O QUE TEMOS QUE FAZER PARA QUE AS NOSSAS SÚPLICAS SEJAM ACEITES?

amantullah_85

Junior Member
Bismillahir Ar Rahman Ar Rahim

O QUE TEMOS QUE FAZER PARA QUE AS NOSSAS SÚPLICAS SEJAM ACEITAS?

ETIQUETAS DE DU’AS
Enaltecer Allah e fazer preces a favor do Profeta-

(Sallah allahu anleyhi wa sallam)

O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – disse: ‘Quando cada um de vos estiver a suplicar, ele deve pois iniciar com louvando Allah e glorificando-Lhe, posto isto, ele deverá fazer as preces a favor do Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam. Só depois é que ele poderá fazer a Du’a que desejar.’ (Autenticado por Albani)

Du’a com os Maiores Nomes de Allah

O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam- ouviu alguem dizer (na sua prece): “Ó Allah! RogoTe, em virtude de facto de testemunhar (reconhecer) que Tu és Allah, não há mais divindade que merece ser adorada além de Ti, o Único, para Quem toda a criação se dirije para ajuda, aquele que não gera nem foi gerado, nada há de comparável a Ele!” Ele- Sallah allahu anleyhi wa sallam – comentou: ‘Este indivíduo rogou/suplicou a Allah com os Seus Maiores Nomes, com os quais se for solicitado, Ele dará, e se for suplicado, Ele responderá.” (Abu Daud, at-Tirmidhi)

Levantar as mãos (durante a súplica)

O Profeta- Sallah allahu anleyhi wa sallam- disse: “Na verdade, Allah é Tímido e extremamente Genoroso. Ele é Tímido quando o Seu servo levanta as suas mãos para Ele (em Du’a) em devolvê-las fazias, decepcionadas!” (Autenticado por Albani)


Colocar-se para direcção de Qiblah

Quando os Quaraich tormentaram o Profeta - Sallah ante a Qiblah e suplicou contra eles. (al-Bukhari)

allahu anleyhi wa sallam-

Ele dirijiu-se

Estar em estado de Wudhu (Ablução) (durante a Du’a)

Após a batalha de Hunein, o Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – solicitou a água, fez wudhu, e depois levantou as suas mãos e disse: “Ó Allah! Perdoa Ubayd ibn Amir.’

Chorar
Uma vez o Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – recitou alguns dos versículos de Al Qur’an, incluindo as asserões seguintes feitas por Ibraheem: “Ó Senhor meu, já se desviaram muitos humanos. Porém, quem me seguir será dos meus, e quem me desobedecer...Certamente Tu és Indulgente, Misericordiosíssimo!...” (Ibraheem: 36); e do Issa (Jesus) quando disse: “Se Tu os castigas é porque são Teus servos; e se os perdoas, é porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo. ...” (al- Maidah: 118) Assim que acabou de recitar esses versículos, o Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam - disse “Ó Allah! A minha Comunidade! E depois começou a chorar. Allah disse ao Anjo Jibril (Gabriel): “ ‘O Jibril! Vai até Mohammad- e o teu Senhor está inteirado de tudo- e pergunta-lhe o que lhe fez chorar?” Assim Jibril dirigiu-se ao Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam – e perguntou-lhe. O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam- respondeu que ele estava a chorar em virtude da sua preocupação quanto aos seus seguidores, e Allah sabia porque estava a chorar, sem que tivesse perguntado a Jibril. Desta forma, Allah disse, “Ó Jibril! Vai até Mohammad e diz-lhe “Agradar-te-Emos a respeito dos teus seguidores, e não te faremos sofrer.” (Muslim)

Esperar o bem de Allah

“Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque Tu houves à todas invocações. (Al-Imran, 38) disse Zakariyya.

“Seu Senhor nos atendeu, dizendo: Jamais desmerecerei a obra de qualquer um de vós, seja homem ou mulher, porque procedeis uns dos outros. Quanto àqueles que foram expulsos dos seus lares e migraram, e sofreram pela Minha causa, combateram e foram mortos, absorvê-los-ei dos seus pecados e os introduzirei em jardins, abaixo dos quais corres os rios, como recompensa de Deus . Sabei que Deus possui a melhor das recompensas. (al-Imran, 195)

O Profeta- Sallah allahu anleyhi wa sallam- disse: “Façam Du’a quando estiverem convencidos de que as tuas Du’as serão respondidas.” (at-Tirmidhi)

Ele disse igualmente: ‘Que nenhum de vós morra sem portanto que tenha boa opinião de Allah.’ (Muslim)

