Sobre o caminho do Ahl As-Sunnah wal-Jama‘ah

Umm_Ibrahim

La Ilaha Ilalah
Sobre o caminho do Ahl As-Sunnah wal-Jamā‘ah1

Shaykh Al-Islām Ibn Taymiyah

:: Tradução e revisão: Al-Islam.ws ::


(...) É do caminho do Ahl As-Sunnah wal-Jamā‘ah:

Seguir os passos do Mensageiro de AllāhQue Allah o exalte e preserveinterna e externamente, e seguir o caminho dos primeiros antecessores (As-Sābiqīn Al-Awwalīn) dentre Al-Muhājirīn e Al-Ansār, seguindo o conselho do Mensageiro de AllāhQue Allah o exalte e preserve, que disse:

“Sobre vós (há o dever de seguir) a minha Sunnah e a Sunnah dos Al-Khulafā’ Ar-Rāshidīn Al Mahdiyyīn que virão depois de mim; apegai-vos firmemente a esses preceitos e, ai de vós! (Cuidado) com as inovações (na Religião), pois toda inovação é uma invenção e toda invenção é um desvio!”

E sabem (os seguidores/membros do Ahl As-Sunnah wal-Jamā‘ah) que a mais verídica palavra é a palavra de Allāh (Alcorão), e a melhor orientação é a orientação de MuhammadQue Allah o exalte e preservee elegem a palavra de Allāh sobre a palavra de outros dentre todos os humanos, e dão preferência (colocam em primeiro lugar) à orientação de Muhammad acima da orientação de qualquer um, por isso se chamam Ahl Al-Kitāb was-Sunnah (Povo do Livro – no caso o Alcorão – e da Sunnah).

E chamam-se, Ahl Al-Jamā‘ah, Povo Congregado ou Povo da Congregação, dado que Al-Jamā‘ah – congregado, junto – é Al-Ijtimā‘, ou seja, o ato de congregar, e seu antônimo é Al-Firqah, a divisão, a separação, etc. Então, Al-Jamā‘ah é o nome deste povo congregado; e Al-Ijmā‘, o consenso, é o terceiro fundamento ou princípio (após o Alcorão e a Sunnah) sobre o qual se baseiam os assuntos de conhecimento (Al-‘Ilm) e Religião (Ad-Dīn).

E eles (Ahl As-Sunnah wal-Jamā‘ah) avaliam com esses três fundamentos ou princípios (Alcorão, a Sunnah e Al-Ijmā‘) todas as obras dos humanos, dentre dizeres e ações internas e externas que estão ligadas ao Dīn (a religião ou método de vida).

E o Ijmā‘ mencionado é aquilo sobre o que se fundamentavam (faziam, decidiam) os Salaf As-Sālih (os Predecessores Piedosos), já que após eles aumentaram as divergências (Al-Ikhtilāf) e dividiu-se a nação (islâmica).







[Fonte: Majmū‘ Al-Fatāwā, de Shaykh Al-Islām Ahmad Ibn Taymiyah (que Allāh lhe conceda misericórdia), página 157, volume 03 (de 37 volumes), intitulado Mujmal I‘tiqād As-Salaf (Sumário das Crenças dos Salaf). Impresso em 1416H/1995, Reino da Arábia Saudita.]
 
Top