia de transmissao) tem um homem chamado Muhamad ibn Mohsen, e ele é considerado pelos Imames Ibn Ma'in e abi Hatem, como mentiroso, e o Imam Bukhari disse que seu hadith é rejeitado e disse sobre ele Ibn Hibban:mentiroso, so deve mencionar o que ele narra para dizer que é mauduu(inventado). o Cheikh Albani considerou Mauduu(silsila daiifa 3, 684).

estes dois ditos mencionados pela irma, nao podem ser atribuidos ao Mensageiro de Allah, pois foi evidenciado pelos sabios que eles sao tao fracos na cadeia de transmissao que nao podem nem ser utilizados por serem ditos forjados.

o que nao quer dizer que o significado nao seja verdadeiro, ja o primeiro dito, Fudeil ibn Yiad disse a mesma frase.

porem é importantissimo saber de qual bidaa q eles se referiam, se eram erros, mal entendidos ou a bidaa na aqida e na ibadah.

pois como todos sabemos, muitas coisas se tornam bidaa pq as pessoas ou entendem mal um dito do Mensageiro(saas) ou fazem por boa intencao, o que nao torna a bidaa permitida.

a cura é ensinar e educar as pessoas com a Sunnah e de acordo com a Sunnah, com paciencia e tolerancia e irmandade, e sempre se lembrar que nos eramos kufar antes disto, e se nao fosse a Graça de Allah, estariamos desviados, por isto, devemos ser mais tolerantes ainda. pois como disse o Imam Ahmad(RAA): o povo da sunnah é o povo q tem mais piedade com o povo da bidaa.

pois as pessoas nao tem acesso ao conhecimento correto e nem mesmo a sabios e estudiosos, e tratar o doente como morto é muito complicado.

que Allah oriente a todos os muslim p a sunnah.

:salam2:
 

amantullah_85

Junior Member
salam aleikum

em relação aos ahadith.

alguns hadith daiif sao aceitos e acordo com as regras estabelecidas pelos grandes Imames desta ciencia.

os hadith daiif sao aceitos qdo tem outros ahadith sahih e hasan que corroboram o texto do hadith daif, ou seja, o hadith tem Isnad(cadeia de trasmição) daiif, porem o conteudo do hadith é corroborado por um hadith sahih ou hasan, isto q na ciencia do hadith se chama de shuaahidشواهد , resumidamente, um hadith daiif pode ser considerado e praticado qdo ele tem outros fortes que corroboram o conteudo dele, isto desde que um dos narradores nao sejam condenados na integridade moral dele, como por ex. uma narrador mentiroso.

o primeiro dito mencionado pela irma>

Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui).

este hadith foi relatado por baihaqi no livro sho'ab al iman, e ele é daiif, ou melhor, muito daif, a ponto q um grande sabio da ciencia do Hadith, o Hafez Ibn Adi, o considerou Mauduu'(inventado, forjado). Ibn Jauzi outro sabio tambem o classificou como muito daif, isto pq na cadeia de transmissao tem um homem chamado hasan ibn yahia al khashani q diz q escutou de 'wurua ibn zubeir, este hasan, ele é considerado Munkar(rejeitado) qdo narra hadith,
alem dele nunca ter encontrado Wurua. O Cheikh al Albani tambem o classificou como um hadith daiif(silsila daifa, 1862).
o que nao quer dizer que a frase seja totalmente errada, pois um dos Salaf Salih, fudeil ibn yiad, falou a mesma frase, a conclusao é que a frase tem fundamento porem nao pode ser atribuido ao Mensageiro de Deus.

ja o segundo hadith.

Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja).

ja este hadith, relatado por Ibn Majah ele é Mauduu(inventado, forjado).isto pq no Isnad(cadeia de transmissao) tem um homem chamado Muhamad ibn Mohsen, e ele é considerado pelos Imames Ibn Ma'in e abi Hatem, como mentiroso, e o Imam Bukhari disse que seu hadith é rejeitado e disse sobre ele Ibn Hibban:mentiroso, so deve mencionar o que ele narra para dizer que é mauduu(inventado). o Cheikh Albani considerou Mauduu(silsila daiifa 3, 684).

estes dois ditos mencionados pela irma, nao podem ser atribuidos ao Mensageiro de Allah, pois foi evidenciado pelos sabios que eles sao tao fracos na cadeia de transmissao que nao podem nem ser utilizados por serem ditos forjados.

o que nao quer dizer que o significado nao seja verdadeiro, ja o primeiro dito, Fudeil ibn Yiad disse a mesma frase.

porem é importantissimo saber de qual bidaa q eles se referiam, se eram erros, mal entendidos ou a bidaa na aqida e na ibadah.

pois como todos sabemos, muitas coisas se tornam bidaa pq as pessoas ou entendem mal um dito do Mensageiro(saas) ou fazem por boa intencao, o que nao torna a bidaa permitida.

a cura é ensinar e educar as pessoas com a Sunnah e de acordo com a Sunnah, com paciencia e tolerancia e irmandade, e sempre se lembrar que nos eramos kufar antes disto, e se nao fosse a Graça de Allah, estariamos desviados, por isto, devemos ser mais tolerantes ainda. pois como disse o Imam Ahmad(RAA): o povo da sunnah é o povo q tem mais piedade com o povo da bidaa.

pois as pessoas nao tem acesso ao conhecimento correto e nem mesmo a sabios e estudiosos, e tratar o doente como morto é muito complicado.

que Allah oriente a todos os muslim p a sunnah.

:salam2:


Wa aleikum wa salam wr wb.

Amin Insha Allah!

Jazak Allahu Khair pela explicação irmão.Masha Allah.

Allah Ma'ak.

obs. Desculpe,deveria ter tido mais cuidado ao colocar o texto e prestado mais atenção nos relatores.Mais alhamdulilahi por ambos os irmãos terem apontado o erro.jazak Allahu khairun!
 
Top