Orar com humildade e temor

“E o atendemos e o agraciamos com Yahia (João), e curamos sua mulher (de esterilidade); um procurava sobrepujar o outro nas boas ações, recorrendo a Nós com afeição e temor, e sendo humildes a Nós. (Al-Anbiya, 90)

Fazer preces em tranquilidade

“Invocai vosso Senhor humílima e intimamente, porque Ele não aprecia os transgressores.” (al-Araf, 55)

Reconhecer os teus próprios pecados

O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam - disse: “Na verdade, Allah gosta de um crente que diz: “Não há mais divindade que merece adoração além de Ti. Cometi injustiça contra mim mesmo, portanto perdoa os meus pecados, porque ninguém mais perdoa os pecados além de Ti.’ Allah responde, ‘ Meu servo sabe que ele não tem nenhum outro Senhor que perdoa e castiga.!’ (Ahmad, Abu Daud, at-Tirmidhi)

Estar determinado na sua Súplica

O Profeta - Sallah allahu anleyhi wa sallam- disse: “Quando cada um de vós estar a súplicar, que fique determinaod e firme na sua súplica, e que não diga: “ Ó Allah perdoa-me se quizer”, porque ninguém há que pode forçar a Allah em fazer o que quer que seja.” (Muslim)

Fazer du’as com os Nomes e Atributos de Allah

“Os mais sublimes Nomes pertencem a Allaah; invocai-O, pois, e evitai aqueles que negam os Seus Nomes, porque serão castigados pelo que tiverem cometido.” (Suurah Al-A’raaf (7): 180)

O que quer que a pessoa esteja a pedir, haverá um Atributo e Nome Divino que é apropriado/correspondente que poderá utilizar.

Repetir a Du’a três vezes

O Profeta- Sallah allahu anleyhi wa sallam – repetia a sua súplicas três vezes como consta no hádice seguinte: ‘Ó Allah, Cabe-te a Ti (a retaliação) dos Quraich! Ó Allah, Cabe-te a Ti (a retaliação) dos Quraich! Ó Allah, Cabe-te a Ti (a retaliação) dos Quraich! (alBukhari and Muslim)

Iniciar a Du’a para si próprio

“Sabe, portanto, que não há mais divindade, além de Allaah e implora o perdão das tuas faltas, assim como das dos fiéis e das fiéis” (Muhammad 19)

Fazer preces a favor de todos os Muçulmanos
“Ó Senhos meu, perdoa-me a mim, aos meus pais e a todo fiel que entrar em minha casa, assim como também aos fiéis e às fiéis, e não aumentes em nada os iníquos, senão em perdição.” (Nuh 28Dizer ameen

Quando o Moisés orava para Allah a fim de castigar o Faraó, Harun dizia apenas ‘aameen atrás de Du’as de Moisés. Posto isto, Allaah disse:

“Disse-lhes (Allaah): As Vossas súplicas foram atendidaa; apegai-vos, pois, à vossa missão e não sigais as sendas dos insipientes.” (Yunus 89)

Fazer Du’a continuamente

O Profeta Sallah allahu anleyhi wa sallam – disse: “Quem quer que Allah responda as suas súplicas em tempo de dificuldade, deve então aumentar as suas súplicas em tempos de prosperidade!’ (at-Tirmidhi)

Pedir (em Du’a) Abudantemente

O Profeta Sallah allahu anleyhi wa sallam – disse: “Quando cada um de vós suplicar a Allah, ele deverá pois ser abundante (no que pedir) porque na verdade, ele está a pedir o seu Senhor.” (Autenticado por Albani)

COISAS DETESTADAS DURANTE A SÚPLICA E A MELHOR ALTURA PARA FAZÊ-LA

Coisas Detestadas Durante a Súplica
Transgredir em Du’a

Isto acontence quando alguem suplica as coisas proibidas. “Os adeptos do Livro pedem-te que lhes faças descer um Livro do céu. Já haviam pedido a Moisés algo superior a isso, quando lhe disseram: Mostra-nos claramente Allaah. (Al-Nisa 153)

Não esperar uma resposta
Disse (ele o Satanás): Ó Senhor meu, tolera-me até ao dia em que forem ressuscitados! Disse-lhe: Serás, pois, dos tolerados, (Al-Hijr 36-37)

Desta feita, se a súplica do Iblis (outro nome de Satanás) foi respondida, dai certamente a do crente terá mais direito de ser aceite e respondida!

Fazer as preces para as coisas mundanas somente
“Outros dizem: "Ó Senhor nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal!" Estes, sim, lograrão a porção que tiverem merecido, porque Deus é Destro em ajustar contas.” (Al-Baqarah, 201-202)

Du’a para promulgar o castigo

O Profeta –salla Allahu anleyhi wa sallam- visitou um enfémero (doente) em estado grave e ele emagreceu de tal maneiro que ficou como um pintinho récem-nasacido e pergntou-lhe: ‘Havias feito uma súplica ou tinhas pedido algo?’ Ele disse: Sim, eu pedia: ‘Qualquer que seja o castgo reservado para mim no outro mundo, inflija-o em mim neste mundo! O Profeta -Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – respondeu: Subhana Allah! (Que Allah seja exaltado! Jamis serás capaz de suportar isto! Porque não dissestes: Ó Allah! concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal!” (Muslim)

Amaldiçoar alguem

O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam- disse: “ Não é comportamento do Muçulmano fazer mal aos outros ou amaldiçoá-los, ou ser vulgar ou indecente (imoral).” (Authenticated by Albani)

Du’a feita para o mal e ter pressa em Du’a

O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – disse: “A Du’a de qualquer crente sera sempre respondido, desde que ele não roga pelo pecado ou pelo corte de laços de afinidade, e desde que ele não tenha pressa.’ Foi pergunato: Ó Apóstolo de Allah- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam -o que significa ter pressa?’ Ele respondeu: ‘um crente diz: ‘tenho feit preces e preces , acho que o mesmo não vai ser aceite’ dai ele abandona esperança de ser respondido, e abandona a Du’a.” (Muslim)

Pedir a morte

‘O Profeta -- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – disse: “Nenhum de vos deverá desejar a morte em virtude de uma calamidade que aflingiou-lhe. Se todavia ele não tiver outra opção senãoa de pedir a morte, que diga: ‘Ó Allah! Concede-me a vida se isto for melhor para mim, e concede-me a morte se a mesma for melhor para mim!’ (Al-Bukhari)

Olhar para cima (céu) durante a prece

O Profeta- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – disse: ‘As pessoas devem deixra de levanter as suas vistas para o céu enquanto estiverem a suplicar durante a oração ou as suas vistas serão arrancadas.’ (Muslim)

Depender nos outros para fazer Du’a

Determinadas pessoas não fazem du’a absolutamente nenhuma mas dependem de outras na totaldade porque elas pensam que têem muitos pecados. Isto está errado! Um indivíduo deve suplicar a favor de si memso.’

Chorar em voz alta em público


Chorar intensamente ou gritar em voza alta e na presence de outras pessoas constituem de entre as coisas que devem ser evitadas durante a Du’a.

A Melhor Altura Para Fazer A Súplica
A ultima parte da noite

“E, ao amanhecer, imploravam o perdão de suas faltas.” (Al-Dhariyat, 18)

O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – disse: “O nosso Senhor desce todas as noites, durante a última parted a mesma, aso cues deste mundo, e pergunta: ‘Quem quer rogarme para que Eu lhe conceda? Quem quer pedir perdão para que Eu lhe perdoa?’ Ele disse mais: ‘Um crente pode chegar a aproximar-se do seu Senhor durate a última parte da noite, portanto, se puderem estar de entre as pessoas que se recordam de Allah nessa altura, que o façam!’ (Autenticado por Albani)

Durante a Azhan (chamamento da oração)

O Profeta- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – disse: ‘Duas (súplicas) jamais serão rejeitadas, ou dificilmente rejeitadas: A Du’a durante azhan e aquela feita durante a calamidade, quandi dois exérçitos se confrotam.’ (Autenticado por Albani)

Numa outra versão, ‘Quando a oração for chamada, as portas dos cues se abrem, e a Du’a é respondida.’ (Autenticado por Albani)

No período entre Azhan e Iqamah

O Profeta- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –afirmou que ‘ A súplica feita no período entre azhan e iqamah não é rejeitada.’ (Autenticado por Albani)

Duante a Oração (tratam-se de súplicas bem determinadas mas as súplicas em forma genêrica, com a excepção de Sujud e depois
de assento final)

Antes de ruku (genuflexão) e após a conclusão de recitação de al-Qur’an (como é o caso de Witr e Qunut); ao levanter-se da posição de geniflexão; durante o ruku (geniflexão);

durante sujud (prostração), enquanto se estiver na posição do assento entre as duas prostrações e depois de tashahud final.’

Durante a posição de Sujud (prostração)

O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – Qualquer crente fica muit próximo do seu Senhor na posição de sujud, por isso, incrimentem as súplicas durante a mesma.’ (Muslim)

Durante a recitação de al-fatihah (Specific)
O Profeta - salla allahu anleyhi wa sallam- disse: “Allah afirmou: Dividi a oração entre o Meu servi e Mim em duas partes e o Meu servo terá aquilo que rogar. Assim sendo, quando o servo disse: Alhamdulillaahi Rabb il-A’alameen’ Allaah responde, ‘o Meu servo enalteceu-Me! E quando diz: Ar-Rahmaan Ar-Raheem,’ Allah responde ‘o Meu servo glorificou-Me! E quando ele diz: Maliki yaumi alDeen’, Allah responde, ‘o Meu servo enalteceu-Me’ e quando ele diz: Iyyaaka na’budu wa iyyaaka nasta’een, Allah responde: ‘Isto é entre o Meu servo e Eu, e o Meu servo terá o que deseja.’ E quando diz: ‘Ihdinaa as-siraatta al mustaqeem,’ Allah diz: isto é entre o Meu servo e Eu, e o Meu servo terá aquilo que ele pedir.’ (Muslim)

Após a recitaçã de Al-Fatihah (Especificado)

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Quando o imam diz, aamiin, então digam aamiin depois dele porque a pessoa em cuja aamiin coincidir com o aamiin dos anjos terá todos os seus pecados expiados.’ (Al-Bukhari)

Antes da conclusão de Salaah

‘Peçam, serão concedido/respondido! Peçam, serão respondidos! Disse o Profeta-sallah allahu aleyhi wa sallam- ao ibn Masud depois dele haver concluído a seu tashahud, enaltecido Allah e enviado preces ao Profeta-salla allahu aleyhi wa sallam.’ (Autenticado por Albani)

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- foi perguntado? ‘Ó Apóstolo de Allah! Quais das súplicas tem a maior probabilidade de ser respondida?” O Profeta- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam- respondeu: “Na última parte da noite e no fim das orações obrigatórias.” (Aceite por Albani)

Quando dois exércitos se confrontam

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Du’as (súplicas) jamais serão rejeitadas: a súplica feita durante o chamamento da oração (azhan) e e súplica feita durante a calamidade, quando dois exérçitos se confrontam.’ (Autenticado por Albani)

Numa outra versão, ‘Procurem respostas às vossas súplicas quando os exérçitos se confrontam e quando a oração é chamada e quando chove.’ (Autenticado por Albani)

Uma hora na Sexta-Feira

Na Sexta-Feira, existe uma hora durante a qual, se um Muçulmano por-se de pé ante a Allah em oração/prece e rogar Allah por algo bom, o seu pedido será atendido,’ disse o Prfota- salla allahu aleyhi wa sallam. (Al-Bukhari)

Numa outra versão, ‘A Sexta-Feira comporta doze horas (ou partes desta). Há uma hora durante a qual, se um Muçulmano rogar o quer que seja a Allah, Allah dar-lhe-á o mesmo.’ (Autenticado por Albani)

Quando um indivíduo acorda a noite

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- disse: Quem acordar a noite e dizer: ‘says, ‘La ilaaha illa Allaah Wahdahu laa sharika lah, lahu al-mulku wa lahu al-hamdu wa hawa a’la kulli shay’in Qadeer, AlHamdulillaah Subhana Allaah, wa la ilaaha illaa Allaah, wa Allaahu akbar, wa la hawla wa la quwata illaa bi Allaah.’ E depois diz: ‘Ó Allah perdoa-me ou faz uma súplica, a sua oração sera então aceite.’ (Al-Bukhari)

Depois de efectuar o wudhu (ablução)

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Ninguem há de entre vós que faça o wudhu, e o faz de forma perfeita e diz: ‘Testemunho que não há mais divindade que merece adoração além de Allah; Ele é o Único, não tem semelhantes. E testemunho também que Mohammad é Seu servo e apóstolo’ sem que as portas de Paraiso se-lhesejam abertas e ele entrar’a por quaisquer uma das portas que desejar.’ (Muslim)

Antes de tomar a água de Zamzam

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘A água de Zamzam é para tudo o que quer que seja a intenção com que a pessoa a bebeu.’ (Autenticado por Albani)

No Ramadão

O Profeta –salla allahu anleyhi wa sallam- disse: ‘Quando Ramadão entra, as portas da Misericórdia (numa outra narração: as portas de paraiso) são abertas, e as portas de inferno enceradas, e o Satanás são encarcerrados.’ (Al-Bukhari e Muslim)

Na noite de decreto
“Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora!” (Al-Qadr)

Dentro de al-Ka’bah

Usamah Ibn Zayd- radiu allahu anhu- disse quando o Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- entrou em Casa (al-Ka’bah) , ele fez Du’a em todos os cantos.’ (Muslim)

Na Safaa e Marwah (locais em Haram requeridos estacionar-se para as súplicas durante Umrah ou Hajj)

Encontra-se relatado que o Profeta –salla allahu a’leyhi wa sallam- fazia súplicas extrementamente prolongadas na Safaa e Marwah. (Muslim) Desta feita, o Muçulmano que está ansioso em seguir o Sunnah do Profeta-salla allahi aleyhi wa sallam- deverá proceder da mesma forma.

Súplica Feita depois de apredejar o Jamaraat (durante a peregrinação)

Na mesma linha de pensamento, encontra-se relatado que o Profeta –sallah allahu aleyhi wa sallam- apedrajaria pequenas Jamarah (pedrinas) (o que constitui um dos três pilares o de apedrejar nos três dias de Hajj), posto isto, virava para a direcção de Qiblah, levantava as suas mãos, e fazia Du’a de forma prolongada. Ele repetia o mesmo procedimento no Jamaraat do meio e no maior, mas quando apedreja-se no maior, já não fazia Du’a. (Al-Bukhari)

No Dia de Arafat

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam- afirmou que ‘a melhor das súplicas são aquelas feitas no Dia de Arafat, e a melhor afirmação consiste em declarer o que Eu e os profetas que antecederam-me têem dito: ‘La ilaaha illa Allah Wahdahu laa sharika lah, lahu al-mulku wa lahu al-hamdu wa hawa a’la kulli shay’in Qadiir, ( não há mais divindade que merece adoração além de Allah, Ele é o único, e não tem semelhantes. A Ele pertence o Domínio, e a Ele é dirigido todos os lovoures, e Ele detem o poder sobre tudo.)’ (Acceite por Albani)

Durante os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah (do mês de Hajj)

O Profeta-salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Não existem os dias durantes os quais as obras feitas são muito queridas por Allah como os desses dias.’ (Al-Bukhari)

Ao visitar o emférmo (doente)

O Profeta- sallah allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Quando estiveram perante um doente, ou falecido (antes do seu enterro) devem pois dizer boas palavras, porque os anjos dizem amin em tudo quanto dezeis.’ (Muslim)

Quando a alma de um invidíduo é retirada

O Profeta-salla allahu aleyhi wa sallam- disse ao visitar um indivíduo nas vésperas da sua morte: ‘Não suplicam para vos mesmos senão pelo bem, porque os anjos dirão amin a tudo quanto pedirem. E o Profeta salla allahu aleyhi wa sallam- suplicou: ‘Ó Allah, perdoa Abu Salamah e eleva a sua posição de entre aqueles que guiastes.’ (Muslim)

Quando estiver a chover

O Profeta- sallah allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘ Du’as são as súplicas que jamais serão recusadas: a Du’a feita na altura em que a oração está sendo chamada, e durante a chuva.’ (Autenticado por Albani)

Ao escutar-se o canto do galo

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam- afirmou: ‘Quando escutarem o canto de um galo, peçam/supliquem pois a Allah pelas Suas graças, porque o mesmo deparou-se/viu um anjo, mas quando ouvirem o zurro (som ) do burro, procurem pois pelo refúgio junto de Allah contra o Satanás, porque ele tera visto um Demónio.’ (Authenticated by Albani)

AS CONDIÇÕES DURANTE AS QUAIS AS SÚPLICAS SÃO ACEITES
A pessoa que havia sido injustiçada

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam- disse: “ A Du’a da pessoa que tiver sofrido de injustice é aceite, mesmo que ela é um fasiq (um picador), porque o seu pecado sera contra ele mesmo.” (Autenticado por Albaani)

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam- disse: “Há três Du’as que são sempre respondidas, e não há nenhuma sombra de dúvida acerca das mesmas: ‘ a Du’a daquele que foi alvo de injustiça...” (Autenticado por Albaani)

Um indivíduo em situação extremamente difícil
“Por outra, quem atende o necessitado, quando implora, e liberta do mal e vos designa sucessores na terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Deus? Quão pouco meditais!” (62: Al-Naml)

Depois do acontecimento de uma calamidade

O Profeta- sallah allahu aleyhi wa sallam –disse: ‘Não há Muçulmano algum que tenha sido anfligido por uma calamidade, e depois diz aquilo que Allah ordenou-lhe dizer: “A Allah pertencemos e a Ele regressaremos! Ó Allah! Concede-me algo melhor do que isto para substituí-lo’ sem que Allah lhe conceda algo melhor em substituição (do que perdeu ou doque lhe aconteceu)’ (Muslim)

O Viajante

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Há Du’as que são respondidas, e não há nenhuma sombra de dúvida acerca disto...a Du’a do viajante,...’ (Autenticado por Albaani)

A Du’a do pai a favor (ou contra) o seu filho

O Profeta –salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Há Du’as que são respondidas e não há dúvida alguma acerca disto... e a du’a do pai pelo seu filho.’ Numa outra versão: …a Du’a do pai contra o seu filho.” (Autenticado por Albaani)

A Du’a do filho a favor do seu pai

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam disse: ‘Quando um indivíduo falece, todas as suas obras cessam, com a excepção de três: a sadaqah jariyah (uma obra de caridade que dura muito tempo, como por exemplo construir uma mesquita ou uma escola Muçulmana procurando o contentamento e prazer de Allah); ou um filho piedoso que faz Du’as a seu favor (pai) ou algum conhecimento (que ele legou) que continua a beneficiar os outros.’ (Muslim)

Um indivíduo em estado de jejum

O Profeta’salla allahu aleyhi wa sallam- afirmou: ‘Três súplicas já mais serão rejeitadas: a Du’a do pai, a Du’a do indivíduo em jejum e a Du’a do viajante.’ (Autenticado por Albaani)

Um Indivíduo efectuando peregrinação, Umrah ou Jihad

O Profeta- salla allahu aleyhi wa sallam- disse: “A pessoa que encontra-se a combater no caminho de Allah, aquela que está a efectuar a peregrinação e a que está a fazer


Umrah são (como) hospédes de Allah. As suas súplicas são respondidas,e os pedidos são concedidos.” (Autenticado por Albaani)

Du’a feita a favor de um indivíduo ausente

O Profeta-salla allahu aleyhi wa sallam- disse: ‘Não há Muçulmano crente algum que ore/ faça preces a favor do seu irmão (Muçulmano) na sua ausência sem que um anjo responda, ‘a que seje dada a mesma coisa para ti.’ (Muslim)

O indivíduo que se lembra de Allah constantemente

O Profeta-sallah allahu aleyhi wa sallam- disse: “As Du’as de três (tipos de pessoas) não são rejeitadas: A pessoa que se lembra de Allah constantemente, a vítima de uma injustiça e um dirigente justo.’ (Autenticated por Albaani)

Um dirigente justo

O Profeta-sallah allahu aleyhi wa sallam- disse: “As Du’as de três (tios de pessoas) não são rejeitadas:...e o dirigente justo.’ (Autenticado por Albaani)

O QUE CONTRIBUI PARA A TUA DU’A SER ACEITE
Sinceridade

“E (recorda-te) de Dun-Num quando partiu, bravo, crendo que não poderíamos controlá-lo. Clamou nas trevas: Não há mais divindade do que Tu! Glorificado sejas! É certo que me contava entre os iníquos!” (Al-Anbiyah 87)

Ter a melhor opinião de Allah
Um crente deve intender que tudo quanto ele dejesa encontra-se com Allah. “Na verdade, o Seu comando, sempre que deseja fazer algo, é dizer “seja e é.” (21: Al-Hijr)

Fazer boas obras

O Profeta-salla allahu aleyhi wa sallam- disse: Faz com que um(Concheque-te de um) órfão aproxima-se de ti, e trata-lhe bem, acarinha a sua cabeça e dé-lhe de comer apartir da tua comida. Isto fará com que o teu coração se assuavisa e as tuas necessidades sejam satisfeitas.’ (Autenticado por Albaani)

Realizar os direitos dos pais

O Profeta-salla allahu aleyhi wa sallam- disse ao Umar: “Um homem virá ter contigo (conhecido por) Uways ibn A’mir, com algumas pessoas provenientes de Yemen. Ele pertence à tribo de Qaran. Ele havia sofrido de doença de lepra (em todo seu corpo) e foi curado salvo uma parte do corpo do tamanho de dirham. Ele tem uma mãe para quem ele é extrememte obediente. Se ele tiver que jurar em nome de Allaah, Allaah realizará o seu voto/juramento. Se conseguires pedir-lhe que pedir perdão a teu favor, então faça-o.” (Muslim)

Fazer Du’as em Todas as situações
O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –disse: ‘Quem desejar que Allaah responda às suas súplicas em tempos de dificuldades que aumente as suas súplicas em tempos de facilidade. (Autenticado por Albaani)

Fazer actos voluntaries suplementares para além dos actos obrigatórios
No hádice seguinte, o Profeta -Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –havia afirmado que Allaah subhanahu wa t’ala diz: ‘Quem monstrar inimizade com o Meu wali, então Eu declaro guerra contra ele. E o Meu servo continua a aproximar-se de Mim mediante a realizaç~ao das obras voluntárias, até que Eu o ame. E quando o amar, Eu torno-Me em suas orelhas através das quais ele escuta, as suas vistas através das quais ele vê, e as suas mãos através das quais ele agarra, e os seus pés através dos quais ele anda. Sed ele pedir-Me dar-lhe-ei, e se procurar refúgio junto de Mim, dar-lhe-ei o refúgio. (Al-Bukhari)

Arrepender-se dos pecados passados

O Profeta Nuh disse ao seu povo:
“Dizendo-lhes: Implorai o perdão do vosso Senhor, porque é Indulgentíssimo; Enviar-vos-á do céu copiosas chuvas, Aumentar-vos-á os vossos bens e filhos, e vos concederá jardins e rios.” (10-12: Nuh)

Apresentar uma apresente humilde

O Profeta-Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –afirmou: ‘É possível que uma pessoa (um Muçulmano) que está empoerado e com cabelo despenteado, vestindo apenas duas peças de roupa vulgar, se ele jurar para que Allaah realize as sua súplica, Allaah aceitará a mesma. (Muslim)

Fazer Dua’as em Lugares Sagrados (específica)

Allaah abençoou certos lugares. Como por exemplo, as masjids (mesquites) são lugares preferidos por Allaah acima das casas ou mercados; Os lugares sagrados de Hajj (peregrinação) –durante o tempo de Hajj apenas- (Mina, Muzdalifah, e Arafat) são lugares onde o Profeta-Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –fazia muitas súplicas. Outros lugares incluem Saafa e Marwaa e como seria óbvio a masjid Haram em Makkah.

O QUE PODE IMPEDER A TU’A SÚPLICA DE SER ACEITE
Haraam income rendimento Ilícito

De acordo com hádice no qual o Profeta-Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –disse: “Na verdade Allaah é Puro e só aceite aquilo que é puro....” (Muslim) Abandonar o dawa’h “comandar o bem e proibir o mal

“Sois a melhor nação que surgiu na humanidade, porque recomendais o bem, proibis o ilícito e credes em Deus. Se os adeptos do Livro cressem, melhor seria para eles. Entre eles há fiéis; porém, a sua maioria é depravada.” (110: Al-Imran)


O Profeta-Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –disse “Juro em por Aquele em cujas Mãos repousa a minha alma (Allaah), vocês devem comandar o bem e proibir o mal, porque sen~ao Allaah infligir-vos-a com um castigo. Desta feita, suplicarão a Ele mas Ele n~ao responderá as vossas súplicas.” (at-Tirmidhi)

Ter Pressa e deseperar-se em fazer du’as

O Profeta-Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –disse: “Um crente diz, ‘fiz preces e fiz preces, e vejo que não elas não serão respondidas, dai, ele perde a esperança de ser espondido.”

Pedir algo Proibido

Como já foi mencionado antes que um indivíduo pede por algo proibido ou pelo corte de laços de afinidade.

Um homem casado com uma mulher pervesa

O Profeta- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –disse: “Três tipos de pessoas fazem duás (súplica) mas não serão respondidas: (a primeira) um homem casado com uma mulher de mau carácter mas ele não o divorcia....” (Muslim)

A SABEDORIA POR DETRÁS DA DEMORA EM RECEBER A RESPOSTA DA TUA SÚPLICA
Allaah é o Soberano

“Ele não poderá ser questionado quanto ao que faz; eles sim, serão interpelados.” (23: Al-Anbiya)

A demora pode significar uma prova
“Toda a alma provará o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem, e a Nós retornareis.”

(35: Al-Anbiya)

Allaah é o mais Sábio

Quando Allaah concede algo à uma pessoa, Ele o faz doutado de uma sabedoria e quando Ele restringe algo, Ele o faz com sabedoria.

“E sabedoria prudente (este Al-Qur’an); porém, de nada lhes servem as admoestações.” (5: Al-Qamar)

O que a pessoa solicita pode acerretar más consequencias
“Entre eles há alguns que prometeram a Deus, dizendo: Se Ele nos conceder Sua graça, faremos caridade e nos contaremos entre os virtuosos. Mas quando Ele lhes concedeu a Sua graça, mesquinharam-na e a renegaram desdenhosamente. Então, Deus aumentou a hipocrisia em seus corações, fazendo com que a mesma durasse até ao dia em que comparecessem ante Ele, por causa da violação das suas promessas a Deus, e por suas mentiras.” (75-77: Al-Tawbah)

A escolha de Allaah é melhor do que a do servo

Ó servo de Allaah! Quando a tua súplica não for respondida, pergunat-te a ti mesmo: “Não será o caso de que Allaah sabe melhor que aquilo que estou a pedir pode não ser benêfico para mim? E Não verdade que Allaah é o extremente misericordioso de todos quantos possuem misericórdia? Por isso, nesta prevenção, pode haver muita bondade para mim!

As Provas aproximam um indivíduo à Allaah

O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam - afirmou: “a envergadura (o tamanho) da recompensa depende da severidade de prova. Se Allaah ama um indivíduo, Ele ompõe

em provas, dai quem se contentar (de Allaah), deve então ficar contente (de Allaah) e quem se zangar, então receberá a cólera (de Allaah).” (Autenticado por Albaani)

Algo detestado pode as vezes trazer o bem

“Está-vos prescrita a luta (pela causa de Deus), embora o repudieis. É possível que repudieis algo que seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial; todavia, Deus sabe todo o bem que fizerdes, Deus dele tomará consciência.” (216: Al-Baqarah)

TAWASUL
Tawasul é um acto de adoração e uma forma de fazer du’as à Allaah. Portanto, a mesma deve ser sincera e deve ser feita de acordo com o Sunnah do Profeta- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam.

Tawasul em Árabe significa: procurer conchegar-se a Allaah. Allaah menciona no AlQur’an: “... (eles) desejam meios de de acesso ao seu Senhor...” (Al-Isra 17:57) por exemplo, chegar próximo de Allaah mediante a realização de actos de adoração que Ele gosta e que Lhe apraz. Esses actos podem ser tanto obrigatórios ou voluntários, e podem apresentar-se em forma de palavras, acções ou crença.

Mencionar os Nomes e Atributos de Allaah

O Profeta - Salla Allaahu A’layhi Wa Salam – disse: “Ninguém há que tenha uma calamidade o tristeza e depois dizer [o seguinte] : ‘’O Allaah, eu sou o teu escravo, o filho do Teu escravo, filho do Teu servidor, a minha Testa (o meu Topete) encontra-se nas Tuas Mãos, o Teu comando sonre mim é logo (sempre) executado e o Teu decreto sobre mim é justo. Eu rogo-Te por cada um dos Teus Nomes com os quais Te designaste a Ti Mesmo, ou os que revelaste no Teu Livro, ou os que Ensinaste a cada uma das Tuas criaturas, ou os que preservaste no Teu conhecimento invisível, que faça com que o AlQur’an seja a vida do meu coração e a luz do meu peito, e a saida da minha tristeza e a libertação das minhas preocupações” a não ser que Allaah retirar’a toda aflição e tristeza e lh substituíra por alegria.” Ele foi perguntado: Ó Mensageiro de Allaah, Devemos aprender isso [essa súplica]?” Ele disse, “Com certeza, quem escutar isso, deve aprendê-lo.” (Autenticado por Albaani)


Eis a transliteração: ‘Allaahumma inni ‘abduka ibnu ‘abdika ibnu amatika, naassyati bi Yadika, maadhin fiyya hukmuka, ‘adlun fiyya qadhaa’uka. As’aluka bi kulli Ismin huwa laka sammayta bihi Nafsaka aw anzaltahu fi Kitaabika aw ‘allamtahu ahadan min khalqika aw ista’tharta bihi fi ‘ilm il-ghayb ‘indaka an taj’al Al-Qur’aana rabee’ qalbi wa noora ssadri wa jalaa’ huzni wa dhahaaba hammi’

Mencionar os favores de Allaah e o estado em que a pessoa se encontra

“Dizendo: Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu!” (4: Maryam)

Mencionar as tuas boas obras
“Que dizem: ó Senhor nosso, cremos! Perdoa os nossos pecados e preserva-nos do tormento infernal.” (16: Al-Imran) “Ó Senhor nosso, estabeleci parte da minha descendência em um vale inculto perto da Tua Sagrada Casa para que, ó Senhor nosso, observem a oração; faze com que os corações de alguns humanos os apreciem, e agracia-os com os frutos, a fim de que Te agradeçam.” (37: Ibrahim)

Ver também o hádice relacionado com as três pessoas que ficaram fechadas numa caverna e suplicaram a Allaah para liberta-las através das suas boas obras ( Al-Bukhari and Muslim)

Du’as e Destino
O Profeta-- Salla Allaahu A’layhi Wa Salam –disse: “Nada aumenta a vida de um indivíduo salvo as boas obras e nada repele o Decreto Divino salvo Du’a. (Autenticado por Albani)

Todo o sucesso reside com Allaah e as bênçãos e paz de Allaah esteja com o Profeta Mohammad, com os seus membros do seu lar, com o seus companheiros e com todos quantos os seguem até ao Dia do Juízo Final, amén!
 
Top